Regulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Virgílio Ribeiro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1269
Resumo: No presente trabalho analisam-se os processos que regulam a organização de crenças sobre a inteligência em adolescentes, nomeadamente a influência da “familiaridade” com o objecto de representação sobre tais crenças. Os resultados mostram que os sujeitos para os quais as diferenças interindividuais de inteligência constituem algo de inexplicável tendem a explicá-la de modo biológico e a naturalizá-la, sob a forma de uma teoria implícita dos dons (desigualmente) naturais. Investigam-se, ainda, as relações entre o princípio da “familiaridade” com a inteligência, as representações sociais da inteligência e as concepções pessoais de inteligência. Os resultados mostram que as crenças que postulam a existência de “inteligências alternativas” às definidas pela instituição escolar predizem negativamente as concepções estáticas e positivamente as concepções dinâmicas. Verifica- se, também, que a crença nas “desigualdades naturais” da inteligência é hegemónica, sendo partilhada quer pelos sujeitos estáticos, quer pelos dinâmicos. ------ ABSTRACT ------ In the present work we analyse the processes that regulate the organization of beliefs about intelligence in adolescents, namely the influence of the “familiarity” with the object of the representation. Results show that subjects for whom intelligence is an unfamiliar topic explain it in a biological way and represent it as a natural gift. We also research the relations among the “familiarity” principle, the social representations of intelligence, and the personal conceptions of intelligence. Results show that some beliefs about “alternative intelligences” to the school definitions predict negatively static conceptions and positively dynamic conceptions. We also find that a belief in the “natural inequality” of intelligence is a hegemonic lay theory, shared both by static and dynamic subjects.
id RCAP_8d32ecffa26f8ad4af097574b548c2df
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1269
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Regulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligênciaInteligênciaRepresentações sociaisConcepções pessoaisIntelligenceSocial representationsPersonal conceptionsNo presente trabalho analisam-se os processos que regulam a organização de crenças sobre a inteligência em adolescentes, nomeadamente a influência da “familiaridade” com o objecto de representação sobre tais crenças. Os resultados mostram que os sujeitos para os quais as diferenças interindividuais de inteligência constituem algo de inexplicável tendem a explicá-la de modo biológico e a naturalizá-la, sob a forma de uma teoria implícita dos dons (desigualmente) naturais. Investigam-se, ainda, as relações entre o princípio da “familiaridade” com a inteligência, as representações sociais da inteligência e as concepções pessoais de inteligência. Os resultados mostram que as crenças que postulam a existência de “inteligências alternativas” às definidas pela instituição escolar predizem negativamente as concepções estáticas e positivamente as concepções dinâmicas. Verifica- se, também, que a crença nas “desigualdades naturais” da inteligência é hegemónica, sendo partilhada quer pelos sujeitos estáticos, quer pelos dinâmicos. ------ ABSTRACT ------ In the present work we analyse the processes that regulate the organization of beliefs about intelligence in adolescents, namely the influence of the “familiarity” with the object of the representation. Results show that subjects for whom intelligence is an unfamiliar topic explain it in a biological way and represent it as a natural gift. We also research the relations among the “familiarity” principle, the social representations of intelligence, and the personal conceptions of intelligence. Results show that some beliefs about “alternative intelligences” to the school definitions predict negatively static conceptions and positively dynamic conceptions. We also find that a belief in the “natural inequality” of intelligence is a hegemonic lay theory, shared both by static and dynamic subjects.Associação Portuguesa de PsicologiaRepositório do ISPAAmaral, Virgílio Ribeiro2012-03-15T21:27:42Z2006-01-01T00:00:00Z2006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1269por0874-2049info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:21ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Regulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligência
title Regulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligência
spellingShingle Regulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligência
Amaral, Virgílio Ribeiro
Inteligência
Representações sociais
Concepções pessoais
Intelligence
Social representations
Personal conceptions
title_short Regulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligência
title_full Regulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligência
title_fullStr Regulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligência
title_full_unstemmed Regulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligência
title_sort Regulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligência
author Amaral, Virgílio Ribeiro
author_facet Amaral, Virgílio Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Virgílio Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
Representações sociais
Concepções pessoais
Intelligence
Social representations
Personal conceptions
topic Inteligência
Representações sociais
Concepções pessoais
Intelligence
Social representations
Personal conceptions
description No presente trabalho analisam-se os processos que regulam a organização de crenças sobre a inteligência em adolescentes, nomeadamente a influência da “familiaridade” com o objecto de representação sobre tais crenças. Os resultados mostram que os sujeitos para os quais as diferenças interindividuais de inteligência constituem algo de inexplicável tendem a explicá-la de modo biológico e a naturalizá-la, sob a forma de uma teoria implícita dos dons (desigualmente) naturais. Investigam-se, ainda, as relações entre o princípio da “familiaridade” com a inteligência, as representações sociais da inteligência e as concepções pessoais de inteligência. Os resultados mostram que as crenças que postulam a existência de “inteligências alternativas” às definidas pela instituição escolar predizem negativamente as concepções estáticas e positivamente as concepções dinâmicas. Verifica- se, também, que a crença nas “desigualdades naturais” da inteligência é hegemónica, sendo partilhada quer pelos sujeitos estáticos, quer pelos dinâmicos. ------ ABSTRACT ------ In the present work we analyse the processes that regulate the organization of beliefs about intelligence in adolescents, namely the influence of the “familiarity” with the object of the representation. Results show that subjects for whom intelligence is an unfamiliar topic explain it in a biological way and represent it as a natural gift. We also research the relations among the “familiarity” principle, the social representations of intelligence, and the personal conceptions of intelligence. Results show that some beliefs about “alternative intelligences” to the school definitions predict negatively static conceptions and positively dynamic conceptions. We also find that a belief in the “natural inequality” of intelligence is a hegemonic lay theory, shared both by static and dynamic subjects.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006-01-01T00:00:00Z
2012-03-15T21:27:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/1269
url http://hdl.handle.net/10400.12/1269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-2049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301301596520448