Cientistas numa sala de pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Cláudia Marina Pereira do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1506
Resumo: Este relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em educação Pré-Escolar contemplando três partes que dizem respeito à caracterização do contexto educativo, a um estudo desenvolvido em contexto de prática de ensino supervisionada (PES II) e por fim uma reflexão final sobre toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto pré-escolar. O estudo acima referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “É possível dar a conhecer a vida e as descobertas de alguns cientistas de modo a que crianças dos 3 aos 6 anos relacionem e entendam essas descobertas?”. Apoiado numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa com um desenho de estudo de caso, recorreu-se a vários instrumentos e técnicas de recolha de dados recorrendo a entrevistas onde se pretendia avaliar as conceções das crianças sobre a vida e trabalho dos cientistas,observações apoiadas em registos audiovisuais, notas de campo, análise documental e desenhos das crianças, também eles sujeitos a análise de conteúdo. A recolha de dados deste estudo foi realizada num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo do Agrupamento de Escolas de Monserrate e envolveu 22 crianças da sala onde decorreu a PES II. Assim neste estudo foi dada a conhecer a vida de Arquimedes, Galileu, Newton e Marie Curie. Para dar a conhecer a vida e algumas descobertas desses cientistas foram contadas e dramatizadas histórias. Essas histórias foram adaptadas e enriquecidas com conceitos envolvendo temas das ciências relacionados com esses cientistas. Os resultados do estudo apontam para que a maioria das crianças manifesta ter compreendido os diferentes conceitos abordados, nomeadamente o de força de impulsão e força de atração gravitacional, associando os conceitos abordados aos respetivos cientistas e às suas descobertas, identificando também alguns momentos da vida desses cientistas. Apontam, ainda, no sentido de se constatar que a maioria das crianças conseguiu explicar de forma clara as suas ideias justificando sempre o porquê da sua resposta.
id RCAP_8b6ab8edd3e732ddf868dfc5825681b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cientistas numa sala de pré-escolarEducação pré-escolarEpisódios de vida dos cientistasDescobertasCientistasAprendizagem das ciênciasAtividades práticasPre-school educationEpisodes of life scientistsDiscoveriesScientistsScience learningPractical activitiesEste relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em educação Pré-Escolar contemplando três partes que dizem respeito à caracterização do contexto educativo, a um estudo desenvolvido em contexto de prática de ensino supervisionada (PES II) e por fim uma reflexão final sobre toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto pré-escolar. O estudo acima referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “É possível dar a conhecer a vida e as descobertas de alguns cientistas de modo a que crianças dos 3 aos 6 anos relacionem e entendam essas descobertas?”. Apoiado numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa com um desenho de estudo de caso, recorreu-se a vários instrumentos e técnicas de recolha de dados recorrendo a entrevistas onde se pretendia avaliar as conceções das crianças sobre a vida e trabalho dos cientistas,observações apoiadas em registos audiovisuais, notas de campo, análise documental e desenhos das crianças, também eles sujeitos a análise de conteúdo. A recolha de dados deste estudo foi realizada num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo do Agrupamento de Escolas de Monserrate e envolveu 22 crianças da sala onde decorreu a PES II. Assim neste estudo foi dada a conhecer a vida de Arquimedes, Galileu, Newton e Marie Curie. Para dar a conhecer a vida e algumas descobertas desses cientistas foram contadas e dramatizadas histórias. Essas histórias foram adaptadas e enriquecidas com conceitos envolvendo temas das ciências relacionados com esses cientistas. Os resultados do estudo apontam para que a maioria das crianças manifesta ter compreendido os diferentes conceitos abordados, nomeadamente o de força de impulsão e força de atração gravitacional, associando os conceitos abordados aos respetivos cientistas e às suas descobertas, identificando também alguns momentos da vida desses cientistas. Apontam, ainda, no sentido de se constatar que a maioria das crianças conseguiu explicar de forma clara as suas ideias justificando sempre o porquê da sua resposta.This report is part of the course Teaching Practice of Supervised II of the Master in Preschool education contemplating three parts which concern the characterization of the educational context, a study conducted in the context of supervised teaching practice (PES II) and order a final reflection on all supervised teaching practice developed in pre-school context. The above study was developed around the research question: "Is it possible to make known the life and discoveries of some scientists so that children from 3 to 6 years relate and understand these findings?". Based on a qualitative methodology to interpretation, with a case study