Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13872 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
id |
RCAP_8a637ac83423888a2c4c5a932ce8205d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13872 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up MusicRelações públicasDistribuição digitalComunicação estratégicaIndústria da músicaPublic relationsDigital distributionStrategic communicationMusic industryTrabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.O setor da música é um dos setores culturais que mais transformações tem sofrido nas últimas décadas. O desenvolvimento tecnológico tem desencadeado mudanças na forma como a música chega ao consumidor. Por outro lado, a facilidade que a tecnologia proporciona à produção de música tem permitido o aparecimento de um número cada vez maior de artistas e organizações ligadas à indústria. Com o mercado a crescer de dia para dia, torna-se um desafio enquadrar e perspetivar os diferentes atores do setor da música. As Relações Públicas, numa perspetiva estratégica em termos comunicacionais, têm como função construir e manter relacionamentos, apresentando-se como uma mais-valia na resposta a este desafio. O presente trabalho de projeto recai sobre a organização One Level Up Music, a primeira distribuidora digital de música em Portugal e pretende explorar o papel das Relações Públicas na indústria da música para perceber de que forma contribuem para a concretização dos objetivos da distribuidora digital. Tem ainda como objetivo final a planificação de uma estratégia de comunicação que permita um relacionamento eficaz entre a distribuidora e os seus públicos, nomeadamente a promoção dos seus artistas.ABSTRACT: The music sector is one of the cultural sectors that has undergone the most transformations in the last decades. Technological development has triggered changes in the way music reaches consumers. On the other hand, the ease that technology provides to music production has allowed the emergence of an increasing number of artists and organizations linked to the industry. With the market growing day by day, it becomes a challenge to frame and view the different players in the music sector. Public Relations, from a strategic perspective in communication position, has the function of building and maintaining relationships, presenting itself as an asset in the response to this challenge. This project work is focused on the organization One Level Up Music, the first digital music distributor in Portugal and intends to explore the role of Public Relations in the music industry to understand how they contribute to the achievement of this digital distributor's goals. Its final objective is the planning of a communication strategy that allows an effective relationship between the distributor and its audiences, specially the promotion of its artists.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCenteno, Maria JoãoRCIPLSilva, Inês Isabel Pereira2021-10-12T13:16:55Z2021-07-222021-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13872TID:202771520pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:44.976347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music |
title |
Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music |
spellingShingle |
Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music Silva, Inês Isabel Pereira Relações públicas Distribuição digital Comunicação estratégica Indústria da música Public relations Digital distribution Strategic communication Music industry |
title_short |
Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music |
title_full |
Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music |
title_fullStr |
Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music |
title_full_unstemmed |
Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music |
title_sort |
Estratégia de comunicação nas distribuidoras digitais de música: a One Level Up Music |
author |
Silva, Inês Isabel Pereira |
author_facet |
Silva, Inês Isabel Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centeno, Maria João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Inês Isabel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Distribuição digital Comunicação estratégica Indústria da música Public relations Digital distribution Strategic communication Music industry |
topic |
Relações públicas Distribuição digital Comunicação estratégica Indústria da música Public relations Digital distribution Strategic communication Music industry |
description |
Trabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-12T13:16:55Z 2021-07-22 2021-07-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/13872 TID:202771520 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/13872 |
identifier_str_mv |
TID:202771520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133488996155392 |