Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Isabel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Matos, Ana, Lança, Joana, Martins, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7853
Resumo: O Perceived Efficacy and Goal Setting (PEGS) é uma escala que identifica a percepção da criança sobre a sua eficácia em várias atividades do quotidiano (autocuidados, produtividade e atividades de lazer) comparando-a com a perceção dos seus cuidadores e educadores. Anteriormente, foi iniciada a contribuição para a tradução e adaptação cultural da escala PEGS (2ª edição) para a língua portuguesa, havendo necessidade de contribuir para a validação da PEGS para a População Portuguesa. Para tal, foi recrutada uma amostra de conveniência de 93 crianças (N=44; 47,3% do género masculino e N=49; 52,7% do género feminino), com idades compreendidas entre os 5 e 9 anos. Após a aplicação da escala, foram analisados e interpretados os dados obtidos e, através do cálculo do Alfa de Cronbach, foi possível aferir que a totalidade dos itens do questionário do cuidador e do educador revelam uma consistência muito forte (valor ≥ 0.9) e o da criança, uma boa fiabilidade (valor ≥ 0,7). Durante a aplicação da escala, verificou-se que a extensão da mesma poderá influenciar a atenção das crianças mais novas, assim como a complexidade da linguagem utilizada. Contudo, o sistema pictográfico, facilitou e motivou o envolvimento das crianças no decorrer da aplicação da PEGS. As investigadoras propõem a continuidade da validação da escala, nomeadamente através da recolha de dados normativos em diferentes regiões do país, uma vez que na prática da terapia ocupacional existe a necessidade de maior investimento em escalas de avaliação validadas para a população portuguesa.
id RCAP_8a44380a27799f0ac3c7e3b693c7ef7d
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População PortuguesaAuto-eficáciaDesenvolvimento infantilPEGSTerapia ocupacionalValidaçãoSelf efficacyChild developmentOccupational TherapyValidationO Perceived Efficacy and Goal Setting (PEGS) é uma escala que identifica a percepção da criança sobre a sua eficácia em várias atividades do quotidiano (autocuidados, produtividade e atividades de lazer) comparando-a com a perceção dos seus cuidadores e educadores. Anteriormente, foi iniciada a contribuição para a tradução e adaptação cultural da escala PEGS (2ª edição) para a língua portuguesa, havendo necessidade de contribuir para a validação da PEGS para a População Portuguesa. Para tal, foi recrutada uma amostra de conveniência de 93 crianças (N=44; 47,3% do género masculino e N=49; 52,7% do género feminino), com idades compreendidas entre os 5 e 9 anos. Após a aplicação da escala, foram analisados e interpretados os dados obtidos e, através do cálculo do Alfa de Cronbach, foi possível aferir que a totalidade dos itens do questionário do cuidador e do educador revelam uma consistência muito forte (valor ≥ 0.9) e o da criança, uma boa fiabilidade (valor ≥ 0,7). Durante a aplicação da escala, verificou-se que a extensão da mesma poderá influenciar a atenção das crianças mais novas, assim como a complexidade da linguagem utilizada. Contudo, o sistema pictográfico, facilitou e motivou o envolvimento das crianças no decorrer da aplicação da PEGS. As investigadoras propõem a continuidade da validação da escala, nomeadamente através da recolha de dados normativos em diferentes regiões do país, uma vez que na prática da terapia ocupacional existe a necessidade de maior investimento em escalas de avaliação validadas para a população portuguesa.Perceived Efficacy and Goal Setting (PEGS) is a scale which identifies children's perception of their efficacy in some daily activities (such as self-care, productivity and leisure) comparing it with their caregiver’s perception. Previously the contribution to the translation and PEGS's cultural adaptation scale (2nd edition) into Portuguese was initiated, with the aim to contribute to the validation of the PEGS for the Portuguese population. A sample of 93 children was tested (N=44; 47.3% male and N=49; 52.7% female), aged between 5 and 9 years. Right after the scale appliance, the data obtained were analyzed, and through the calculation of Cronbach's Alpha, it was possible to verify that the totality of the items of the caregiver's and the educator's inquiry reveal a strong consistency (value ≥ 0.9) and child's form, a good reliability (value ≥ 0.7). During the application of the scale, it was observed that its extension may