Educação e Islamismo: a aprendizagem da religião muçulmana em contexto familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Châtillon, Ana Lúcia Mestre de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18392
Resumo: Enquadrada no Mestrado em Educação e Sociedade esta investigação atenta na transmissão, em contexto familiar, da religião muçulmana. Visando uma abordagem multidimensional exploraram-se os conceitos de família, etnicidade, religião, particularmente o Islamismo e ainda o conceito de famílias migrantes, neste caso, nacionais do Paquistão. Colocou-se como questão de partida: Como é que a religião muçulmana é transmitida em contexto familiar por famílias nacionais do Paquistão, residentes em Lisboa? Na sequência da questão proposta avançou-se como hipótese que as famílias muçulmanas ensinam a sua religião através das práticas adotadas e de contextos e atividades familiares específicas. Foram realizadas 18 entrevistas num total de 6 famílias nacionais do Paquistão, residentes em Lisboa e pertencentes a uma mesma comunidade islâmica. O objetivo foi caraterizar as famílias muçulmanas oriundas do Paquistão, residentes em Lisboa, as suas práticas e como é que estas contribuem para a promoção da sua religião. Procurou-se relacionar a pertença étnica, as condições socioeconómicas e a condição de migrantes com a transmissão da religião muçulmana. Concluiu-se que a sua pertença étnica, as rotinas familiares e a constante prática religiosa fomentam nos jovens um sentimento de pertença e de identidade que traduzem o sucesso da transmissão da sua religião.
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