Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/49242 |
Resumo: | Este artigo descreve um estudo de avaliação da usabilidade no desenvolvimento uma proposta de estruturação das secções de uma plataforma web centrada no aluno, com vista à sua utilização no suporte a trabalho de projeto e práticas colaborativas com alunos do ensino secundário. Os dados foram recolhidos usando os métodos de avaliação heurística, observação e inquérito, e em três testes diferentes: um teste-piloto, um teste heurístico e uma avaliação com utilizadores semelhantes ao público‑alvo. Os resultados obtidos nos testes permitiram validar a proposta e a identificação de melhorias que são descritas. |
id |
RCAP_8f4d04c7cba7e4be2b5e3e10fd3e5781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49242 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagemWeb platform usability: from basic repository to a collaborative learning environmentBlended learningUsabilidadeInstructional designAvaliação heurísticaMoodleUsabilityHeuristic evaluationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo descreve um estudo de avaliação da usabilidade no desenvolvimento uma proposta de estruturação das secções de uma plataforma web centrada no aluno, com vista à sua utilização no suporte a trabalho de projeto e práticas colaborativas com alunos do ensino secundário. Os dados foram recolhidos usando os métodos de avaliação heurística, observação e inquérito, e em três testes diferentes: um teste-piloto, um teste heurístico e uma avaliação com utilizadores semelhantes ao público‑alvo. Os resultados obtidos nos testes permitiram validar a proposta e a identificação de melhorias que são descritas.This article describes a usability study regarding a proposal’s development for sections structuring within a student-centred web platform. This platform is intended to be used with K12 students, supporting Project Work Methodology and collaborative practices. Data were collected using heuristic assessment, observation and survey methods, and in three different tests: a pilot test, a heuristic test and an assessment with similar users. The results obtained, and described, identify some improvements and allowed the proposal’s validation.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoSantos, LuísLencastre, José Alberto20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49242porSantos, L. & Lencastre, J. A. (2017). Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., No. 13, 187-192.1138-16632386-741810.17979/reipe.2017.0.13.2729The original publication is available at http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/3229/2128info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:25.437990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem Web platform usability: from basic repository to a collaborative learning environment |
title |
Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem |
spellingShingle |
Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem Santos, Luís Blended learning Usabilidade Instructional design Avaliação heurística Moodle Usability Heuristic evaluation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem |
title_full |
Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem |
title_fullStr |
Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem |
title_sort |
Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem |
author |
Santos, Luís |
author_facet |
Santos, Luís Lencastre, José Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Lencastre, José Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luís Lencastre, José Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blended learning Usabilidade Instructional design Avaliação heurística Moodle Usability Heuristic evaluation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Blended learning Usabilidade Instructional design Avaliação heurística Moodle Usability Heuristic evaluation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo descreve um estudo de avaliação da usabilidade no desenvolvimento uma proposta de estruturação das secções de uma plataforma web centrada no aluno, com vista à sua utilização no suporte a trabalho de projeto e práticas colaborativas com alunos do ensino secundário. Os dados foram recolhidos usando os métodos de avaliação heurística, observação e inquérito, e em três testes diferentes: um teste-piloto, um teste heurístico e uma avaliação com utilizadores semelhantes ao público‑alvo. Os resultados obtidos nos testes permitiram validar a proposta e a identificação de melhorias que são descritas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/49242 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/49242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, L. & Lencastre, J. A. (2017). Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., No. 13, 187-192. 1138-1663 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.13.2729 The original publication is available at http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/3229/2128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132921731219456 |