Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18976 |
Resumo: | Este relatório tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, na Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro no ano letivo de 2018/2019. O estágio pedagógico carateriza-se por ser um momento de formação onde existe uma integração do professor estagiário na docência. O professor estagiário tem a possibilidade de experimentar as várias funções relacionadas com a profissão: a lecionação de aulas de Educação de Física, trabalho de investigação, acompanhamento de um núcleo de desporto escolar e acompanhamento do trabalho efetuado por um Diretor de Turma. Pretendo ao longo do relatório dar a conhecer a experiência adquirida ao longo do ano, as dificuldades sentidas em cada área de intervenção, as estratégias usadas e ainda que contribuições tiveram para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. O balanço no final que faço desta experiência é claramente positivo, com um desenvolvimento continuo ao longo do tempo das minhas competências nos vários papeis que a função abrange. A observação, o estudo continuo e autónomo, a autorreflexão e a reflexão em grupo tiveram um papel fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da função de docente. No entanto este processo deverá estar sempre aberto e em construção, pois o professor deve estar sempre atualizado e ter a capacidade de se adaptar a novas realidades para que o sucesso escolar dos alunos seja efetivo. |
id |
RCAP_8cd40f21e76e2634e8a14ced23c5ba52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18976 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino RibeiroDesenvolvimento profissional e pessoalEducação físicaEstágio pedagógicoReflexão críticaCritical reflectionPhysical EducationPersonal developmentPracticumProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste relatório tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, na Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro no ano letivo de 2018/2019. O estágio pedagógico carateriza-se por ser um momento de formação onde existe uma integração do professor estagiário na docência. O professor estagiário tem a possibilidade de experimentar as várias funções relacionadas com a profissão: a lecionação de aulas de Educação de Física, trabalho de investigação, acompanhamento de um núcleo de desporto escolar e acompanhamento do trabalho efetuado por um Diretor de Turma. Pretendo ao longo do relatório dar a conhecer a experiência adquirida ao longo do ano, as dificuldades sentidas em cada área de intervenção, as estratégias usadas e ainda que contribuições tiveram para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. O balanço no final que faço desta experiência é claramente positivo, com um desenvolvimento continuo ao longo do tempo das minhas competências nos vários papeis que a função abrange. A observação, o estudo continuo e autónomo, a autorreflexão e a reflexão em grupo tiveram um papel fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da função de docente. No entanto este processo deverá estar sempre aberto e em construção, pois o professor deve estar sempre atualizado e ter a capacidade de se adaptar a novas realidades para que o sucesso escolar dos alunos seja efetivo.This report aims to make a critical reflection on the practices developed in the student teaching process in Physical Education, in the EB 2,3 / S Aquilino Ribeiro School in the academic year of 2018/2019. The practicum is characterized by being a moment of training where there is an integration as a teacher in a school. The student teacher has the possibility to experiment with the different functions related to the profession: teaching Physical Education classes, research work, monitoring a school sports and monitoring and help the work done by a class director. Throughout the report, I intend to make known the experience acquired during the year, the difficulties experienced in each area of intervention, the strategies used and even the contributions that have been made for my professional and personal development. The balance at the end of this experience is clearly positive, with a continuous development over time of my competencies in the different functions that this profession covers. The observation, a continuous and autonomous study, a self-reflection and group reflection, played a fundamental role in learning and developing the functions of teachers. However, this should always be open and under construction process, a teacher must be always update and have the capacity to adjust to new realities in order to success is effective by the students.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaFaria, Ana Margarida Pastor Fernandes Arraios2019-12-06T14:55:01Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18976TID:202313484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:56.424324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro Faria, Ana Margarida Pastor Fernandes Arraios Desenvolvimento profissional e pessoal Educação física Estágio pedagógico Reflexão crítica Critical reflection Physical Education Personal development Practicum Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2, 3 - Secundária Aquilino Ribeiro |
author |
Faria, Ana Margarida Pastor Fernandes Arraios |
author_facet |
Faria, Ana Margarida Pastor Fernandes Arraios |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, António José Mendes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Ana Margarida Pastor Fernandes Arraios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional e pessoal Educação física Estágio pedagógico Reflexão crítica Critical reflection Physical Education Personal development Practicum Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Desenvolvimento profissional e pessoal Educação física Estágio pedagógico Reflexão crítica Critical reflection Physical Education Personal development Practicum Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Este relatório tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no estágio pedagógico em Educação Física, na Escola EB 2,3/S Aquilino Ribeiro no ano letivo de 2018/2019. O estágio pedagógico carateriza-se por ser um momento de formação onde existe uma integração do professor estagiário na docência. O professor estagiário tem a possibilidade de experimentar as várias funções relacionadas com a profissão: a lecionação de aulas de Educação de Física, trabalho de investigação, acompanhamento de um núcleo de desporto escolar e acompanhamento do trabalho efetuado por um Diretor de Turma. Pretendo ao longo do relatório dar a conhecer a experiência adquirida ao longo do ano, as dificuldades sentidas em cada área de intervenção, as estratégias usadas e ainda que contribuições tiveram para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. O balanço no final que faço desta experiência é claramente positivo, com um desenvolvimento continuo ao longo do tempo das minhas competências nos vários papeis que a função abrange. A observação, o estudo continuo e autónomo, a autorreflexão e a reflexão em grupo tiveram um papel fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da função de docente. No entanto este processo deverá estar sempre aberto e em construção, pois o professor deve estar sempre atualizado e ter a capacidade de se adaptar a novas realidades para que o sucesso escolar dos alunos seja efetivo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06T14:55:01Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18976 TID:202313484 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18976 |
identifier_str_mv |
TID:202313484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131131090567168 |