Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luís
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lencastre, José Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/49242
Resumo: Este artigo descreve um estudo de avaliação da usa­bilidade no desenvolvimento uma proposta de es­tru­­turação das secções de uma plataforma web cen­tra­da no aluno, com vista à sua utilização no suporte a trabalho de projeto e práticas colaborativas com alu­nos do ensino secundário. Os dados foram reco­lhi­dos usando os métodos de avaliação heurís­tica, obser­vação e inquérito, e em três testes diferentes: um teste-piloto, um teste heurístico e uma avaliação com utilizadores semelhantes ao público­‑alvo. Os re­sul­ta­dos obtidos nos testes permitiram validar a pro­pos­ta e a identificação de melhorias que são descritas.
id RCAP_8f4d04c7cba7e4be2b5e3e10fd3e5781
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagemWeb platform usability: from basic repository to a collaborative learning environmentBlended learningUsabilidadeInstructional designAvaliação heurísticaMoodleUsabilityHeuristic evaluationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo descreve um estudo de avaliação da usa­bilidade no desenvolvimento uma proposta de es­tru­­turação das secções de uma plataforma web cen­tra­da no aluno, com vista à sua utilização no suporte a trabalho de projeto e práticas colaborativas com alu­nos do ensino secundário. Os dados foram reco­lhi­dos usando os métodos de avaliação heurís­tica, obser­vação e inquérito, e em três testes diferentes: um teste-piloto, um teste heurístico e uma avaliação com utilizadores semelhantes ao público­‑alvo. Os re­sul­ta­dos obtidos nos testes permitiram validar a pro­pos­ta e a identificação de melhorias que são descritas.This article describes a usability study regarding a proposal’s development for sections structuring within a student-centred web platform. This platform is intended to be used with K12 students, supporting Project Work Methodology and collaborative practices. Data were collected using heuristic assessment, observation and survey methods, and in three different tests: a pilot test, a heuristic test and an assessment with similar users. The results obtained, and described, identify some improvements and allowed the proposal’s validation.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoSantos, LuísLencastre, José Alberto20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49242porSantos, L. & Lencastre, J. A. (2017). Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., No. 13, 187-192.1138-16632386-741810.17979/reipe.2017.0.13.2729The original publication is available at http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/3229/2128info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:25.437990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem
Web platform usability: from basic repository to a collaborative learning environment
title Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem
spellingShingle Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem
Santos, Luís
Blended learning
Usabilidade
Instructional design
Avaliação heurística
Moodle
Usability
Heuristic evaluation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem
title_full Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem
title_fullStr Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem
title_full_unstemmed Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem
title_sort Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem
author Santos, Luís
author_facet Santos, Luís
Lencastre, José Alberto
author_role author
author2 Lencastre, José Alberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luís
Lencastre, José Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Blended learning
Usabilidade
Instructional design
Avaliação heurística
Moodle
Usability
Heuristic evaluation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Blended learning
Usabilidade
Instructional design
Avaliação heurística
Moodle
Usability
Heuristic evaluation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo descreve um estudo de avaliação da usa­bilidade no desenvolvimento uma proposta de es­tru­­turação das secções de uma plataforma web cen­tra­da no aluno, com vista à sua utilização no suporte a trabalho de projeto e práticas colaborativas com alu­nos do ensino secundário. Os dados foram reco­lhi­dos usando os métodos de avaliação heurís­tica, obser­vação e inquérito, e em três testes diferentes: um teste-piloto, um teste heurístico e uma avaliação com utilizadores semelhantes ao público­‑alvo. Os re­sul­ta­dos obtidos nos testes permitiram validar a pro­pos­ta e a identificação de melhorias que são descritas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/49242
url http://hdl.handle.net/1822/49242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, L. & Lencastre, J. A. (2017). Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., No. 13, 187-192.
1138-1663
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.13.2729
The original publication is available at http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/3229/2128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132921731219456