Da Creche ao Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5264 |
Resumo: | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e procura ilustrar, de forma reflexiva, algumas das aprendizagens e experiências educativas por mim vivenciadas no percurso formativo das crianças. O relatório encontra-se dividido em três partes principais. A parte I é composta pela dimensão reflexiva em contexto de creche onde apresento, a caraterização do meio, do grupo de crianças dos tempos pedagógicos e ainda a importância do ciclo de ação pedagógica. A parte II diz respeito ao contexto de Jardim de Infância I e subdivide-se em dois capítulos. O primeiro capítulo contém de igual modo uma dimensão reflexiva, onde apresento a caracterização da sala de atividades e do grupo de crianças, o modelo pedagógico Reggio Emilia e suas implicações, o papel do ciclo de ação pedagógica e ainda a descrição de um projeto dinamizado com o grupo de crianças seguindo a metodologia de trabalho de projeto. O segundo capítulo contempla a dimensão investigativa que tem por base um estudo de investigação-ação desenvolvido em torno da temática da Educação para os Media em contexto de jardim de infância. Este estudo de carácter qualitativo visa assim conhecer as conceções das crianças do jardim de infância acerca do universo dos media, especificamente das notícias. De um modo global, os resultados determinam a importância de o educador de infância construir precocemente ambientes lúdicos de contacto com os media, potenciando condições pedagógicas de envolvimento das crianças e de um potencial de ação com este universo, permitindo-lhes, assim, transformarem-se em consumidores esclarecidos e produtores de texto jornalístico, especificamente de notícias. Por fim, a parte III é composta pela dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância II onde exponho e reflito sobre algumas aprendizagens e experiências vividas neste contexto. |
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