Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damiano, Luís Miguel Caixeirinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14190
Resumo: O presente trabalho analisa o turismo em espaço rural na região do Baixo Alentejo, focalizando o estudo da oferta de alojamento, assim como os meios de distribuição e de comunicação das unidades de alojamento e nas parcerias existentes. A primeira parte do estudo consiste numa abordagem teórica, apoiada por uma revisão bibliográfica, sobre turismo em áreas rurais e o seu potencial enquanto fator de desenvolvimento. No estudo aborda-se também a especificidade do marketing de produtos turísticos, dando especial ênfase aos meios de distribuição e de comunicação, salientando a importância das novas tecnologias e das parcerias existentes. Este trabalho apoia-se também num estudo empírico, baseado num questionário, dirigido aos agentes da oferta, responsáveis pelos empreendimentos de turismo de habitação e de turismo no espaço rural da região do Baixo Alentejo, que visa caracterizar a oferta existente, assim como o contexto de utilização dos meios de distribuição e de comunicação por parte destas unidades de alojamento. Para este efeito foram estudadas dezasseis unidades de alojamento. Os resultados mostraram que estas unidades recorrem essencialmente ao marketing direto e possuem um baixo nível de associativismo; Abstract: Marketing in Rural Tourism. Case Study: The Region of Baixo Alentejo The current study analyses the rural tourism in the Baixo Alentejo area and it is focused on the accommodation offer available as well as the means of distribution, comunication and existing partnerships between the accommodation units. The first part of the study consists on a theoretical approach, which is sustained and supported by a literature review about tourism in rural areas and of its potential as a development factor. It also approaches the specificity of the marketing of touristic products marketing giving a special emphasis to the distribution and communication means, pointing out the significance of the new technologies and existing partnerships. This investigation is also supported on an experiential study, grounded on a questionnaire addressed to the offer representants which are responsible for the housing tourism and rural tourism in the Baixo Alentejo area, and has as main purpose to feature the existing offer as well as the used distribution and communication means context applied by these accommodation units. To achieve this goal, sixteen accommodation units have been studied. Results showed that these units advertise mainly through direct marketing and they have a low level of partnership between each others.
id RCAP_8f750e5a7e2ab2fd171840655b0f217a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo AlentejoTurismo no espaço ruralRegião do Baixo AlentejoMarketing de produtos turísticosRural tourismRegion of Baixo AlentejoMarketing of Tourism productsO presente trabalho analisa o turismo em espaço rural na região do Baixo Alentejo, focalizando o estudo da oferta de alojamento, assim como os meios de distribuição e de comunicação das unidades de alojamento e nas parcerias existentes. A primeira parte do estudo consiste numa abordagem teórica, apoiada por uma revisão bibliográfica, sobre turismo em áreas rurais e o seu potencial enquanto fator de desenvolvimento. No estudo aborda-se também a especificidade do marketing de produtos turísticos, dando especial ênfase aos meios de distribuição e de comunicação, salientando a importância das novas tecnologias e das parcerias existentes. Este trabalho apoia-se também num estudo empírico, baseado num questionário, dirigido aos agentes da oferta, responsáveis pelos empreendimentos de turismo de habitação e de turismo no espaço rural da região do Baixo Alentejo, que visa caracterizar a oferta existente, assim como o contexto de utilização dos meios de distribuição e de comunicação por parte destas unidades de alojamento. Para este efeito foram estudadas dezasseis unidades de alojamento. Os resultados mostraram que estas unidades recorrem essencialmente ao marketing direto e possuem um baixo nível de associativismo; Abstract: Marketing in Rural Tourism. Case Study: The Region of Baixo Alentejo The current study analyses the rural tourism in the Baixo Alentejo area and it is focused on the accommodation offer available as well as the means of distribution, comunication and existing partnerships between the accommodation units. The first part of the study consists on a theoretical approach, which is sustained and supported by a literature review about tourism in rural areas and of its potential as a development factor. It also approaches the specificity of the marketing of touristic products marketing giving a special emphasis to the distribution and communication means, pointing out the significance of the new technologies and existing partnerships. This investigation is also supported on an experiential study, grounded on a