O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rui Pedro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mesquita, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/15026
Resumo: O desenvolvimento económico e social assenta, em grande medida, no conhecimento humano. A forma como as pessoas trabalham e se envolvem requer uma postura de aprendizagem ao longo da vida e de participação. O papel do ensino superior é fundamental, não apenas para estímulo ao desenvolvimento de competências cognitivas, mas também para o desenvolvimento de competências funcionais e sociais. Neste trabalho descreve-se a aplicação de Inquiry Based Learning (IBL) numa turma de Desenvolvimento de Software I num Curso Técnico Superior Profissional para a aprendizagem da programação, verificando-se como os alunos participam e colaboram na construção do seu conhecimento. Palavras-chave: pensamento de ordem superior; ensino da programação; ensino superior.
id RCAP_8e40bdc10038087499aff6016dba181e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superiorThe impact of higher education in the development of higher-order thinkingHigher-order thinkingProfessional skillsHigher educationO desenvolvimento económico e social assenta, em grande medida, no conhecimento humano. A forma como as pessoas trabalham e se envolvem requer uma postura de aprendizagem ao longo da vida e de participação. O papel do ensino superior é fundamental, não apenas para estímulo ao desenvolvimento de competências cognitivas, mas também para o desenvolvimento de competências funcionais e sociais. Neste trabalho descreve-se a aplicação de Inquiry Based Learning (IBL) numa turma de Desenvolvimento de Software I num Curso Técnico Superior Profissional para a aprendizagem da programação, verificando-se como os alunos participam e colaboram na construção do seu conhecimento. Palavras-chave: pensamento de ordem superior; ensino da programação; ensino superior.The economic and social development depends on human knowledge. The way people work and collaborate demand a posture of participation and of life-long learning. Higher education has a fundamental role in the development of these profssionals, not only by stimulating the development of cognitive skills, but also by the development of social and functional skills. The work presented in this paper describes the application of Inquiry- Based Learning (IBL) in the class of Software Development I of the Superior Technical and Professional program for programming learning, to assess how students participate and collaborate in the development of their own knownledge.Universidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBLopes, Rui PedroMesquita, Cristina2018-01-24T10:06:15Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15026porLopes, Rui Pedro; Mesquita, Cristina (2017). O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior = The impact of higher education in the development of higher-order thinking. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 7, p. 127-1312386-741810.17979/reipe.2017.0.07.3027info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:49.330080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior
The impact of higher education in the development of higher-order thinking
title O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior
spellingShingle O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior
Lopes, Rui Pedro
Higher-order thinking
Professional skills
Higher education
title_short O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior
title_full O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior
title_fullStr O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior
title_full_unstemmed O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior
title_sort O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior
author Lopes, Rui Pedro
author_facet Lopes, Rui Pedro
Mesquita, Cristina
author_role author
author2 Mesquita, Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rui Pedro
Mesquita, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Higher-order thinking
Professional skills
Higher education
topic Higher-order thinking
Professional skills
Higher education
description O desenvolvimento económico e social assenta, em grande medida, no conhecimento humano. A forma como as pessoas trabalham e se envolvem requer uma postura de aprendizagem ao longo da vida e de participação. O papel do ensino superior é fundamental, não apenas para estímulo ao desenvolvimento de competências cognitivas, mas também para o desenvolvimento de competências funcionais e sociais. Neste trabalho descreve-se a aplicação de Inquiry Based Learning (IBL) numa turma de Desenvolvimento de Software I num Curso Técnico Superior Profissional para a aprendizagem da programação, verificando-se como os alunos participam e colaboram na construção do seu conhecimento. Palavras-chave: pensamento de ordem superior; ensino da programação; ensino superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-24T10:06:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/15026
url http://hdl.handle.net/10198/15026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, Rui Pedro; Mesquita, Cristina (2017). O impacto do ensino superior na construção do pensamento de ordem superior = The impact of higher education in the development of higher-order thinking. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 7, p. 127-131
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.07.3027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135296620593152