Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sara Isabel de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11799
Resumo: A construção do presente relatório de estágio (RE) assenta na ação docente desenvolvida no âmbito da unidade curricular (UC) da Prática Educativa Supervisionada (PES), cujo objetivo parte da análise descritiva e reflexiva das ações da estagiária no contexto de creche, bem como, no de pré-escolar. Esta UC mobilizou um conjunto de saberes, pedagógicos, didáticos, científicos, e de investigação que articulados com as particularidades e caraterísticas do grupo, permite corresponder às competências e responsabilidades de um educador de infância que visiona a criança como um ser ativo na construção do seu conhecimento. Importa, ainda, salientar que prática pedagógica teve como base a metodologia de investigação-ação (IA), destacando um papel fundamental do processo de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Assim, a formanda acredita que todo este percurso formativo formou uma base para o seu futuro desempenho profissional, nunca esquecendo, que o conceito de aprendizagem ao longo da vida estará sempre associado à docência, ou seja, existe uma necessidade de formação constante, na medida em que só desta forma é possível corresponder aos obstáculos e exigências que o dia a dia acarreta. Na mesma linha de pensamento, os contextos de estágios e todos os processos que estes envolvem, foram os principais elementos que contribuíram para a aprendizagem de competências profissionais.
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