Indicadores de qualidade para a melhoria da prestação de cuidados de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Daniela Filipa Freitas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18348
Resumo: Este relatório descreve o processo de aquisição de competências especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Para a prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica, o enfermeiro especialista na área de Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica detém competências científicas, éticas, relacionais e técnicas, que operacionaliza nas áreas de prestação de cuidados, de gestão, de formação e de investigação. Deste modo, é realizada uma descrição pormenorizada das atividades desenvolvidas e das competências especializadas adquiridas na prática clínica em dois contextos distintos de cuidado de enfermagem: o Serviço de Urgência Geral e a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Garcia de Orta. Foram vivenciadas situações de elevada criticidade e vulnerabilidade, onde aliada à vigilância e monitorização constante, ocorreu o desenvolvimento de competências comunicacionais significativas, promovendo o fortalecimento da relação doente/família/enfermeiro e a gestão de sentimentos, promoção do conforto e qualidade de vida. A temática dos indicadores de qualidade de enfermagem surge como eixo transversal a todo o relatório, devido ao seu potencial de contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados. Os indicadores de qualidade de enfermagem refletem a forma como os enfermeiros contribuem para a saúde da população e como planeiam, atuam e avaliam a sua ação profissional e processo de decisão autónomo. Através de processos de revisão de literatura foram evidenciados os indicadores de qualidade de enfermagem para os contextos específicos da UCI e do serviço de urgência. Posteriormente, foram selecionados alguns indicadores, atendendo às necessidades identificadas nos serviços, e planeados projetos de operacionalização dos mesmos com contributos reais e efetivos para a melhoria da qualidade dos cuidados e do sistema de auditoria.
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