(I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português : balanço e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casa-Nova, Maria José
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7886
Resumo: O objectivo do presente artigo consiste em procurar transmitir um olhar sociologicamente informado no que concerne à situação portuguesa no domínio das políticas educativas públicas e investigações produzidas relacionadas com o sistema educativo e a (i)migração, ou seja, com a tentativa de construção de uma educação intercultural. Neste sentido, será realizada uma análise descritiva e compreensivo-interpretativa da evolução desta problemática em Portugal desde que a mesma se tornou objecto de reflexão por parte de investigadores/as e políticos nos finais da década de oitenta, início da década de noventa do século XX. Nesta análise, será dada ênfase às investigações e quadros teóricos produzidos e às medidas legislativas e políticas educativas no domínio do tratamento da diferença cultural dentro do sistema educativo português.
id RCAP_87da114a78100537e5f468859bc28420
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português : balanço e perspectivas(I)Migração. DiferençaEducação intercultural.(Im)Migration. DifferenceIntercultural educationO objectivo do presente artigo consiste em procurar transmitir um olhar sociologicamente informado no que concerne à situação portuguesa no domínio das políticas educativas públicas e investigações produzidas relacionadas com o sistema educativo e a (i)migração, ou seja, com a tentativa de construção de uma educação intercultural. Neste sentido, será realizada uma análise descritiva e compreensivo-interpretativa da evolução desta problemática em Portugal desde que a mesma se tornou objecto de reflexão por parte de investigadores/as e políticos nos finais da década de oitenta, início da década de noventa do século XX. Nesta análise, será dada ênfase às investigações e quadros teóricos produzidos e às medidas legislativas e políticas educativas no domínio do tratamento da diferença cultural dentro do sistema educativo português.The aim of this article consists in attempting to transmit a sociologically informed view in what the Portuguese situation in the field of public policies and research related to the educational system and (im)migration are concerned, that is, in attempting to construct an intercultural education. In this way, a descriptive and comprehensiveinterpretative analysis of the evolution of this problem in Portugal will be realized, since the latter became an object of reflection on the part of researchers and politicians towards the end of the 80s, the beginning of the 90s of the XXth century. In this analysis, emphasis will be given on the research and theoretical frameworks produced and on the legislative measures and educational policies in the field of treating cultural difference in the Portuguese educational system.Universidade do MinhoCasa-Nova, Maria José20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7886por"Ensaio : Avaliação e Políticas Públicas em Educação". ISSN 0104-4036. 13:47 (Abr./Jun. 2005) 181-216.0104-4036info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:34.986229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português : balanço e perspectivas
title (I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português : balanço e perspectivas
spellingShingle (I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português : balanço e perspectivas
Casa-Nova, Maria José
(I)Migração. Diferença
Educação intercultural.
(Im)Migration. Difference
Intercultural education
title_short (I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português : balanço e perspectivas
title_full (I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português : balanço e perspectivas
title_fullStr (I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português : balanço e perspectivas
title_full_unstemmed (I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português : balanço e perspectivas
title_sort (I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português : balanço e perspectivas
author Casa-Nova, Maria José
author_facet Casa-Nova, Maria José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Casa-Nova, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv (I)Migração. Diferença
Educação intercultural.
(Im)Migration. Difference
Intercultural education
topic (I)Migração. Diferença
Educação intercultural.
(Im)Migration. Difference
Intercultural education
description O objectivo do presente artigo consiste em procurar transmitir um olhar sociologicamente informado no que concerne à situação portuguesa no domínio das políticas educativas públicas e investigações produzidas relacionadas com o sistema educativo e a (i)migração, ou seja, com a tentativa de construção de uma educação intercultural. Neste sentido, será realizada uma análise descritiva e compreensivo-interpretativa da evolução desta problemática em Portugal desde que a mesma se tornou objecto de reflexão por parte de investigadores/as e políticos nos finais da década de oitenta, início da década de noventa do século XX. Nesta análise, será dada ênfase às investigações e quadros teóricos produzidos e às medidas legislativas e políticas educativas no domínio do tratamento da diferença cultural dentro do sistema educativo português.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/7886
url http://hdl.handle.net/1822/7886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Ensaio : Avaliação e Políticas Públicas em Educação". ISSN 0104-4036. 13:47 (Abr./Jun. 2005) 181-216.
0104-4036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132923972026368