Imperfeição técnica e quebra de regras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Vítor Boura
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3666
Resumo: De um modo geral a imagem fotográfica é portadora de uma semelhança enganosa com a realidade. Na actualidade, o processo digital tem a discutível vantagem de permitir a qualquer um corrigir a posteriori erros e imperfeições. Porém, com a imperfeição técnica e a quebra de regras o artista promove novas imagens repletas de ficção e de novos imaginários. É com esta adequação processual que o artista num acto premeditado e pensado cria e dá forma ao seu mundo, ao seu imaginário. As imagens desfocadas, sobre ou subexpostas, carentes de significados, acabam por mostrar o quase nada. A sua função implícita acaba por ser o rastilho que faz despoletar uma mensagem visual única em cada espectador. Entre os vários artistas que de alguma forma são representativos desta adequação processual destaco: Alexey Titarenko, Bernard Plossu e Virgílio Ferreira. Os três trabalhos práticos realizados por mim: Fragilidade, Brilhante e Os Significantes são aqui apresentados concretizando os conteúdos explorados.
id RCAP_8dee53c1908a915ca19d459a844749f1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3666
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imperfeição técnica e quebra de regrasCriação artísticaFotografiaComunicação visualDe um modo geral a imagem fotográfica é portadora de uma semelhança enganosa com a realidade. Na actualidade, o processo digital tem a discutível vantagem de permitir a qualquer um corrigir a posteriori erros e imperfeições. Porém, com a imperfeição técnica e a quebra de regras o artista promove novas imagens repletas de ficção e de novos imaginários. É com esta adequação processual que o artista num acto premeditado e pensado cria e dá forma ao seu mundo, ao seu imaginário. As imagens desfocadas, sobre ou subexpostas, carentes de significados, acabam por mostrar o quase nada. A sua função implícita acaba por ser o rastilho que faz despoletar uma mensagem visual única em cada espectador. Entre os vários artistas que de alguma forma são representativos desta adequação processual destaco: Alexey Titarenko, Bernard Plossu e Virgílio Ferreira. Os três trabalhos práticos realizados por mim: Fragilidade, Brilhante e Os Significantes são aqui apresentados concretizando os conteúdos explorados.In general the photographic image is the bearer a deceptive resemblance to reality. At present, the digital process has the advantage of allowing questionable anybody to correct the subsequent errors and imperfections. However, with the technical imperfection and breaking rules the artist promotes new images full of new fiction and imaginary. With this adaptation process that the artist in a premeditated act and thought creates and gives shape to your world, your imagination. The blurred images, over or underexposed, lacking in meaning, just by showing almost nothing. Its implicit function turns out to be the fuse that does trigger a visual message unique to each viewer. Among the many artists that are somehow representative of this adaptation process highlight: Alexey Titarenko, Bernard Plossu and Virgílio Ferreira. The three practical works done by me: Fragility, Brilliant and The Significants here presented are materializing the explored contents.Universidade de Aveiro2011-06-21T16:22:32Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3666porXavier, Vítor Bourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:24Zoai:ria.ua.pt:10773/3666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:49.123858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imperfeição técnica e quebra de regras
title Imperfeição técnica e quebra de regras
spellingShingle Imperfeição técnica e quebra de regras
Xavier, Vítor Boura
Criação artística
Fotografia
Comunicação visual
title_short Imperfeição técnica e quebra de regras
title_full Imperfeição técnica e quebra de regras
title_fullStr Imperfeição técnica e quebra de regras
title_full_unstemmed Imperfeição técnica e quebra de regras
title_sort Imperfeição técnica e quebra de regras
author Xavier, Vítor Boura
author_facet Xavier, Vítor Boura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Vítor Boura
dc.subject.por.fl_str_mv Criação artística
Fotografia
Comunicação visual
topic Criação artística
Fotografia
Comunicação visual
description De um modo geral a imagem fotográfica é portadora de uma semelhança enganosa com a realidade. Na actualidade, o processo digital tem a discutível vantagem de permitir a qualquer um corrigir a posteriori erros e imperfeições. Porém, com a imperfeição técnica e a quebra de regras o artista promove novas imagens repletas de ficção e de novos imaginários. É com esta adequação processual que o artista num acto premeditado e pensado cria e dá forma ao seu mundo, ao seu imaginário. As imagens desfocadas, sobre ou subexpostas, carentes de significados, acabam por mostrar o quase nada. A sua função implícita acaba por ser o rastilho que faz despoletar uma mensagem visual única em cada espectador. Entre os vários artistas que de alguma forma são representativos desta adequação processual destaco: Alexey Titarenko, Bernard Plossu e Virgílio Ferreira. Os três trabalhos práticos realizados por mim: Fragilidade, Brilhante e Os Significantes são aqui apresentados concretizando os conteúdos explorados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-06-21T16:22:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3666
url http://hdl.handle.net/10773/3666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137466704199680