Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Isabel Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/54556
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
id RCAP_887e815e73223c68445c14a697185982
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54556
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionaisPerformance evaluation: organizational concepts and practicesAvaliação de desempenhoGestão de recursos humanosFormaçãoPerformance evaluationHuman resources managementTrainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)O presente estudo tem como temática central a Avaliação de Desempenho em contexto organizacional e como objetivo macro analisar o processo de Avaliação de Desempenho numa pequena e média empresa situada na zona Minho de Portugal. De forma mais concreta, procuramos compreender se a organização promove a cidadania organizacional e torna o processo partilhado e democrático. Ao analisarmos as políticas e práticas de Avaliação de Desempenho implementadas pela organização, identificamos a necessidade de desenvolver uma ação de formação por forma a proporcionarmos um momento de reflexão e debate sobre o processo. Neste sentido, desenvolvemos um plano de formação, dividido em cinco sessões, com o propósito de recolher as impressões dos trabalhadores e administradores sobre a importância da Avaliação de Desempenho e simultaneamente tornar o processo formativo. O nosso trabalho também inclui a análise e a reflexão crítica de uma plataforma informática de gestão e realização da Avaliação de Desempenho criada pela entidade, portanto, procedemos à análise detalhada, à identificação de incidentes críticos e ao desenvolvimento de propostas de melhoria. Devemos sublinhar que construímos um Manual de Instruções que demonstra na íntegra o modo de funcionamento do produto e destaca a estrutura de um inquérito por questionário. Ao longo deste trabalho foram elencados os pressupostos teóricos que nos permitiram articular a Educação/Formação com a Gestão de Recursos Humanos: a Avaliação de Desempenho como uma ferramenta de levantamento de necessidades formativas; a ponte entre a gestão da formação, a gestão de competências e a gestão do desempenho e, por fim, a Avaliação de Desempenho como uma das principais práticas de Gestão de Recursos Humanos. A principal conclusão que retiramos refere que as pequenas e médias empresas portuguesas, utilizam processos de avaliação de desempenho sem a participação dos trabalhadores e geralmente são desenvolvidos de forma centralizada e contraproducentes aos valores de emancipação e humanização.The central theme of the present study is the Performance Evaluation process made in an Organizational environment, where the main objective is to perform a macro analysis on the Performance Evaluation process on a small and medium-sized enterprise from the Minho region, Portugal. In a more concrete way, we are trying to understand if the organization promotes the Organizational Citizenship and allows the Performance Evaluation process to be shared and democratic. During the analysis of the Performance Evaluation process implemented in the organization, was identified the necessity to develop a training plan in order to provide a moment of reflexion and debate regarding the process itself. In this regard, was developed a training plan, divided in five sessions, with the purpose of collect feedback from all the employees, about the importance of the process, and, simultaneous turn up the process itself formative. Our work, also includes an extensive analysis and a critic reflexion about the web platform created and used by the organization for the management and realization of the Performance Evaluation process. Therefore, was made an detailed analysis, an identification of the most critical incident and a development of a set of improvement proposals. We must emphasize that we developed an Instruction Manual which fully demonstrates the way the product operates and highlights the structure of a questionnaire survey. Throughout this work, were described the theoretical assumptions that allows us to articulate the Education/Training with the Human Resources Management: the Performance Evaluation process as a tool of assessment of formative needs; the bridge between the training management, skills management and the performance management and, lastly, Performance Evaluation as one of the main practices of Human Resource Management. One of the main conclusions which we highlight concerns the small and medium portuguese enterprises, use closed Performance Evaluation processes, in other words, without the participation of their employees in the process and generally are developed in a centralised form and counterproductive to the values of emancipation and humanization.Silva, Daniela Andrade Vilaverde eUniversidade do MinhoPereira, Ana Isabel Ribeiro20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54556por201850915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais
Performance evaluation: organizational concepts and practices
title Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais
spellingShingle Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais
Pereira, Ana Isabel Ribeiro
Avaliação de desempenho
Gestão de recursos humanos
Formação
Performance evaluation
Human resources management
Training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais
title_full Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais
title_fullStr Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais
title_sort Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais
author Pereira, Ana Isabel Ribeiro
author_facet Pereira, Ana Isabel Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Isabel Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho
Gestão de recursos humanos
Formação
Performance evaluation
Human resources management
Training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação de desempenho
Gestão de recursos humanos
Formação
Performance evaluation
Human resources management
Training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/54556
url http://hdl.handle.net/1822/54556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201850915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303747851976704