Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática

Bibliographic Details
Main Author: Pimentel, Ana
Publication Date: 2013
Other Authors: Silva, Fátima
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592
Summary: This study aims to present an appropriate sample of activities focused on Conversational process of Portuguese as a Foreign Language (PFL). By taking into account learners’ specific needs in the oral domain, i.e., a lack or incipient use of CM– a research project was implemented regarding a global development of their oral skills (comprehension and production), and especially centred in a more consistent and adequate use of CM. The results of this project, which depict a greater use of CM in learners’ oral productions, demonstrate an effective increase of their skills in this domain, validates the methodological path adopted, and therefore, contributes for an holistic and systematic development of the oral competence.
id RCAP_89091ce411495c95bfedc73950ee5ded
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à práticaThis study aims to present an appropriate sample of activities focused on Conversational process of Portuguese as a Foreign Language (PFL). By taking into account learners’ specific needs in the oral domain, i.e., a lack or incipient use of CM– a research project was implemented regarding a global development of their oral skills (comprehension and production), and especially centred in a more consistent and adequate use of CM. The results of this project, which depict a greater use of CM in learners’ oral productions, demonstrate an effective increase of their skills in this domain, validates the methodological path adopted, and therefore, contributes for an holistic and systematic development of the oral competence.Este estudo tem como finalidade expor uma amostra de propostas, rigorosamente testadas em sala de aula, para uma abordagem pedagógico-didática dos Marcadores Con-versacionais (MC) no ensino-aprendizagem de PLE. Partindo-se de um diagnóstico em que se denota um incipiente ou até lacunar uso dos MC nas produções orais dos aprendentes, traçou-se e instaurou-se a implementação de um percurso pedagógico de investigação-ação, a fim de favorecer o incremento da competência oral (compreensão e produção) dos aprendentes, a nível global, e a nível específico, num reconhecimento e uso sociocomunicativos consistente e adequado dos MC. Mediante os resultados obtidos favoráveis em que se regista um consistente e adequado uso dos MC nas produções orais dos aprendentes, valida-se o percurso metodológico adotado, bem como a necessidade da sua implementação, no âmbito de um desenvolvimento mais alargado da competência oral dos aprendentes de PLE.Redis: Revista de Estudos do Discurso2013-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 2 (2013): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 185-2082183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592/3354Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimentel, AnaSilva, Fátima2023-01-13T11:15:33Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:34.260682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática
title Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática
spellingShingle Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática
Pimentel, Ana
title_short Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática
title_full Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática
title_fullStr Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática
title_full_unstemmed Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática
title_sort Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática
author Pimentel, Ana
author_facet Pimentel, Ana
Silva, Fátima
author_role author
author2 Silva, Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Ana
Silva, Fátima
description This study aims to present an appropriate sample of activities focused on Conversational process of Portuguese as a Foreign Language (PFL). By taking into account learners’ specific needs in the oral domain, i.e., a lack or incipient use of CM– a research project was implemented regarding a global development of their oral skills (comprehension and production), and especially centred in a more consistent and adequate use of CM. The results of this project, which depict a greater use of CM in learners’ oral productions, demonstrate an effective increase of their skills in this domain, validates the methodological path adopted, and therefore, contributes for an holistic and systematic development of the oral competence.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592/3354
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discurso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discurso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso
publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso
dc.source.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 2 (2013): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 185-208
2183-3958
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130753133445120