Literacia digital em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Sofia Leite
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7006
Resumo: A presente Dissertação tem como principal objetivo determinar a literacia digital presente nos idosos e qual a sua perceção sobre as alterações na sua qualidade de vida após a aprendizagem do manuseamento das novas tecnologias. De modo a responder a este objetivo foi elaborado um questionário, designado de “Questionário de Literacia Digital”. A metodologia utilizada foi o método quantitativo, embora estejam presentes no questionário algumas questões de caráter qualitativo, o que permitiu uma abordagem mais integrativa do estudo. A amostra é constituída por vinte e um idosos e alunos de uma Universidade Sénior da Região Norte. A análise dos dados demonstrou que os dispositivos mais utilizados pelos idosos são o telemóvel e o computador. O motivo principal para o começo da sua utilização foi a curiosidade em aprender a utilizar estes meios de comunicação. A grande maioria dos participantes afirma que a sua qualidade de vida se alterou para melhor desde que começou a utilizar estes dispositivos, tendo também demonstrado que a Internet é importante para eles poderem comunicar com familiares e amigos que estão no estrangeiro com maior facilidade. Em suma, os idosos desta amostra demonstram ter algum conhecimento relativamente à utilização dos novos meios de comunicação, embora este conhecimento seja possivelmente influenciado pelo facto de frequentarem a Universidade Sénior e por este se centrar essencialmente no que é exigido nas aulas.
id RCAP_8eb4cf30ce0a89c925ace72a3425ac81
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/7006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia digital em idososLiteracia digitalIdososAprendizagemTecnologiasDigital literacyElderlyLearningTechnologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente Dissertação tem como principal objetivo determinar a literacia digital presente nos idosos e qual a sua perceção sobre as alterações na sua qualidade de vida após a aprendizagem do manuseamento das novas tecnologias. De modo a responder a este objetivo foi elaborado um questionário, designado de “Questionário de Literacia Digital”. A metodologia utilizada foi o método quantitativo, embora estejam presentes no questionário algumas questões de caráter qualitativo, o que permitiu uma abordagem mais integrativa do estudo. A amostra é constituída por vinte e um idosos e alunos de uma Universidade Sénior da Região Norte. A análise dos dados demonstrou que os dispositivos mais utilizados pelos idosos são o telemóvel e o computador. O motivo principal para o começo da sua utilização foi a curiosidade em aprender a utilizar estes meios de comunicação. A grande maioria dos participantes afirma que a sua qualidade de vida se alterou para melhor desde que começou a utilizar estes dispositivos, tendo também demonstrado que a Internet é importante para eles poderem comunicar com familiares e amigos que estão no estrangeiro com maior facilidade. Em suma, os idosos desta amostra demonstram ter algum conhecimento relativamente à utilização dos novos meios de comunicação, embora este conhecimento seja possivelmente influenciado pelo facto de frequentarem a Universidade Sénior e por este se centrar essencialmente no que é exigido nas aulas.This essay has a main objective of evaluate digital literacy in the elderly and what is their perception about the changes in their quality of life after learning how to handle new technologies. In order to meet this objective a questionnaire was prepared, designate “Questionário de Literacia Digital”. The methodology used was the quantitative method, although some qualitative issues are presented in the questionnaire, which allowed a more integrative approach to the study. The sample is composed of twenty-one seniors and students of a Senior University of the North Region. The analysis of the data showed that the most used devices by the elderly are the mobile phones and the computer. The main reason for the beginning of using it was the curiosity in learning how to use these new means of communication. The majority of participants said that their quality of life has changed for the better since they started using these devices, they also demonstrated that the Internet is important for them to be able to communicate with their family and friends who are abroad with greater ease. In conclusion, the elderly in this sample demonstrated knowledge in using new media, although this knowledge is possibly influenced by Senior University and focusing essentially on what is required in class.Teixeira, ZéliaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPereira, Ana Sofia Leite2018-11-12T12:20:32Z2018-11-092018-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7006pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-18T02:01:35Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:54.536463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia digital em idosos
title Literacia digital em idosos
spellingShingle Literacia digital em idosos
Pereira, Ana Sofia Leite
Literacia digital
Idosos
Aprendizagem
Tecnologias
Digital literacy
Elderly
Learning
Technology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Literacia digital em idosos
title_full Literacia digital em idosos
title_fullStr Literacia digital em idosos
title_full_unstemmed Literacia digital em idosos
title_sort Literacia digital em idosos
author Pereira, Ana Sofia Leite
author_facet Pereira, Ana Sofia Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Zélia
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Sofia Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia digital
Idosos
Aprendizagem
Tecnologias
Digital literacy
Elderly
Learning
Technology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Literacia digital
Idosos
Aprendizagem
Tecnologias
Digital literacy
Elderly
Learning
Technology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A presente Dissertação tem como principal objetivo determinar a literacia digital presente nos idosos e qual a sua perceção sobre as alterações na sua qualidade de vida após a aprendizagem do manuseamento das novas tecnologias. De modo a responder a este objetivo foi elaborado um questionário, designado de “Questionário de Literacia Digital”. A metodologia utilizada foi o método quantitativo, embora estejam presentes no questionário algumas questões de caráter qualitativo, o que permitiu uma abordagem mais integrativa do estudo. A amostra é constituída por vinte e um idosos e alunos de uma Universidade Sénior da Região Norte. A análise dos dados demonstrou que os dispositivos mais utilizados pelos idosos são o telemóvel e o computador. O motivo principal para o começo da sua utilização foi a curiosidade em aprender a utilizar estes meios de comunicação. A grande maioria dos participantes afirma que a sua qualidade de vida se alterou para melhor desde que começou a utilizar estes dispositivos, tendo também demonstrado que a Internet é importante para eles poderem comunicar com familiares e amigos que estão no estrangeiro com maior facilidade. Em suma, os idosos desta amostra demonstram ter algum conhecimento relativamente à utilização dos novos meios de comunicação, embora este conhecimento seja possivelmente influenciado pelo facto de frequentarem a Universidade Sénior e por este se centrar essencialmente no que é exigido nas aulas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12T12:20:32Z
2018-11-09
2018-11-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/7006
url http://hdl.handle.net/10284/7006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130305924169728