Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1654 |
Resumo: | A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem sido uma problemática abordada ao longo dos tempos, umas vezes com maior, outras com menor sucesso. Actualmente, continua a ser uma questão discutida no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam características distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos. A presente investigação pretende responder à questão: Como desenvolver a capacidade motora e a aceitação inclusiva de um aluno com Paralisia Cerebral/Problemas Motores em contexto de 2º ciclo? Desta forma, trata-se de um trabalho de investigação – acção, onde o investigador desenvolve um trabalho com um aluno com paralisia cerebral no sentido deste melhorar a suas capacidades motoras, podendo, desta forma, participar em mais actividades que envolvem toda a turma onde se encontra inserido. As conclusões do estudo revelam que o aluno, pelo facto de ter alcançado algumas melhorias ao nível motor, conseguiu participar nas aulas com teor mais prático, estando assim directamente envolvido com os restantes colegas, podendo-se falar, desta forma, em inclusão do aluno na turma. |
id |
RCAP_88571f9097c87f15726d159cc7e14e43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1654 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º cicloEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARPARALISIA CEREBRALDEFICIÊNCIA MOTORAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONCEREBRAL PALSYMOTOR IMPAIRMENTA inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem sido uma problemática abordada ao longo dos tempos, umas vezes com maior, outras com menor sucesso. Actualmente, continua a ser uma questão discutida no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam características distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos. A presente investigação pretende responder à questão: Como desenvolver a capacidade motora e a aceitação inclusiva de um aluno com Paralisia Cerebral/Problemas Motores em contexto de 2º ciclo? Desta forma, trata-se de um trabalho de investigação – acção, onde o investigador desenvolve um trabalho com um aluno com paralisia cerebral no sentido deste melhorar a suas capacidades motoras, podendo, desta forma, participar em mais actividades que envolvem toda a turma onde se encontra inserido. As conclusões do estudo revelam que o aluno, pelo facto de ter alcançado algumas melhorias ao nível motor, conseguiu participar nas aulas com teor mais prático, estando assim directamente envolvido com os restantes colegas, podendo-se falar, desta forma, em inclusão do aluno na turma.The integration of children with Special Educational Needs has been an issue analyzed throughout times, sometimes with more or less success. Nowadays this is still an urgent and debated matter that intends to accomplish a quality teaching to all students, even those with distinct characteristics, thus achieving an Inclusive School, a School to Everybody. The current investigation aims to answer the following question: How to develop the motor capability and the inclusive acceptance of a pupil with Brain Paralysis / Motor Problems within a 2nd year context? This is, therefore, an investigation / action paper, where the investigator develops a continuous work with a student with brain paralysis, for him to improve his motor capabilities, and consequently allowing him to participate in a wider range of activities, involving the whole class where he’s integrated. The conclusions of this assignment reveal that, due to some improvements at a motor level, the pupil was able to participate in more practical classes, and therefore establish a closer and more intense interaction with the rest of his colleagues – this way, we can state that the student was included in the class.2012-02-08T16:06:39Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1654porTeixeira, Mariana Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:48.158129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo |
title |
Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo |
spellingShingle |
Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo Teixeira, Mariana Pereira EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR PARALISIA CEREBRAL DEFICIÊNCIA MOTORA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION CEREBRAL PALSY MOTOR IMPAIRMENT |
title_short |
Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo |
title_full |
Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo |
title_fullStr |
Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo |
title_full_unstemmed |
Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo |
title_sort |
Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo |
author |
Teixeira, Mariana Pereira |
author_facet |
Teixeira, Mariana Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Mariana Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR PARALISIA CEREBRAL DEFICIÊNCIA MOTORA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION CEREBRAL PALSY MOTOR IMPAIRMENT |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR PARALISIA CEREBRAL DEFICIÊNCIA MOTORA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION CEREBRAL PALSY MOTOR IMPAIRMENT |
description |
A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem sido uma problemática abordada ao longo dos tempos, umas vezes com maior, outras com menor sucesso. Actualmente, continua a ser uma questão discutida no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam características distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos. A presente investigação pretende responder à questão: Como desenvolver a capacidade motora e a aceitação inclusiva de um aluno com Paralisia Cerebral/Problemas Motores em contexto de 2º ciclo? Desta forma, trata-se de um trabalho de investigação – acção, onde o investigador desenvolve um trabalho com um aluno com paralisia cerebral no sentido deste melhorar a suas capacidades motoras, podendo, desta forma, participar em mais actividades que envolvem toda a turma onde se encontra inserido. As conclusões do estudo revelam que o aluno, pelo facto de ter alcançado algumas melhorias ao nível motor, conseguiu participar nas aulas com teor mais prático, estando assim directamente envolvido com os restantes colegas, podendo-se falar, desta forma, em inclusão do aluno na turma. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-02-08T16:06:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1654 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131255162273792 |