A implementação do projeto educativo através da ação de dois departamentos curriculares de um agrupamento de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria João Pires, 1964-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/18422
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Área de Especialização em Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
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spelling A implementação do projeto educativo através da ação de dois departamentos curriculares de um agrupamento de escolasAvaliação de programasAgrupamento de escolasAvaliação em educação - PortugalTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Ciências da Educação (Área de Especialização em Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Este estudo tem como tema a implementação do projeto educativo através da ação de dois departamentos curriculares de um agrupamento de escolas, partindo do pressuposto legal da obrigatoriedade e do desenvolvimento em permanência da autoavaliação a realizar por cada escola ou agrupamento de escolas. A autoavaliação dos departamentos assenta no grau de concretização do projeto educativo, tendo este estudo como questão de avaliação o modo Como se define a relação entre a ação dos departamentos curriculares alfa e beta e as áreas prioritárias/objetivos estratégicos do PEA. A contextualização teórico-conceptual dos objetos em avaliação que antecede a apresentação dos pressupostos metodológicos contribui para a construção de um quadro facilitador da análise e interpretação de dados. E não possui a pretensão de proceder a um levantamento exaustivo dos temas em questão. Os temas são: a compreensão da escola/agrupamento como organização; a fundamentação legal do PEA e das funções da coordenação dos DC; as tipologias da reflexibilidade e os saberes profissionais requeridos pela profissionalidade; os contributos das abordagens avaliativas e a relação com a teoria do programa, e as questões éticas pressupostas. Neste estudo de avaliação realiza-se um percurso que fundamenta sugestões e recomendações, identifica lacunas e elementos facilitadores, e apresenta pontos a melhorar, no que se refere à função de coordenador de DC e aos contributos para a prossecução dos objetivos do PEA, a partir de uma metodologia qualitativa de cariz descritivo-interpretativo. O inquérito por entrevista possibilitou aceder às perceções das coordenadoras dos DC visados e da diretora do agrupamento, bem como a análise de documentos do agrupamento e as observações no contexto permitiram obter informação relevante atendendo ao enfoque dos três objetos de avaliação e respetivas dimensões: dinâmica e clima organizacionais, e a relação entre plano de ação, implementação e avaliação nos dois DC.The purpose of this study is the implementation of the educational project through the actuation of two curricular school grouping departments, which came from a legal assumption of obligation and development of a continuous self-assessment to be executed by each school or school grouping. The departments’ self-assessment is based on the level of achievement of the educational project and this study has the following question of assessment: How the relation between the actuation of curricular departments alpha and beta and the priority areas/ strategic objectives of EPG (Educational Project Grouping) can be defined. The theoretical and conceptual context of the objects under assessment precedes the presentation of methodological assumptions and demands the development of a guiding chart for the analysis and interpretation of data. And have no pretention on an extensive survey of the involved issues. The subjects are: understanding of the school/school group as an organization, legal assumption of EPG and the functions of CD (Curricular Department)’s coordination, typologies of reflexivity and professional knowledge required by professionality, the contribution of assessment approach and its relation with the theory of program and ethical questions. In the evaluation study, a pathway that underlies suggestions and recommendations identifies gaps and enablers and presents issues to improve referring to the function of a CD coordinator and to the contributions to the pursuit of EPG objectives was outlined, from a qualitative methodology with a descriptive-interpretive nature. The interviews allowed the access to perceptions of the targeted CD coordinators and the school grouping director as well as the analysis of school grouping documents and the context observation allowed to obtain relevant information focusing the 3 objects of assessment and respective dimensions: organizational dynamics and environment and the relation between the actuation plane, implementation and assessment on both CD.Curado, Ana Paula, 1952-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Maria João Pires, 1964-2015-07-13T13:29:25Z20142014-10-142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18422TID:201236834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:00.130552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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