Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4535 |
Resumo: | Este número especial da Revista Indagatio Didatica acolhe as atas do “1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC: Políticas Ideias e Práticas”. Numa época preenchida com reformas educacionais, onde a procura pela escola inclusiva ganhou um novo fôlego, reveste-se da maior importância debater o papel que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem desempenhar na educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Faz todo o sentido promover-se um encontro de caráter mais pragmático que vá para além da divulgação de conhecimento científico, um evento que almeje também (in)formar, dar a conhecer o potencial que as TIC transportam, promovendo o acesso e a participação de todo e qualquer aluno desde o pré-escolar ao ensino superior. As tecnologias, para os alunos que se deparam com obstáculos na sua aprendizagem, tornam alcançável o que era inatingível. As tecnologias aliadas a profissionais informados derrubam barreiras e cimentam trilhos de aprendizagem. Se para alunos sem NEE são uma mais-valia, para alunos com NEE podem ser a única forma de comunicar e interagir com o ambiente que os rodeia. |
id |
RCAP_8d5b7203b323dd37df6bc2dfe5edf322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/4535 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
EditorialEste número especial da Revista Indagatio Didatica acolhe as atas do “1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC: Políticas Ideias e Práticas”. Numa época preenchida com reformas educacionais, onde a procura pela escola inclusiva ganhou um novo fôlego, reveste-se da maior importância debater o papel que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem desempenhar na educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Faz todo o sentido promover-se um encontro de caráter mais pragmático que vá para além da divulgação de conhecimento científico, um evento que almeje também (in)formar, dar a conhecer o potencial que as TIC transportam, promovendo o acesso e a participação de todo e qualquer aluno desde o pré-escolar ao ensino superior. As tecnologias, para os alunos que se deparam com obstáculos na sua aprendizagem, tornam alcançável o que era inatingível. As tecnologias aliadas a profissionais informados derrubam barreiras e cimentam trilhos de aprendizagem. Se para alunos sem NEE são uma mais-valia, para alunos com NEE podem ser a única forma de comunicar e interagir com o ambiente que os rodeia.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2011-11-05T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v3i2.4535oai:proa.ua.pt:article/4535Indagatio Didactica; Vol 3 No 2 (2011); 1-8Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 2 (2011); 1-8Indagatio Didactica; Vol. 3 No 2 (2011); 1-8Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 2 (2011); 1-81647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4535https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4535https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4535/3443Ribeiro, JaimeCosta, António PedroMoreira, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-05T15:17:11ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial Ribeiro, Jaime |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
Ribeiro, Jaime |
author_facet |
Ribeiro, Jaime Costa, António Pedro Moreira, António |
author_role |
author |
author2 |
Costa, António Pedro Moreira, António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Jaime Costa, António Pedro Moreira, António |
description |
Este número especial da Revista Indagatio Didatica acolhe as atas do “1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC: Políticas Ideias e Práticas”. Numa época preenchida com reformas educacionais, onde a procura pela escola inclusiva ganhou um novo fôlego, reveste-se da maior importância debater o papel que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem desempenhar na educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Faz todo o sentido promover-se um encontro de caráter mais pragmático que vá para além da divulgação de conhecimento científico, um evento que almeje também (in)formar, dar a conhecer o potencial que as TIC transportam, promovendo o acesso e a participação de todo e qualquer aluno desde o pré-escolar ao ensino superior. As tecnologias, para os alunos que se deparam com obstáculos na sua aprendizagem, tornam alcançável o que era inatingível. As tecnologias aliadas a profissionais informados derrubam barreiras e cimentam trilhos de aprendizagem. Se para alunos sem NEE são uma mais-valia, para alunos com NEE podem ser a única forma de comunicar e interagir com o ambiente que os rodeia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-05T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article journal article journal article journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4535 oai:proa.ua.pt:article/4535 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4535 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/4535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4535 https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4535 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4535/3443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 3 No 2 (2011); 1-8 Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 2 (2011); 1-8 Indagatio Didactica; Vol. 3 No 2 (2011); 1-8 Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 2 (2011); 1-8 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301259029577728 |