Cadáver Esquisito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, João
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32710
Resumo: O objectivo inicial deste artigo é mostrar como o livro O Virgem Negra, de Mário Cesariny de Vasconcelos, obedece a uma série de convenções típicas de uma edição, o que se pode observar em especial na conclusiva secção de notas. O segundo objectivo consiste em argumentar que a forma deste livro terá sido influenciada pela experiência de Cesariny enquanto editor quando organizou um volume dedicado à literatura de cordel. No final, propõe-se que a moldura editorial serve de instrumento ao autor para proceder a uma releitura radical da obra e da posteridade de Fernando Pessoa.
id RCAP_8825f76269c5d23b1f65359013661063
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Cadáver EsquisitoEdiçãoParódiaNotas editoriaisO objectivo inicial deste artigo é mostrar como o livro O Virgem Negra, de Mário Cesariny de Vasconcelos, obedece a uma série de convenções típicas de uma edição, o que se pode observar em especial na conclusiva secção de notas. O segundo objectivo consiste em argumentar que a forma deste livro terá sido influenciada pela experiência de Cesariny enquanto editor quando organizou um volume dedicado à literatura de cordel. No final, propõe-se que a moldura editorial serve de instrumento ao autor para proceder a uma releitura radical da obra e da posteridade de Fernando Pessoa.The first goal of this article is to show how O Virgem Negra, a work by Mário Cesariny de Vasconcelos, uses a series of conventions which are typical of an edition, something that can be especially observed in the last section of the book, made up of notes. The second goal is to argue that the shape of this book was probably influenced by Cesariny’s experience as an editor at the time he prepared a volume on “cordel” literature. In the end it is suggested that the editorial framework the author has had recourse to is instrumental in the extreme re-reading he proposes of Fernando Pessoa’s work and posterity.Associação Brasileira de LinguísticaRepositório da Universidade de LisboaDionísio, João2018-04-11T11:26:42Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32710porDIONÍSIO, João (2017): “Cadáver esquisito”, Revista ABRALIN, vol.16, n.1, 2017, p.265-2840102-7158info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:21:58ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Cadáver Esquisito
title Cadáver Esquisito
spellingShingle Cadáver Esquisito
Dionísio, João
Edição
Paródia
Notas editoriais
title_short Cadáver Esquisito
title_full Cadáver Esquisito
title_fullStr Cadáver Esquisito
title_full_unstemmed Cadáver Esquisito
title_sort Cadáver Esquisito
author Dionísio, João
author_facet Dionísio, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionísio, João
dc.subject.por.fl_str_mv Edição
Paródia
Notas editoriais
topic Edição
Paródia
Notas editoriais
description O objectivo inicial deste artigo é mostrar como o livro O Virgem Negra, de Mário Cesariny de Vasconcelos, obedece a uma série de convenções típicas de uma edição, o que se pode observar em especial na conclusiva secção de notas. O segundo objectivo consiste em argumentar que a forma deste livro terá sido influenciada pela experiência de Cesariny enquanto editor quando organizou um volume dedicado à literatura de cordel. No final, propõe-se que a moldura editorial serve de instrumento ao autor para proceder a uma releitura radical da obra e da posteridade de Fernando Pessoa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-04-11T11:26:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32710
url http://hdl.handle.net/10451/32710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIONÍSIO, João (2017): “Cadáver esquisito”, Revista ABRALIN, vol.16, n.1, 2017, p.265-284
0102-7158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303343780069376