influence on younger children's attention as well as the complexity of the language used. However, the pictographic system has promoted and motivated the children’s engagement during PEGS's application. The researchers propose that the scale validation continues, specially through all the collected data in different regions of the country, since in the practice of occupational therapy there is a need for greater investment in assessment scales validated for the Portuguese population.Escola Superior de Saúde do Politécnico de LeiriaIC-OnlineFerreira, Ana IsabelMatos, AnaLança, JoanaMartins, Ana Paula2022-11-14T14:06:52Z2022-10-272022-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7853porFerreira, A. I., Matos, A., Lança, J., & Martins, A. P. (2022). Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa. Revista Portuguesa De Terapia Ocupacional - ISSN 2975-8181, (1). Obtido de https://rpto.ipleiria.pt/rpto/article/view/42975-8181https://doi.org/10.25766/r98y-9q54info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:41.530775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa
title Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa
spellingShingle Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa
Ferreira, Ana Isabel
Auto-eficácia
Desenvolvimento infantil
PEGS
Terapia ocupacional
Validação
Self efficacy
Child development
Occupational Therapy
Validation
title_short Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa
title_full Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa
title_fullStr Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa
title_full_unstemmed Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa
title_sort Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa
author Ferreira, Ana Isabel
author_facet Ferreira, Ana Isabel
Matos, Ana
Lança, Joana
Martins, Ana Paula
author_role author
author2 Matos, Ana
Lança, Joana
Martins, Ana Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Isabel
Matos, Ana
Lança, Joana
Martins, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-eficácia
Desenvolvimento infantil
PEGS
Terapia ocupacional
Validação
Self efficacy
Child development
Occupational Therapy
Validation
topic Auto-eficácia
Desenvolvimento infantil
PEGS
Terapia ocupacional
Validação
Self efficacy
Child development
Occupational Therapy
Validation
description O Perceived Efficacy and Goal Setting (PEGS) é uma escala que identifica a percepção da criança sobre a sua eficácia em várias atividades do quotidiano (autocuidados, produtividade e atividades de lazer) comparando-a com a perceção dos seus cuidadores e educadores. Anteriormente, foi iniciada a contribuição para a tradução e adaptação cultural da escala PEGS (2ª edição) para a língua portuguesa, havendo necessidade de contribuir para a validação da PEGS para a População Portuguesa. Para tal, foi recrutada uma amostra de conveniência de 93 crianças (N=44; 47,3% do género masculino e N=49; 52,7% do género feminino), com idades compreendidas entre os 5 e 9 anos. Após a aplicação da escala, foram analisados e interpretados os dados obtidos e, através do cálculo do Alfa de Cronbach, foi possível aferir que a totalidade dos itens do questionário do cuidador e do educador revelam uma consistência muito forte (valor ≥ 0.9) e o da criança, uma boa fiabilidade (valor ≥ 0,7). Durante a aplicação da escala, verificou-se que a extensão da mesma poderá influenciar a atenção das crianças mais novas, assim como a complexidade da linguagem utilizada. Contudo, o sistema pictográfico, facilitou e motivou o envolvimento das crianças no decorrer da aplicação da PEGS. As investigadoras propõem a continuidade da validação da escala, nomeadamente através da recolha de dados normativos em diferentes regiões do país, uma vez que na prática da terapia ocupacional existe a necessidade de maior investimento em escalas de avaliação validadas para a população portuguesa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-14T14:06:52Z
2022-10-27
2022-10-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7853
url http://hdl.handle.net/10400.8/7853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, A. I., Matos, A., Lança, J., & Martins, A. P. (2022). Contributo para a validação da escala The Perceived Efficacy and Goal Setting System para a População Portuguesa. Revista Portuguesa De Terapia Ocupacional - ISSN 2975-8181, (1). Obtido de https://rpto.ipleiria.pt/rpto/article/view/4
2975-8181
https://doi.org/10.25766/r98y-9q54
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136999600291840