Gestão e impacto logístico da escassez de fármacos: perspetiva industrial, económica e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Susana Patrícia Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34686
Resumo: Os stocks são um elemento chave no contexto empresarial, uma vez que é através de uma boa política de gestão de stocks que se pode prevenir os efeitos nefastos resultantes da falta de produto no mercado. No contexto da Indústria Farmacêutica, a gestão de stocks torna-se imprescindível na diminuição de ruturas de medicamentos no mercado e na prevenção dos consequentes riscos para a saúde pública. Os medicamentos são elementos críticos no campo da saúde e ocupam um importante papel na sociedade. Assim, o estudo da escassez de medicamentos é um tema pertinente que permite perceber se, em caso de rutura total do medicamento no mercado, existem alternativas terapêuticas que o possam substituir. O presente relatório constitui um importante elemento de formação do Mestrado em Gestão Empresarial, e pretende dar uma visão geral da Indústria Farmacêutica no mundo e, em particular, compreender o posicionamento da Bluepharma, entidade de acolhimento do estágio, nesse contexto. A análise do perfil mensal de existências dos vários medicamentos e a identificação de pontos de rutura são duas importantes questões de investigação, tratadas no contexto geral dos medicamentos e da gestão dos seus stocks. A investigação aplicada desenvolveu-se no âmbito das ruturas de medicamentos e foi suportada em dados de mercado relativos ao ano de 2019. Os critérios de análise implementados permitiram concluir a respeito do posicionamento dos laboratórios, em mercados de medicamento específicos (p.ex. genéricos, venda livre, etc). Adicionalmente, foi possível apreciar as DCI mais importantes e identificar as ruturas associadas. Com base neste estudo, avaliou-se ainda a existência de alternativas terapêuticas que permitam mitigar o efeito de uma rutura do medicamento no mercado. Concluiu-se que, boa parte dos medicamentos analisados possuem alternativas terapêuticas, ainda que no geral, com custos menos apelativos.
id RCAP_879b87f1e0ac595015266efaa6938353
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão e impacto logístico da escassez de fármacos: perspetiva industrial, económica e socialIndústria farmacêuticaStockEscassez do fármacoDCIAlternativas terapêuticasOs stocks são um elemento chave no contexto empresarial, uma vez que é através de uma boa política de gestão de stocks que se pode prevenir os efeitos nefastos resultantes da falta de produto no mercado. No contexto da Indústria Farmacêutica, a gestão de stocks torna-se imprescindível na diminuição de ruturas de medicamentos no mercado e na prevenção dos consequentes riscos para a saúde pública. Os medicamentos são elementos críticos no campo da saúde e ocupam um importante papel na sociedade. Assim, o estudo da escassez de medicamentos é um tema pertinente que permite perceber se, em caso de rutura total do medicamento no mercado, existem alternativas terapêuticas que o possam substituir. O presente relatório constitui um importante elemento de formação do Mestrado em Gestão Empresarial, e pretende dar uma visão geral da Indústria Farmacêutica no mundo e, em particular, compreender o posicionamento da Bluepharma, entidade de acolhimento do estágio, nesse contexto. A análise do perfil mensal de existências dos vários medicamentos e a identificação de pontos de rutura são duas importantes questões de investigação, tratadas no contexto geral dos medicamentos e da gestão dos seus stocks. A investigação aplicada desenvolveu-se no âmbito das ruturas de medicamentos e foi suportada em dados de mercado relativos ao ano de 2019. Os critérios de análise implementados permitiram concluir a respeito do posicionamento dos laboratórios, em mercados de medicamento específicos (p.ex. genéricos, venda livre, etc). Adicionalmente, foi possível apreciar as DCI mais importantes e identificar as ruturas associadas. Com base neste estudo, avaliou-se ainda a existência de alternativas terapêuticas que permitam mitigar o efeito de uma rutura do medicamento no mercado. Concluiu-se que, boa parte dos medicamentos analisados possuem alternativas terapêuticas, ainda que no geral, com custos menos apelativos.Amaro, Ana Cristina SantosRepositório ComumCarvalho, Susana Patrícia Santos2021-01-13T12:22:37Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34686202577074porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:01.255483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e impacto logístico da escassez de fármacos: perspetiva industrial, económica e social
title Gestão e impacto logístico da escassez de fármacos: perspetiva industrial, económica e social
spellingShingle Gestão e impacto logístico da escassez de fármacos: perspetiva industrial, económica e social
Carvalho, Susana Patrícia Santos
Indústria farmacêutica
Stock
Escassez do fármaco
DCI
Alternativas terapêuticas
title_short Gestão e impacto logístico da escassez de fármacos: perspetiva industrial, económica e social
title_full Gestão e impacto logístico da escassez de fármacos: perspetiva industrial, económica e social
title_fullStr Gestão e impacto logístico da escassez de fármacos: perspetiva industrial, económica e social
title_full_unstemmed Gestão e impacto logístico da escassez de fármacos: perspetiva industrial, económica e social
title_sort Gestão e impacto logístico da escassez de fármacos: perspetiva industrial, económica e social
author Carvalho, Susana Patrícia Santos
author_facet Carvalho, Susana Patrícia Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaro, Ana Cristina Santos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Susana Patrícia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria farmacêutica
Stock
Escassez do fármaco
DCI
Alternativas terapêuticas
topic Indústria farmacêutica
Stock
Escassez do fármaco
DCI
Alternativas terapêuticas
description Os stocks são um elemento chave no contexto empresarial, uma vez que é através de uma boa política de gestão de stocks que se pode prevenir os efeitos nefastos resultantes da falta de produto no mercado. No contexto da Indústria Farmacêutica, a gestão de stocks torna-se imprescindível na diminuição de ruturas de medicamentos no mercado e na prevenção dos consequentes riscos para a saúde pública. Os medicamentos são elementos críticos no campo da saúde e ocupam um importante papel na sociedade. Assim, o estudo da escassez de medicamentos é um tema pertinente que permite perceber se, em caso de rutura total do medicamento no mercado, existem alternativas terapêuticas que o possam substituir. O presente relatório constitui um importante elemento de formação do Mestrado em Gestão Empresarial, e pretende dar uma visão geral da Indústria Farmacêutica no mundo e, em particular, compreender o posicionamento da Bluepharma, entidade de acolhimento do estágio, nesse contexto. A análise do perfil mensal de existências dos vários medicamentos e a identificação de pontos de rutura são duas importantes questões de investigação, tratadas no contexto geral dos medicamentos e da gestão dos seus stocks. A investigação aplicada desenvolveu-se no âmbito das ruturas de medicamentos e foi suportada em dados de mercado relativos ao ano de 2019. Os critérios de análise implementados permitiram concluir a respeito do posicionamento dos laboratórios, em mercados de medicamento específicos (p.ex. genéricos, venda livre, etc). Adicionalmente, foi possível apreciar as DCI mais importantes e identificar as ruturas associadas. Com base neste estudo, avaliou-se ainda a existência de alternativas terapêuticas que permitam mitigar o efeito de uma rutura do medicamento no mercado. Concluiu-se que, boa parte dos medicamentos analisados possuem alternativas terapêuticas, ainda que no geral, com custos menos apelativos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-13T12:22:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/34686
202577074
url http://hdl.handle.net/10400.26/34686
identifier_str_mv 202577074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032928456704