Literacia digital em idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/7006 |
Resumo: | A presente Dissertação tem como principal objetivo determinar a literacia digital presente nos idosos e qual a sua perceção sobre as alterações na sua qualidade de vida após a aprendizagem do manuseamento das novas tecnologias. De modo a responder a este objetivo foi elaborado um questionário, designado de “Questionário de Literacia Digital”. A metodologia utilizada foi o método quantitativo, embora estejam presentes no questionário algumas questões de caráter qualitativo, o que permitiu uma abordagem mais integrativa do estudo. A amostra é constituída por vinte e um idosos e alunos de uma Universidade Sénior da Região Norte. A análise dos dados demonstrou que os dispositivos mais utilizados pelos idosos são o telemóvel e o computador. O motivo principal para o começo da sua utilização foi a curiosidade em aprender a utilizar estes meios de comunicação. A grande maioria dos participantes afirma que a sua qualidade de vida se alterou para melhor desde que começou a utilizar estes dispositivos, tendo também demonstrado que a Internet é importante para eles poderem comunicar com familiares e amigos que estão no estrangeiro com maior facilidade. Em suma, os idosos desta amostra demonstram ter algum conhecimento relativamente à utilização dos novos meios de comunicação, embora este conhecimento seja possivelmente influenciado pelo facto de frequentarem a Universidade Sénior e por este se centrar essencialmente no que é exigido nas aulas. |
id |
RCAP_8eb4cf30ce0a89c925ace72a3425ac81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/7006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia digital em idososLiteracia digitalIdososAprendizagemTecnologiasDigital literacyElderlyLearningTechnologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente Dissertação tem como principal objetivo determinar a literacia digital presente nos idosos e qual a sua perceção sobre as alterações na sua qualidade de vida após a aprendizagem do manuseamento das novas tecnologias. De modo a responder a este objetivo foi elaborado um questionário, designado de “Questionário de Literacia Digital”. A metodologia utilizada foi o método quantitativo, embora estejam presentes no questionário algumas questões de caráter qualitativo, o que permitiu uma abordagem mais integrativa do estudo. A amostra é constituída por vinte e um idosos e alunos de uma Universidade Sénior da Região Norte. A análise dos dados demonstrou que os dispositivos mais utilizados pelos idosos são o telemóvel e o computador. O motivo principal para o começo da sua utilização foi a curiosidade em aprender a utilizar estes meios de comunicação. A grande maioria dos participantes afirma que a sua qualidade de vida se alterou para melhor desde que começou a utilizar estes dispositivos, tendo também demonstrado que a Internet é importante para eles poderem comunicar com familiares e amigos que estão no estrangeiro com maior facilidade. Em suma, os idosos desta amostra demonstram ter algum conhecimento relativamente à utilização dos novos meios de comunicação, embora este conhecimento seja possivelmente influenciado pelo facto de frequentarem a Universidade Sénior e por este se centrar essencialmente no que é exigido nas aulas.This essay has a main objective of evaluate digital literacy in the elderly and what is their perception about the changes in their quality of life after learning how to handle new technologies. In order to meet this objective a questionnaire was prepared, designate “Questionário de Literacia Digital”. The methodology used was the quantitative method, although some qualitative issues are presented in the questionnaire, which allowed a more integrative approach to the study. The sample is composed of twenty-one seniors and students of a Senior University of the North Region. The analysis of the data showed that the most used devices by the elderly are the mobile phones and the computer. The main reason for the beginning of using it was the curiosity in learning how to use these new means of communication. The majority of participants said that their quality of life has changed for the better since they started using these devices, they also demonstrated that the Internet is important for them to be able to communicate with their family and friends who are abroad with greater ease. In conclusion, the elderly in this sample demonstrated knowledge in using new media, although this knowledge is possibly influenced by Senior University and focusing essentially on what is required in class.Teixeira, ZéliaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPereira, Ana Sofia Leite2018-11-12T12:20:32Z2018-11-092018-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7006pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-18T02:01:35Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:54.536463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia digital em idosos |
title |
Literacia digital em idosos |
spellingShingle |
Literacia digital em idosos Pereira, Ana Sofia Leite Literacia digital Idosos Aprendizagem Tecnologias Digital literacy Elderly Learning Technology Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Literacia digital em idosos |
title_full |
Literacia digital em idosos |
title_fullStr |
Literacia digital em idosos |
title_full_unstemmed |
Literacia digital em idosos |
title_sort |
Literacia digital em idosos |
author |
Pereira, Ana Sofia Leite |
author_facet |
Pereira, Ana Sofia Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Zélia Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Sofia Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia digital Idosos Aprendizagem Tecnologias Digital literacy Elderly Learning Technology Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Literacia digital Idosos Aprendizagem Tecnologias Digital literacy Elderly Learning Technology Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
A presente Dissertação tem como principal objetivo determinar a literacia digital presente nos idosos e qual a sua perceção sobre as alterações na sua qualidade de vida após a aprendizagem do manuseamento das novas tecnologias. De modo a responder a este objetivo foi elaborado um questionário, designado de “Questionário de Literacia Digital”. A metodologia utilizada foi o método quantitativo, embora estejam presentes no questionário algumas questões de caráter qualitativo, o que permitiu uma abordagem mais integrativa do estudo. A amostra é constituída por vinte e um idosos e alunos de uma Universidade Sénior da Região Norte. A análise dos dados demonstrou que os dispositivos mais utilizados pelos idosos são o telemóvel e o computador. O motivo principal para o começo da sua utilização foi a curiosidade em aprender a utilizar estes meios de comunicação. A grande maioria dos participantes afirma que a sua qualidade de vida se alterou para melhor desde que começou a utilizar estes dispositivos, tendo também demonstrado que a Internet é importante para eles poderem comunicar com familiares e amigos que estão no estrangeiro com maior facilidade. Em suma, os idosos desta amostra demonstram ter algum conhecimento relativamente à utilização dos novos meios de comunicação, embora este conhecimento seja possivelmente influenciado pelo facto de frequentarem a Universidade Sénior e por este se centrar essencialmente no que é exigido nas aulas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-12T12:20:32Z 2018-11-09 2018-11-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/7006 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/7006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130305924169728 |