Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Marisa Daniela Couto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1812
Resumo: O presente trabalho de investigação completa um estudo intitulado “Rabiscos de Poesia: um passo para a criatividade”, que ocorreu numa turma do 5º ano de escolaridade, constituída por catorze discentes e que teve como principal objetivo dar um pequeno passo para a criatividade dentro de um género literário que a turma não tivesse ainda trabalhado neste ano letivo - a poesia, tentando motivar os alunos. Assim, definiram-se como principais objetivos: i) compreender as primordiais razões que levam os discentes a escolher o género literário da narrativa em detrimento da poesia; ii) desenvolver atividades que estimulem os discentes para a criatividade na escrita de poesia; iii) fomentar o gosto e interesse pela poesia. “As crianças, hoje, crescem depressa, para serem adultos cedo. (…) As sociedades modernas estão a matar a palavra, a imaginação e a sensibilidade, ingredientes fundamentais de uma educação global para uma cidadania lúdica, criativa, humanista e feliz”. (Franco, 1999, p. 7) Este foi um dos grandes motivos que levaram a que neste estudo fluíssem diversificadas atividades, relacionadas com o género literário da poesia, ao longo da prática pedagógica na disciplina de Português e no Clube Rabiscos de Poesia, que decorria na hora de Direção de Turma. Deste modo, as tarefas propostas foram ao encontro dos objetivos traçados e contribuíram para o esclarecimento e transmissão da importância da poesia no dia a dia de cada aluno. Todo o trabalho desenvolvido, de natureza qualitativa, conseguiu, de certo modo, desconstruir desinteresses e cativar os discentes para a magia e a criatividade em que o texto poético os pode envolver. Apesar de não se poderem comprovar concretamente os resultados, dado o curto espaço de tempo para atuação, foi possível percecionar as razões que determinam as escolhas dos discentes, bem como as influências que recaem sobre as suas escolhas. Assim, este estudo aponta ainda para o que deve eventualmente ser mudado, para que os discentes atinjam uma aprendizagem mais enriquecedora e abrangente.
id RCAP_8e71b4a4247bcf37ae1fea80957adaee
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividadePoesiaCriatividadeMotivaçãoAprendizagemPoetryCreativityMotivationLearningO presente trabalho de investigação completa um estudo intitulado “Rabiscos de Poesia: um passo para a criatividade”, que ocorreu numa turma do 5º ano de escolaridade, constituída por catorze discentes e que teve como principal objetivo dar um pequeno passo para a criatividade dentro de um género literário que a turma não tivesse ainda trabalhado neste ano letivo - a poesia, tentando motivar os alunos. Assim, definiram-se como principais objetivos: i) compreender as primordiais razões que levam os discentes a escolher o género literário da narrativa em detrimento da poesia; ii) desenvolver atividades que estimulem os discentes para a criatividade na escrita de poesia; iii) fomentar o gosto e interesse pela poesia. “As crianças, hoje, crescem depressa, para serem adultos cedo. (…) As sociedades modernas estão a matar a palavra, a imaginação e a sensibilidade, ingredientes fundamentais de uma educação global para uma cidadania lúdica, criativa, humanista e feliz”. (Franco, 1999, p. 7) Este foi um dos grandes motivos que levaram a que neste estudo fluíssem diversificadas atividades, relacionadas com o género literário da poesia, ao longo da prática pedagógica na disciplina de Português e no Clube Rabiscos de Poesia, que decorria na hora de Direção de Turma. Deste modo, as tarefas propostas foram ao encontro dos objetivos traçados e contribuíram para o esclarecimento e transmissão da importância da poesia no dia a dia de cada aluno. Todo o trabalho desenvolvido, de natureza qualitativa, conseguiu, de certo modo, desconstruir desinteresses e cativar os discentes para a magia e a criatividade em que o texto poético os pode envolver. Apesar de não se poderem comprovar concretamente os resultados, dado o curto espaço de tempo para atuação, foi possível percecionar as razões que determinam as escolhas dos discentes, bem como as influências que recaem sobre as suas escolhas. Assim, este estudo aponta ainda para o que deve eventualmente ser mudado, para que os discentes atinjam uma aprendizagem mais enriquecedora e abrangente.The present research completes a study entitled ”Scribbles Poetry: a step for creativity”, which occurred in a class of fifth grade, consisting of fourteen students and had as main purpose to take a small step for creativity within a literary genre that the class had not worked this school year – poetry, trying to motivate students. Therefore, defined as main objectives: i) understand the primary reasons that lead students to choose the literary genre of the narrative instead of poetry; ii) develop activities that encourage students to creativity in poetry writing; iii) promote the taste and interest for poetry. “Children today grow up quickly, to