A perceção interna dos colaboradores sobre as razões que levam a empresa a praticar ações de Responsabilidade Social: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frescata, Joana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7876
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestrado em Ciências Empresariais – Ramo Gestão Logística
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spelling A perceção interna dos colaboradores sobre as razões que levam a empresa a praticar ações de Responsabilidade Social: um estudo de casoResponsabilidade Social CorporativaSustentabilidade e Vantagem CompetitivaSocial ResponsabilityCompanies Social ResponsabilitySustainabilityCompetiive AdvantageDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestrado em Ciências Empresariais – Ramo Gestão LogísticaA presente investigação tem como objetivo verificar a perceção que os colaboradores tem no que concerne a RSE, na empresa estudada. No presente, as empresas optam cada vez mais modificar a sua filosofia e posicionamento no mercado, passando assim a adotar novas medidas de gestão socialmente responsáveis, enquanto no passado a prioridade era essencialmente a maximização do lucro para os acionistas. Atualmente a Responsabilidade Social passou a fazer parte da estratégia da grande maioria das empresas, nomeadamente através da integração voluntária de preocupações económicas, sociais e ambientais, contribuindo assim cada vez mais para o desenvolvimento sustentável das empresas. Por outro lado, existem empresas que hoje em dia decidem criar as suas próprias fundações, de forma a dar seguimento aos projetos de carácter social, com o objetivo de prestar o seu contributo há sociedade. A União Europeia tem promovido e acompanhado de forma bastante ativa e atenta, a responsabilidade social nas empresas, tem conseguido assim assegurar o valioso contributo para a sociedade acima mencionado, sendo que as empresas têm vindo a evoluir positivamente nesta dimensão. As empresas pretendem valorizar cada vez mais a responsabilidade social internamente, envolvendo os seus recursos humanos na filosofia da organização, procurando iniciativas que possam motivar e disseminar o espírito de pertença e simultaneamente permitir à organização melhorias significativas nas dimensões competitividade e rentabilidade. No que diz respeito há visibilidade, esta continua a ser uma preocupação. A imagem da empresa no mercado é um elemento fulcral para o sucesso. No entanto, esta, apenas conseguirá transmitir um forte vínculo no que diz respeito há responsabilidade social, se os seus colaboradores sentirem que a empresa aposta nessa realidade, por isso a preocupação inicial e mais importante deve ser incutir nos seus funcionários este propósito. A empresa que será estudada pertence ao sector de comércio a retalho de artigos de desporto, de campismo e lazer, em estabelecimentos especializados, sendo a segunda líder de mercado, no entanto por motivos de sigilo terá um nome fictício. O principal objetivo deste estudo consiste em compreender a perceção que os colaboradores têm relativamente à orientação da empresa “Nível Certo”, no que concerne à responsabilidade social. Especificamente, o estudo pretende compreender a perceção dos colaboradores relativamente às ações de responsabilidade social da empresa, nas dimensões económica, social e ambiental, de forma breve. A metodologia utilizada para execução desta dissertação remete-nos para uma investigação de um estudo de caso único, recorrendo a um inquérito por questionário que foi gentilmente aceite pelos colaboradores da empresa. Após recolha, os dados obtidos foram tratados em programa informático Excel, com o objetivo de interpretar a informação proveniente, com vista a encontrar resultados que validem a temática de estudo proposta para este trabalho. Os resultados estarão disponíveis ao longo da dissertação, expressos em gráficos que transmitem as opiniões dos funcionários, bem como análises que suportam todas as informações relativamente a cada dimensão estudada. Os resultados obtidos no trabalho realizado ilustram a perceção dos funcionários da empresa “Nível Certo”, no que diz respeito aos mecanismos e processos para aplicar as ações de responsabilidade social por parte da organização, sendo esta, a forma de entender o que realmente pensam os colaboradores sobre a empresa nesta área especificamente. As principais conclusões deste estudo, de acordo com a pergunta de partida, revelam que na grande maioria os colaboradores consideram que a empresa têm falhas na dimensão social, uma vez que os resultados obtidos são maioritariamente não se aplica, enquanto na dimensão ambiental e económica são concordo e concordo totalmente.The present research aims to verify the perception that employees have regarding RSE, in the company used in this study. These days, companies are choosing to change their philosophy and its position in the market by adopting new management measures socially responsible, whereas in the past the main concern was essentially to maximize profits for the shareholders. Currently the Social Responsibility has become part of the strategy for a large majority of companies, mainly through the voluntary integration of economic, social and environmental concerns, contributing more and more for the sustainable business development. On the other hand, there are companies that in our days, have decided to create their own foundations, in order to follow up social projects, with the main goal of offering their contribution to the society. The European Union have been promoting and following in a very active and careful way, the social responsibility in the companies, ensuring this way the valuable contribution to the society, therefore the companies have been evolving positively in this dimension. Companies are learning to appreciate the value of social responsibility internally by involving their human resources in the philosophy of the organization, looking for initiatives that can motivate and spread the spirit of belonging and at the same time allowing the organization significant improvements in the competitiveness and profitability dimensions. As far as visibility, this continues to be a concern. The image of the company in the market is an important element for their success and to achieve that reality, employees have to feel that a company cares about social responsibility, and more important wants to instill that notion in the company. The company that is the focus for this research belongs to the retail sector of sports, camping and leisure, in specialized establishments, and is also the second leader of the market, however, for confidential motives the name will be fictitious. The main concern for this study is to understand the perception that the employees have of the orientation of the company “Nível Certo”, regarding social responsibility. Specifically, the study aims to understand the perception that employees have on the subject of the social responsibility of the company, in economic, social and environmental areas, in a briefly way. The methodology used in the execution in this work leads us to an investigation of a specific case, using a questionnaire that was kindly accepted by the company employees. After collecting the information, the data were processed in Excel, with the purpose of understand the information in order to find results that validate the study of the present work. The results will be available throughout this work, represented in graphics that will reveal the opinions of the employees, as well as the analysis that support all the information concerning each area studied. The results obtained in this work reveals the perception of the workers of the company “Nível Certo”, regarding the mechanisms and processes to apply in the actions of the social responsibility for the organization, which is, how to understand what the employees really think about the company in each specific area. The conclusion of this study, according with the starting question, reveals that most employees think that the company as problems in the social area, but according to the results, in the environmental and economic areas they agree with the results.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisCosta, Maria TeresaRepositório ComumFrescata, Joana2015-02-26T11:46:26Z2015-022014-122015-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7876TID:201200465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:23.764572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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