Definição tipológica em caixotões de talha do distrito de Vila Real : sub-região do Douro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/55631 |
Resumo: | Nos últimos anos tem-se verificado um aprofundamento da investigação na área da talha, em numerosas dissertações e provas académicas que têm vindo a expandir a área geográfica de estudo, a descompartimentar as balizas cronológicas em termos tipológicos e a propor novas abordagens, testemunhando decididamente a importância deste fenómeno. A urgência desses estudos intensifica-se por constatarmos a rápida destruição e agressões de que muitos exemplares são vítimas, face a restauros que nos privam da fruição dos seus valores originais. È neste quadro, que inserimos o nosso estudo, geograficamente circunscrito à área da sub-região do Douro, integrado no distrito de Vila Real, procedendo à definição tipológica não da peça habitualmente escolhida enquanto expressão suprema da arte da talha – o retábulo – mas sim dos tectos em caixotões que enquadram essas verdadeiras «relíquias» de mensagens bíblicas abertas à interpretação da assistência. Deparamo-nos com conjuntos que apresentam as mesmas componentes estruturais, ainda que levemente diferenciadas no formato, no número e na orientação. A diferença reside sobretudo na representação, isto é. na existência de conjuntos que iconograficamente integramos em três tipologias: tipologia decorativa, tipologia figurativa e tipologia narrativa. |
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Definição tipológica em caixotões de talha do distrito de Vila Real : sub-região do DouroTalha - Vila Real (Portugal)Arte religiosaNos últimos anos tem-se verificado um aprofundamento da investigação na área da talha, em numerosas dissertações e provas académicas que têm vindo a expandir a área geográfica de estudo, a descompartimentar as balizas cronológicas em termos tipológicos e a propor novas abordagens, testemunhando decididamente a importância deste fenómeno. A urgência desses estudos intensifica-se por constatarmos a rápida destruição e agressões de que muitos exemplares são vítimas, face a restauros que nos privam da fruição dos seus valores originais. È neste quadro, que inserimos o nosso estudo, geograficamente circunscrito à área da sub-região do Douro, integrado no distrito de Vila Real, procedendo à definição tipológica não da peça habitualmente escolhida enquanto expressão suprema da arte da talha – o retábulo – mas sim dos tectos em caixotões que enquadram essas verdadeiras «relíquias» de mensagens bíblicas abertas à interpretação da assistência. Deparamo-nos com conjuntos que apresentam as mesmas componentes estruturais, ainda que levemente diferenciadas no formato, no número e na orientação. A diferença reside sobretudo na representação, isto é. na existência de conjuntos que iconograficamente integramos em três tipologias: tipologia decorativa, tipologia figurativa e tipologia narrativa.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/55631porCardoso, Selma Andrea Cardoso einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T13:46:15ZPortal AgregadorONG |
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Nos últimos anos tem-se verificado um aprofundamento da investigação na área da talha, em numerosas dissertações e provas académicas que têm vindo a expandir a área geográfica de estudo, a descompartimentar as balizas cronológicas em termos tipológicos e a propor novas abordagens, testemunhando decididamente a importância deste fenómeno. A urgência desses estudos intensifica-se por constatarmos a rápida destruição e agressões de que muitos exemplares são vítimas, face a restauros que nos privam da fruição dos seus valores originais. È neste quadro, que inserimos o nosso estudo, geograficamente circunscrito à área da sub-região do Douro, integrado no distrito de Vila Real, procedendo à definição tipológica não da peça habitualmente escolhida enquanto expressão suprema da arte da talha – o retábulo – mas sim dos tectos em caixotões que enquadram essas verdadeiras «relíquias» de mensagens bíblicas abertas à interpretação da assistência. Deparamo-nos com conjuntos que apresentam as mesmas componentes estruturais, ainda que levemente diferenciadas no formato, no número e na orientação. A diferença reside sobretudo na representação, isto é. na existência de conjuntos que iconograficamente integramos em três tipologias: tipologia decorativa, tipologia figurativa e tipologia narrativa. |
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