Os estudos PISA e o ensino das ciências físico-naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Carlos Filipe de Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5279
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – Análise e Intervenção
id RCAP_8bfda8aae56385142b790c1188ae0aa3
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/5279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os estudos PISA e o ensino das ciências físico-naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional.AlunosAmostraEducação comparadaLiteraciaProgramme for International Student Assessment (PISA)Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – Análise e IntervençãoA presente dissertação analisa a comparabilidade dos resultados portugueses obtidos em literacia científica durante os três primeiros estudos PISA com os de outros países através do estudo da construção da amostra nacional e dos itens dos testes. Analisa-se igualmente o impacte dos estudos PISA na área do ensino de ciência procedendo-se à enumeração e apreciação das principais medidas de política educativa que se podem identificar como tentativas de melhoria da qualidade do ensino científico ou da cultura científica nacional. O estudo da documentação disponível e dos novos materiais produzidos através de entrevistas a informantes que desempenharam posições chave quer no processo de organização do PISA em Portugal quer na apropriação política dos seus resultados, permitem concluir que: a) A proporção de alunos presentes nas amostras portuguesas que já foram alvo de retenção prejudica claramente a comparabilidade dos resultados nacionais; b) Devido a vicissitudes várias da vida política nacional durante a primeira década do século XXI, a quase totalidade das medidas tendentes a melhorar o desempenho no PISA começou a ser tomada com cerca de seis anos de atraso.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaCandeias, António José Escorrega de OliveiraSilva, Maria do Carmo Vieira daRUNBarroso, Carlos Filipe de Almeida2010-092010-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:35:43Zoai:run.unl.pt:10362/5279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:10.766013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os estudos PISA e o ensino das ciências físico-naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional.
title Os estudos PISA e o ensino das ciências físico-naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional.
spellingShingle Os estudos PISA e o ensino das ciências físico-naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional.
Barroso, Carlos Filipe de Almeida
Alunos
Amostra
Educação comparada
Literacia
Programme for International Student Assessment (PISA)
title_short Os estudos PISA e o ensino das ciências físico-naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional.
title_full Os estudos PISA e o ensino das ciências físico-naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional.
title_fullStr Os estudos PISA e o ensino das ciências físico-naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional.
title_full_unstemmed Os estudos PISA e o ensino das ciências físico-naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional.
title_sort Os estudos PISA e o ensino das ciências físico-naturais em Portugal: a comparabilidade dos resultados nacionais e as implicações para a política educacional.
author Barroso, Carlos Filipe de Almeida
author_facet Barroso, Carlos Filipe de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Candeias, António José Escorrega de Oliveira
Silva, Maria do Carmo Vieira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Carlos Filipe de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Amostra
Educação comparada
Literacia
Programme for International Student Assessment (PISA)
topic Alunos
Amostra
Educação comparada
Literacia
Programme for International Student Assessment (PISA)
description Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – Análise e Intervenção
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
2010-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/5279
url http://hdl.handle.net/10362/5279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137811680460800