Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Inês Isabel Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13872
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_8a637ac83423888a2c4c5a932ce8205d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up MusicRelações públicasDistribuição digitalComunicação estratégicaIndústria da músicaPublic relationsDigital distributionStrategic communicationMusic industryTrabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.O setor da música é um dos setores culturais que mais transformações tem sofrido nas últimas décadas. O desenvolvimento tecnológico tem desencadeado mudanças na forma como a música chega ao consumidor. Por outro lado, a facilidade que a tecnologia proporciona à produção de música tem permitido o aparecimento de um número cada vez maior de artistas e organizações ligadas à indústria. Com o mercado a crescer de dia para dia, torna-se um desafio enquadrar e perspetivar os diferentes atores do setor da música. As Relações Públicas, numa perspetiva estratégica em termos comunicacionais, têm como função construir e manter relacionamentos, apresentando-se como uma mais-valia na resposta a este desafio. O presente trabalho de projeto recai sobre a organização One Level Up Music, a primeira distribuidora digital de música em Portugal e pretende explorar o papel das Relações Públicas na indústria da música para perceber de que forma contribuem para a concretização dos objetivos da distribuidora digital. Tem ainda como objetivo final a planificação de uma estratégia de comunicação que permita um relacionamento eficaz entre a distribuidora e os seus públicos, nomeadamente a promoção dos seus artistas.ABSTRACT: The music sector is one of the cultural sectors that has undergone the most transformations in the last decades. Technological development has triggered changes in the way music reaches consumers. On the other hand, the ease that technology provides to music production has allowed the emergence of an increasing number of artists and organizations linked to the industry. With the market growing day by day, it becomes a challenge to frame and view the different players in the music sector. Public Relations, from a strategic perspective in communication position, has the function of building and maintaining relationships, presenting itself as an asset in the response to this challenge. This project work is focused on the organization One Level Up Music, the first digital music distributor in Portugal and intends to explore the role of Public Relations in the music industry to understand how they contribute to the achievement of this digital distributor's goals. Its final objective is the planning of a communication strategy that allows an effective relationship between the distributor and its audiences, specially the promotion of its artists.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCenteno, Maria JoãoRCIPLSilva, Inês Isabel Pereira2021-10-12T13:16:55Z2021-07-222021-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13872TID:202771520pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:44.976347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music
title Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music
spellingShingle Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music
Silva, Inês Isabel Pereira
Relações públicas
Distribuição digital
Comunicação estratégica
Indústria da música
Public relations
Digital distribution
Strategic communication
Music industry
title_short Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music
title_full Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music
title_fullStr Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music
title_full_unstemmed Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music
title_sort Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music
author Silva, Inês Isabel Pereira
author_facet Silva, Inês Isabel Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centeno, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Inês Isabel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Distribuição digital
Comunicação estratégica
Indústria da música
Public relations
Digital distribution
Strategic communication
Music industry
topic Relações públicas
Distribuição digital
Comunicação estratégica
Indústria da música
Public relations
Digital distribution
Strategic communication
Music industry
description Trabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-12T13:16:55Z
2021-07-22
2021-07-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13872
TID:202771520
url http://hdl.handle.net/10400.21/13872
identifier_str_mv TID:202771520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133488996155392