Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ana Margarida Pastor Fernandes Arraios
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18976
Resumo: Este relatório tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, na Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro no ano letivo de 2018/2019. O estágio pedagógico carateriza-se por ser um momento de formação onde existe uma integração do professor estagiário na docência. O professor estagiário tem a possibilidade de experimentar as várias funções relacionadas com a profissão: a lecionação de aulas de Educação de Física, trabalho de investigação, acompanhamento de um núcleo de desporto escolar e acompanhamento do trabalho efetuado por um Diretor de Turma. Pretendo ao longo do relatório dar a conhecer a experiência adquirida ao longo do ano, as dificuldades sentidas em cada área de intervenção, as estratégias usadas e ainda que contribuições tiveram para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. O balanço no final que faço desta experiência é claramente positivo, com um desenvolvimento continuo ao longo do tempo das minhas competências nos vários papeis que a função abrange. A observação, o estudo continuo e autónomo, a autorreflexão e a reflexão em grupo tiveram um papel fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da função de docente. No entanto este processo deverá estar sempre aberto e em construção, pois o professor deve estar sempre atualizado e ter a capacidade de se adaptar a novas realidades para que o sucesso escolar dos alunos seja efetivo.
id RCAP_8cd40f21e76e2634e8a14ced23c5ba52
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino RibeiroDesenvolvimento profissional e pessoalEducação físicaEstágio pedagógicoReflexão críticaCritical reflectionPhysical EducationPersonal developmentPracticumProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste relatório tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, na Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro no ano letivo de 2018/2019. O estágio pedagógico carateriza-se por ser um momento de formação onde existe uma integração do professor estagiário na docência. O professor estagiário tem a possibilidade de experimentar as várias funções relacionadas com a profissão: a lecionação de aulas de Educação de Física, trabalho de investigação, acompanhamento de um núcleo de desporto escolar e acompanhamento do trabalho efetuado por um Diretor de Turma. Pretendo ao longo do relatório dar a conhecer a experiência adquirida ao longo do ano, as dificuldades sentidas em cada área de intervenção, as estratégias usadas e ainda que contribuições tiveram para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. O balanço no final que faço desta experiência é claramente positivo, com um desenvolvimento continuo ao longo do tempo das minhas competências nos vários papeis que a função abrange. A observação, o estudo continuo e autónomo, a autorreflexão e a reflexão em grupo tiveram um papel fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da função de docente. No entanto este processo deverá estar sempre aberto e em construção, pois o professor deve estar sempre atualizado e ter a capacidade de se adaptar a novas realidades para que o sucesso escolar dos alunos seja efetivo.This report aims to make a critical reflection on the practices developed in the student teaching process in Physical Education, in the EB 2,3 / S Aquilino Ribeiro School in the academic year of 2018/2019. The practicum is characterized by being a moment of training where there is an integration as a teacher in a school. The student teacher has the possibility to experiment with the different functions related to the profession: teaching Physical Education classes, research work, monitoring a school sports and monitoring and help the work done by a class director. Throughout the report, I intend to make known the experience acquired during the year, the difficulties experienced in each area of intervention, the strategies used and even the contributions that have been made for my professional and personal development. The balance at the end of this experience is clearly positive, with a continuous development over time of my competencies in the different functions that this profession covers. The observation, a continuous and autonomous study, a self-reflection and group reflection, played a fundamental role in learning and developing the functions of teachers. However, this should always be open and under construction process, a teacher must be always update and have the capacity to adjust to new realities in order to success is effective by the students.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaFaria, Ana Margarida Pastor Fernandes Arraios2019-12-06T14:55:01Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18976TID:202313484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:56.424324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro
Faria, Ana Margarida Pastor Fernandes Arraios
Desenvolvimento profissional e pessoal
Educação física
Estágio pedagógico
Reflexão crítica
Critical reflection
Physical Education
Personal development
Practicum
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro
author Faria, Ana Margarida Pastor Fernandes Arraios
author_facet Faria, Ana Margarida Pastor Fernandes Arraios
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, António José Mendes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ana Margarida Pastor Fernandes Arraios
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional e pessoal
Educação física
Estágio pedagógico
Reflexão crítica
Critical reflection
Physical Education
Personal development
Practicum
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Desenvolvimento profissional e pessoal
Educação física
Estágio pedagógico
Reflexão crítica
Critical reflection
Physical Education
Personal development
Practicum
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Este relatório tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, na Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro no ano letivo de 2018/2019. O estágio pedagógico carateriza-se por ser um momento de formação onde existe uma integração do professor estagiário na docência. O professor estagiário tem a possibilidade de experimentar as várias funções relacionadas com a profissão: a lecionação de aulas de Educação de Física, trabalho de investigação, acompanhamento de um núcleo de desporto escolar e acompanhamento do trabalho efetuado por um Diretor de Turma. Pretendo ao longo do relatório dar a conhecer a experiência adquirida ao longo do ano, as dificuldades sentidas em cada área de intervenção, as estratégias usadas e ainda que contribuições tiveram para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. O balanço no final que faço desta experiência é claramente positivo, com um desenvolvimento continuo ao longo do tempo das minhas competências nos vários papeis que a função abrange. A observação, o estudo continuo e autónomo, a autorreflexão e a reflexão em grupo tiveram um papel fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da função de docente. No entanto este processo deverá estar sempre aberto e em construção, pois o professor deve estar sempre atualizado e ter a capacidade de se adaptar a novas realidades para que o sucesso escolar dos alunos seja efetivo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T14:55:01Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18976
TID:202313484
url http://hdl.handle.net/10400.5/18976
identifier_str_mv TID:202313484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131131090567168