questionnaire addressed to the offer representants which are responsible for the housing tourism and rural tourism in the Baixo Alentejo area, and has as main purpose to feature the existing offer as well as the used distribution and communication means context applied by these accommodation units. To achieve this goal, sixteen accommodation units have been studied. Results showed that these units advertise mainly through direct marketing and they have a low level of partnership between each others.Universidade de Évora2015-04-22T16:52:35Z2015-04-222014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14190http://hdl.handle.net/10174/14190TID:201179881porDepartamento de Gestãoluis_damiano@portugalmail.pt256Damiano, Luís Miguel Caixeirinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:30.439944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo
title Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo
spellingShingle Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo
Damiano, Luís Miguel Caixeirinho
Turismo no espaço rural
Região do Baixo Alentejo
Marketing de produtos turísticos
Rural tourism
Region of Baixo Alentejo
Marketing of Tourism products
title_short Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo
title_full Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo
title_fullStr Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo
title_full_unstemmed Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo
title_sort Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo
author Damiano, Luís Miguel Caixeirinho
author_facet Damiano, Luís Miguel Caixeirinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damiano, Luís Miguel Caixeirinho
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo no espaço rural
Região do Baixo Alentejo
Marketing de produtos turísticos
Rural tourism
Region of Baixo Alentejo
Marketing of Tourism products
topic Turismo no espaço rural
Região do Baixo Alentejo
Marketing de produtos turísticos
Rural tourism
Region of Baixo Alentejo
Marketing of Tourism products
description O presente trabalho analisa o turismo em espaço rural na região do Baixo Alentejo, focalizando o estudo da oferta de alojamento, assim como os meios de distribuição e de comunicação das unidades de alojamento e nas parcerias existentes. A primeira parte do estudo consiste numa abordagem teórica, apoiada por uma revisão bibliográfica, sobre turismo em áreas rurais e o seu potencial enquanto fator de desenvolvimento. No estudo aborda-se também a especificidade do marketing de produtos turísticos, dando especial ênfase aos meios de distribuição e de comunicação, salientando a importância das novas tecnologias e das parcerias existentes. Este trabalho apoia-se também num estudo empírico, baseado num questionário, dirigido aos agentes da oferta, responsáveis pelos empreendimentos de turismo de habitação e de turismo no espaço rural da região do Baixo Alentejo, que visa caracterizar a oferta existente, assim como o contexto de utilização dos meios de distribuição e de comunicação por parte destas unidades de alojamento. Para este efeito foram estudadas dezasseis unidades de alojamento. Os resultados mostraram que estas unidades recorrem essencialmente ao marketing direto e possuem um baixo nível de associativismo; Abstract: Marketing in Rural Tourism. Case Study: The Region of Baixo Alentejo The current study analyses the rural tourism in the Baixo Alentejo area and it is focused on the accommodation offer available as well as the means of distribution, comunication and existing partnerships between the accommodation units. The first part of the study consists on a theoretical approach, which is sustained and supported by a literature review about tourism in rural areas and of its potential as a development factor. It also approaches the specificity of the marketing of touristic products marketing giving a special emphasis to the distribution and communication means, pointing out the significance of the new technologies and existing partnerships. This investigation is also supported on an experiential study, grounded on a questionnaire addressed to the offer representants which are responsible for the housing tourism and rural tourism in the Baixo Alentejo area, and has as main purpose to feature the existing offer as well as the used distribution and communication means context applied by these accommodation units. To achieve this goal, sixteen accommodation units have been studied. Results showed that these units advertise mainly through direct marketing and they have a low level of partnership between each others.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-22T16:52:35Z
2015-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14190
http://hdl.handle.net/10174/14190
TID:201179881
url http://hdl.handle.net/10174/14190
identifier_str_mv TID:201179881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
luis_damiano@portugalmail.pt
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136559607316480