Brand Valuation
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/160197 |
Resumo: | Araujo, F. C., Bação, F., & Yanaze, M. H. (2023). Brand Valuation: Recognizing the brands as strategical assets in the balance sheet of the companies. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, 14(2), 1516-1537. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i2.1629 |
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Brand ValuationRecognizing the brands as strategical assets in the balance sheet of the companiesBrand ValuationBrand ValueBrand Value AccountingIFRS 3Avaliação financeira de MarcaValor da MarcaValor Contábil da MarcaAraujo, F. C., Bação, F., & Yanaze, M. H. (2023). Brand Valuation: Recognizing the brands as strategical assets in the balance sheet of the companies. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, 14(2), 1516-1537. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i2.1629Abstract The brand continues representing an important and strategic asset for companies. After adoptation of norms (IFRS/FASB), the brand was approved to be recognized as intangible assets in the balance sheet of the companies. The purpose of this paper was investigating how the big multinationals companies recognized the brand valuation in the financial statements and respective consequences. This paper discusses about several aspects involving the brand valuation process and relationship with EMH Theory focusing to have more communication and transparency with stakeholders. The results showed that all companies recognized substantial intangible assets in the balance sheet, but only Google, Coca-Cola, Samsung and Facebook recognized trademarks, although it is more associated with intellectual properties, copyrights and not exactly brands. Amazon and Microsoft bought several companies in 2018, but the brands were not duly recognized or disclosure in the financial statements. Resumo A marca continua representando um ativo importante e estratégico para as empresas. Após adoção das normas (IFRS / FASB), a marca foi aprovada para ser reconhecida como ativo intangível no balanço patrimonial das empresas. O objetivo deste trabalho foi investigar como as grandes multinacionais reconheceram o valor financeiro das marcas nas demonstrações financeiras e respectivas consequências. Este artigo discute vários aspectos que envolvem o processo de valoração da marca e sua relação com a teoria de EMH,focando em melhor comunicação e transparência com as partes relacionadas. Os resultados mostraram que todas as empresas reconheceram substanciais ativos intangíveis no balanço, mas apenas Google, Coca-Cola, Samsung e Facebook reconheceram marcas, embora estejam mais associadas a propriedades intelectuais, direitos autorais e não exatamente marcas. A Amazon e a Microsoft compraram várias empresas em 2018, mas as marcas não foram devidamente reconhecidas ou divulgadas nas demonstrações financeiras.NOVA Information Management School (NOVA IMS)Information Management Research Center (MagIC) - NOVA Information Management SchoolRUNAraujo, Francisco ClairtonBação, FernandoYanaze, Mitsuru Higuchi2023-11-20T22:10:56Z2023-02-062023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/160197eng2178-9010PURE: 75818605https://doi.org/10.7769/gesec.v14i2.1629info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:42:45Zoai:run.unl.pt:10362/160197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:54.155756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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