become adults soon. (…) Modern societies are killing the word, imagination and sensitivity, key ingredients of a global education for a playful, creative, humanistic and happy citizenship.” (Franco, 1999, p. 7) This was one of the main reasons that led that in this research, diversified activities/tasks related to the literary genre of poetry flowed along the pedagogical practice in the discipline of Portuguese and in “Scribbles Poetry Club” that occurred at the time of class management. Thus, the proposed tasks were to meet the established objectives and contributed to the clarification and transmission of the importance of poetry in the daily lives of every human being. As the poetic text is treated with minor importance when compared with other genres, this research aims to demonstrate that poetry is part of every person and that if we do not enjoy it, we cannot live life to the full. All the developed work, of qualitative nature, managed, somehow, to deconstruct detachments and captivate students to the magic and creativity that the poetic text can involve them in. Although one cannot actually prove the results, given the short time to act, it was possible to perceive the reasons that determine the choices of students, as well as the influences that fall on their choices. Therefore, this research also points to what eventually can be changed so that students achieve a more enriching and comprehensive learning.2017-03-27T15:49:30Z2016-07-22T00:00:00Z2016-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1812TID:201666537porMaia, Marisa Daniela Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:44Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:16.230853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade
title Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade
spellingShingle Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade
Maia, Marisa Daniela Couto
Poesia
Criatividade
Motivação
Aprendizagem
Poetry
Creativity
Motivation
Learning
title_short Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade
title_full Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade
title_fullStr Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade
title_full_unstemmed Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade
title_sort Rabiscos de Poesia : Um passo para a criatividade
author Maia, Marisa Daniela Couto
author_facet Maia, Marisa Daniela Couto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Marisa Daniela Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Criatividade
Motivação
Aprendizagem
Poetry
Creativity
Motivation
Learning
topic Poesia
Criatividade
Motivação
Aprendizagem
Poetry
Creativity
Motivation
Learning
description O presente trabalho de investigação completa um estudo intitulado “Rabiscos de Poesia: um passo para a criatividade”, que ocorreu numa turma do 5º ano de escolaridade, constituída por catorze discentes e que teve como principal objetivo dar um pequeno passo para a criatividade dentro de um género literário que a turma não tivesse ainda trabalhado neste ano letivo - a poesia, tentando motivar os alunos. Assim, definiram-se como principais objetivos: i) compreender as primordiais razões que levam os discentes a escolher o género literário da narrativa em detrimento da poesia; ii) desenvolver atividades que estimulem os discentes para a criatividade na escrita de poesia; iii) fomentar o gosto e interesse pela poesia. “As crianças, hoje, crescem depressa, para serem adultos cedo. (…) As sociedades modernas estão a matar a palavra, a imaginação e a sensibilidade, ingredientes fundamentais de uma educação global para uma cidadania lúdica, criativa, humanista e feliz”. (Franco, 1999, p. 7) Este foi um dos grandes motivos que levaram a que neste estudo fluíssem diversificadas atividades, relacionadas com o género literário da poesia, ao longo da prática pedagógica na disciplina de Português e no Clube Rabiscos de Poesia, que decorria na hora de Direção de Turma. Deste modo, as tarefas propostas foram ao encontro dos objetivos traçados e contribuíram para o esclarecimento e transmissão da importância da poesia no dia a dia de cada aluno. Todo o trabalho desenvolvido, de natureza qualitativa, conseguiu, de certo modo, desconstruir desinteresses e cativar os discentes para a magia e a criatividade em que o texto poético os pode envolver. Apesar de não se poderem comprovar concretamente os resultados, dado o curto espaço de tempo para atuação, foi possível percecionar as razões que determinam as escolhas dos discentes, bem como as influências que recaem sobre as suas escolhas. Assim, este estudo aponta ainda para o que deve eventualmente ser mudado, para que os discentes atinjam uma aprendizagem mais enriquecedora e abrangente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22T00:00:00Z
2016-07-22
2017-03-27T15:49:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1812
TID:201666537
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1812
identifier_str_mv TID:201666537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131518590779392