Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Mariana Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1654
Resumo: A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem sido uma problemática abordada ao longo dos tempos, umas vezes com maior, outras com menor sucesso. Actualmente, continua a ser uma questão discutida no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam características distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos. A presente investigação pretende responder à questão: Como desenvolver a capacidade motora e a aceitação inclusiva de um aluno com Paralisia Cerebral/Problemas Motores em contexto de 2º ciclo? Desta forma, trata-se de um trabalho de investigação – acção, onde o investigador desenvolve um trabalho com um aluno com paralisia cerebral no sentido deste melhorar a suas capacidades motoras, podendo, desta forma, participar em mais actividades que envolvem toda a turma onde se encontra inserido. As conclusões do estudo revelam que o aluno, pelo facto de ter alcançado algumas melhorias ao nível motor, conseguiu participar nas aulas com teor mais prático, estando assim directamente envolvido com os restantes colegas, podendo-se falar, desta forma, em inclusão do aluno na turma.
id RCAP_88571f9097c87f15726d159cc7e14e43
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º cicloEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARPARALISIA CEREBRALDEFICIÊNCIA MOTORAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONCEREBRAL PALSYMOTOR IMPAIRMENTA inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem sido uma problemática abordada ao longo dos tempos, umas vezes com maior, outras com menor sucesso. Actualmente, continua a ser uma questão discutida no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam características distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos. A presente investigação pretende responder à questão: Como desenvolver a capacidade motora e a aceitação inclusiva de um aluno com Paralisia Cerebral/Problemas Motores em contexto de 2º ciclo? Desta forma, trata-se de um trabalho de investigação – acção, onde o investigador desenvolve um trabalho com um aluno com paralisia cerebral no sentido deste melhorar a suas capacidades motoras, podendo, desta forma, participar em mais actividades que envolvem toda a turma onde se encontra inserido. As conclusões do estudo revelam que o aluno, pelo facto de ter alcançado algumas melhorias ao nível motor, conseguiu participar nas aulas com teor mais prático, estando assim directamente envolvido com os restantes colegas, podendo-se falar, desta forma, em inclusão do aluno na turma.The integration of children with Special Educational Needs has been an issue analyzed throughout times, sometimes with more or less success. Nowadays this is still an urgent and debated matter that intends to accomplish a quality teaching to all students, even those with distinct characteristics, thus achieving an Inclusive School, a School to Everybody. The current investigation aims to answer the following question: How to develop the motor capability and the inclusive acceptance of a pupil with Brain Paralysis / Motor Problems within a 2nd year context? This is, therefore, an investigation / action paper, where the investigator develops a continuous work with a student with brain paralysis, for him to improve his motor capabilities, and consequently allowing him to participate in a wider range of activities, involving the whole class where he’s integrated. The conclusions of this assignment reveal that, due to some improvements at a motor level, the pupil was able to participate in more practical classes, and therefore establish a closer and more intense interaction with the rest of his colleagues – this way, we can state that the student was included in the class.2012-02-08T16:06:39Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1654porTeixeira, Mariana Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:48.158129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo
title Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo
spellingShingle Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo
Teixeira, Mariana Pereira
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
PARALISIA CEREBRAL
DEFICIÊNCIA MOTORA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
CEREBRAL PALSY
MOTOR IMPAIRMENT
title_short Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo
title_full Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo
title_fullStr Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo
title_full_unstemmed Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo
title_sort Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo
author Teixeira, Mariana Pereira
author_facet Teixeira, Mariana Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Mariana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
PARALISIA CEREBRAL
DEFICIÊNCIA MOTORA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
CEREBRAL PALSY
MOTOR IMPAIRMENT
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
PARALISIA CEREBRAL
DEFICIÊNCIA MOTORA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
CEREBRAL PALSY
MOTOR IMPAIRMENT
description A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem sido uma problemática abordada ao longo dos tempos, umas vezes com maior, outras com menor sucesso. Actualmente, continua a ser uma questão discutida no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam características distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos. A presente investigação pretende responder à questão: Como desenvolver a capacidade motora e a aceitação inclusiva de um aluno com Paralisia Cerebral/Problemas Motores em contexto de 2º ciclo? Desta forma, trata-se de um trabalho de investigação – acção, onde o investigador desenvolve um trabalho com um aluno com paralisia cerebral no sentido deste melhorar a suas capacidades motoras, podendo, desta forma, participar em mais actividades que envolvem toda a turma onde se encontra inserido. As conclusões do estudo revelam que o aluno, pelo facto de ter alcançado algumas melhorias ao nível motor, conseguiu participar nas aulas com teor mais prático, estando assim directamente envolvido com os restantes colegas, podendo-se falar, desta forma, em inclusão do aluno na turma.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-02-08T16:06:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1654
url http://hdl.handle.net/10437/1654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131255162273792