Imperfeição técnica e quebra de regras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3666 |
Resumo: | De um modo geral a imagem fotográfica é portadora de uma semelhança enganosa com a realidade. Na actualidade, o processo digital tem a discutível vantagem de permitir a qualquer um corrigir a posteriori erros e imperfeições. Porém, com a imperfeição técnica e a quebra de regras o artista promove novas imagens repletas de ficção e de novos imaginários. É com esta adequação processual que o artista num acto premeditado e pensado cria e dá forma ao seu mundo, ao seu imaginário. As imagens desfocadas, sobre ou subexpostas, carentes de significados, acabam por mostrar o quase nada. A sua função implícita acaba por ser o rastilho que faz despoletar uma mensagem visual única em cada espectador. Entre os vários artistas que de alguma forma são representativos desta adequação processual destaco: Alexey Titarenko, Bernard Plossu e Virgílio Ferreira. Os três trabalhos práticos realizados por mim: Fragilidade, Brilhante e Os Significantes são aqui apresentados concretizando os conteúdos explorados. |
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Imperfeição técnica e quebra de regrasCriação artísticaFotografiaComunicação visualDe um modo geral a imagem fotográfica é portadora de uma semelhança enganosa com a realidade. Na actualidade, o processo digital tem a discutível vantagem de permitir a qualquer um corrigir a posteriori erros e imperfeições. Porém, com a imperfeição técnica e a quebra de regras o artista promove novas imagens repletas de ficção e de novos imaginários. É com esta adequação processual que o artista num acto premeditado e pensado cria e dá forma ao seu mundo, ao seu imaginário. As imagens desfocadas, sobre ou subexpostas, carentes de significados, acabam por mostrar o quase nada. A sua função implícita acaba por ser o rastilho que faz despoletar uma mensagem visual única em cada espectador. Entre os vários artistas que de alguma forma são representativos desta adequação processual destaco: Alexey Titarenko, Bernard Plossu e Virgílio Ferreira. Os três trabalhos práticos realizados por mim: Fragilidade, Brilhante e Os Significantes são aqui apresentados concretizando os conteúdos explorados.In general the photographic image is the bearer a deceptive resemblance to reality. At present, the digital process has the advantage of allowing questionable anybody to correct the subsequent errors and imperfections. However, with the technical imperfection and breaking rules the artist promotes new images full of new fiction and imaginary. With this adaptation process that the artist in a premeditated act and thought creates and gives shape to your world, your imagination. The blurred images, over or underexposed, lacking in meaning, just by showing almost nothing. Its implicit function turns out to be the fuse that does trigger a visual message unique to each viewer. Among the many artists that are somehow representative of this adaptation process highlight: Alexey Titarenko, Bernard Plossu and Virgílio Ferreira. The three practical works done by me: Fragility, Brilliant and The Significants here presented are materializing the explored contents.Universidade de Aveiro2011-06-21T16:22:32Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3666porXavier, Vítor Bourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:24Zoai:ria.ua.pt:10773/3666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:49.123858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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