design, we used the various instruments and data collection techniques using interviews where it was intended to evaluate the conceptions of children on the life and work of scientists, supported by observations records audiovisual, field notes, document analysis and drawings of children, they also subjected to content analysis. The data collection of this study was carried out in a garden for children in the municipality of Viana do Castelo Monserrate's Group of Schools and involved 22 children's room ensued PES II. So this study was made known the life of Archimedes, Galileo, Newton and Marie Curie. To make known the life and some findings of these scientists were counted and dramatized stories. These stories were adapted and enriched with concepts involving themes of science related to these scientists. The results of the study indicate that most children manifest have understood the different concepts discussed, in particular the buoyant force and gravitational force, combining the concepts addressed to the respective scientists and their discoveries, also identifying some moments of life of these scientists. Point, yet, in order to see that most children could clearly explain their ideas always justifying why your answer.2016-04-01T15:38:02Z2015-02-11T00:00:00Z2015-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1506TID:201508532porCarmo, Cláudia Marina Pereira doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:50Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:51.335102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cientistas numa sala de pré-escolar
title Cientistas numa sala de pré-escolar
spellingShingle Cientistas numa sala de pré-escolar
Carmo, Cláudia Marina Pereira do
Educação pré-escolar
Episódios de vida dos cientistas
Descobertas
Cientistas
Aprendizagem das ciências
Atividades práticas
Pre-school education
Episodes of life scientists
Discoveries
Scientists
Science learning
Practical activities
title_short Cientistas numa sala de pré-escolar
title_full Cientistas numa sala de pré-escolar
title_fullStr Cientistas numa sala de pré-escolar
title_full_unstemmed Cientistas numa sala de pré-escolar
title_sort Cientistas numa sala de pré-escolar
author Carmo, Cláudia Marina Pereira do
author_facet Carmo, Cláudia Marina Pereira do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Cláudia Marina Pereira do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Episódios de vida dos cientistas
Descobertas
Cientistas
Aprendizagem das ciências
Atividades práticas
Pre-school education
Episodes of life scientists
Discoveries
Scientists
Science learning
Practical activities
topic Educação pré-escolar
Episódios de vida dos cientistas
Descobertas
Cientistas
Aprendizagem das ciências
Atividades práticas
Pre-school education
Episodes of life scientists
Discoveries
Scientists
Science learning
Practical activities
description Este relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em educação Pré-Escolar contemplando três partes que dizem respeito à caracterização do contexto educativo, a um estudo desenvolvido em contexto de prática de ensino supervisionada (PES II) e por fim uma reflexão final sobre toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto pré-escolar. O estudo acima referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “É possível dar a conhecer a vida e as descobertas de alguns cientistas de modo a que crianças dos 3 aos 6 anos relacionem e entendam essas descobertas?”. Apoiado numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa com um desenho de estudo de caso, recorreu-se a vários instrumentos e técnicas de recolha de dados recorrendo a entrevistas onde se pretendia avaliar as conceções das crianças sobre a vida e trabalho dos cientistas,observações apoiadas em registos audiovisuais, notas de campo, análise documental e desenhos das crianças, também eles sujeitos a análise de conteúdo. A recolha de dados deste estudo foi realizada num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo do Agrupamento de Escolas de Monserrate e envolveu 22 crianças da sala onde decorreu a PES II. Assim neste estudo foi dada a conhecer a vida de Arquimedes, Galileu, Newton e Marie Curie. Para dar a conhecer a vida e algumas descobertas desses cientistas foram contadas e dramatizadas histórias. Essas histórias foram adaptadas e enriquecidas com conceitos envolvendo temas das ciências relacionados com esses cientistas. Os resultados do estudo apontam para que a maioria das crianças manifesta ter compreendido os diferentes conceitos abordados, nomeadamente o de força de impulsão e força de atração gravitacional, associando os conceitos abordados aos respetivos cientistas e às suas descobertas, identificando também alguns momentos da vida desses cientistas. Apontam, ainda, no sentido de se constatar que a maioria das crianças conseguiu explicar de forma clara as suas ideias justificando sempre o porquê da sua resposta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-11T00:00:00Z
2015-02-11
2016-04-01T15:38:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1506
TID:201508532
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1506
identifier_str_mv TID:201508532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131533836025856