Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11799 |
Resumo: | A construção do presente relatório de estágio (RE) assenta na ação docente desenvolvida no âmbito da unidade curricular (UC) da Prática Educativa Supervisionada (PES), cujo objetivo parte da análise descritiva e reflexiva das ações da estagiária no contexto de creche, bem como, no de pré-escolar. Esta UC mobilizou um conjunto de saberes, pedagógicos, didáticos, científicos, e de investigação que articulados com as particularidades e caraterísticas do grupo, permite corresponder às competências e responsabilidades de um educador de infância que visiona a criança como um ser ativo na construção do seu conhecimento. Importa, ainda, salientar que prática pedagógica teve como base a metodologia de investigação-ação (IA), destacando um papel fundamental do processo de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Assim, a formanda acredita que todo este percurso formativo formou uma base para o seu futuro desempenho profissional, nunca esquecendo, que o conceito de aprendizagem ao longo da vida estará sempre associado à docência, ou seja, existe uma necessidade de formação constante, na medida em que só desta forma é possível corresponder aos obstáculos e exigências que o dia a dia acarreta. Na mesma linha de pensamento, os contextos de estágios e todos os processos que estes envolvem, foram os principais elementos que contribuíram para a aprendizagem de competências profissionais. |
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Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaEducação de infânciaPrática educativa supervisionadaCriançaAprendizagem profissionalReflexãoChildhood educationSupervised teaching practiceChildrenProfessional learningReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA construção do presente relatório de estágio (RE) assenta na ação docente desenvolvida no âmbito da unidade curricular (UC) da Prática Educativa Supervisionada (PES), cujo objetivo parte da análise descritiva e reflexiva das ações da estagiária no contexto de creche, bem como, no de pré-escolar. Esta UC mobilizou um conjunto de saberes, pedagógicos, didáticos, científicos, e de investigação que articulados com as particularidades e caraterísticas do grupo, permite corresponder às competências e responsabilidades de um educador de infância que visiona a criança como um ser ativo na construção do seu conhecimento. Importa, ainda, salientar que prática pedagógica teve como base a metodologia de investigação-ação (IA), destacando um papel fundamental do processo de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Assim, a formanda acredita que todo este percurso formativo formou uma base para o seu futuro desempenho profissional, nunca esquecendo, que o conceito de aprendizagem ao longo da vida estará sempre associado à docência, ou seja, existe uma necessidade de formação constante, na medida em que só desta forma é possível corresponder aos obstáculos e exigências que o dia a dia acarreta. Na mesma linha de pensamento, os contextos de estágios e todos os processos que estes envolvem, foram os principais elementos que contribuíram para a aprendizagem de competências profissionais.The construction of this internship report is based on teaching action developed within the curriculum of Supervised Teaching Practice unit, whose goal part of the descriptive analysis and reflective of the actions of the trainee in the context of nursery school, as well as, in the preschool. This curricular unit mobilized a set of knowledge, teaching, scientific, educational, and research that linked to the peculiarities and characteristics of the group, allows you to match the skills and responsibilities of an educator of childhood that envisions the child as an active in building your knowledge. Matter also reinforce that educational practice is based on the methodology of action research, highlighting a fundamental role in the process of observation, planning, action and reflection. So the student believes that all this training course formed a basis for professional future performance, never forgetting that a teacher is always a student, in other words, there is a need for constant training which only in this way is possible respond to obstacles and daily requirements. In the same line of thought, the contexts of stages and all the processes involved, were the key elements that contributed to the development of professional skills.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Sara Isabel de Almeida2018-07-30T11:48:11Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11799TID:201976951porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:49ZPortal AgregadorONG |
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