Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14190 |
Resumo: | O presente trabalho analisa o turismo em espaço rural na região do Baixo Alentejo, focalizando o estudo da oferta de alojamento, assim como os meios de distribuição e de comunicação das unidades de alojamento e nas parcerias existentes. A primeira parte do estudo consiste numa abordagem teórica, apoiada por uma revisão bibliográfica, sobre turismo em áreas rurais e o seu potencial enquanto fator de desenvolvimento. No estudo aborda-se também a especificidade do marketing de produtos turísticos, dando especial ênfase aos meios de distribuição e de comunicação, salientando a importância das novas tecnologias e das parcerias existentes. Este trabalho apoia-se também num estudo empírico, baseado num questionário, dirigido aos agentes da oferta, responsáveis pelos empreendimentos de turismo de habitação e de turismo no espaço rural da região do Baixo Alentejo, que visa caracterizar a oferta existente, assim como o contexto de utilização dos meios de distribuição e de comunicação por parte destas unidades de alojamento. Para este efeito foram estudadas dezasseis unidades de alojamento. Os resultados mostraram que estas unidades recorrem essencialmente ao marketing direto e possuem um baixo nível de associativismo; Abstract: Marketing in Rural Tourism. Case Study: The Region of Baixo Alentejo The current study analyses the rural tourism in the Baixo Alentejo area and it is focused on the accommodation offer available as well as the means of distribution, comunication and existing partnerships between the accommodation units. The first part of the study consists on a theoretical approach, which is sustained and supported by a literature review about tourism in rural areas and of its potential as a development factor. It also approaches the specificity of the marketing of touristic products marketing giving a special emphasis to the distribution and communication means, pointing out the significance of the new technologies and existing partnerships. This investigation is also supported on an experiential study, grounded on a questionnaire addressed to the offer representants which are responsible for the housing tourism and rural tourism in the Baixo Alentejo area, and has as main purpose to feature the existing offer as well as the used distribution and communication means context applied by these accommodation units. To achieve this goal, sixteen accommodation units have been studied. Results showed that these units advertise mainly through direct marketing and they have a low level of partnership between each others. |
id |
RCAP_8f750e5a7e2ab2fd171840655b0f217a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14190 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo AlentejoTurismo no espaço ruralRegião do Baixo AlentejoMarketing de produtos turísticosRural tourismRegion of Baixo AlentejoMarketing of Tourism productsO presente trabalho analisa o turismo em espaço rural na região do Baixo Alentejo, focalizando o estudo da oferta de alojamento, assim como os meios de distribuição e de comunicação das unidades de alojamento e nas parcerias existentes. A primeira parte do estudo consiste numa abordagem teórica, apoiada por uma revisão bibliográfica, sobre turismo em áreas rurais e o seu potencial enquanto fator de desenvolvimento. No estudo aborda-se também a especificidade do marketing de produtos turísticos, dando especial ênfase aos meios de distribuição e de comunicação, salientando a importância das novas tecnologias e das parcerias existentes. Este trabalho apoia-se também num estudo empírico, baseado num questionário, dirigido aos agentes da oferta, responsáveis pelos empreendimentos de turismo de habitação e de turismo no espaço rural da região do Baixo Alentejo, que visa caracterizar a oferta existente, assim como o contexto de utilização dos meios de distribuição e de comunicação por parte destas unidades de alojamento. Para este efeito foram estudadas dezasseis unidades de alojamento. Os resultados mostraram que estas unidades recorrem essencialmente ao marketing direto e possuem um baixo nível de associativismo; Abstract: Marketing in Rural Tourism. Case Study: The Region of Baixo Alentejo The current study analyses the rural tourism in the Baixo Alentejo area and it is focused on the accommodation offer available as well as the means of distribution, comunication and existing partnerships between the accommodation units. The first part of the study consists on a theoretical approach, which is sustained and supported by a literature review about tourism in rural areas and of its potential as a development factor. It also approaches the specificity of the marketing of touristic products marketing giving a special emphasis to the distribution and communication means, pointing out the significance of the new technologies and existing partnerships. This investigation is also supported on an experiential study, grounded on a questionnaire addressed to the offer representants which are responsible for the housing tourism and rural tourism in the Baixo Alentejo area, and has as main purpose to feature the existing offer as well as the used distribution and communication means context applied by these accommodation units. To achieve this goal, sixteen accommodation units have been studied. Results showed that these units advertise mainly through direct marketing and they have a low level of partnership between each others.Universidade de Évora2015-04-22T16:52:35Z2015-04-222014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14190http://hdl.handle.net/10174/14190TID:201179881porDepartamento de Gestãoluis_damiano@portugalmail.pt256Damiano, Luís Miguel Caixeirinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:30.439944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo |
title |
Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo |
spellingShingle |
Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo Damiano, Luís Miguel Caixeirinho Turismo no espaço rural Região do Baixo Alentejo Marketing de produtos turísticos Rural tourism Region of Baixo Alentejo Marketing of Tourism products |
title_short |
Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo |
title_full |
Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo |
title_fullStr |
Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo |
title_full_unstemmed |
Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo |
title_sort |
Marketing no turismo rural: caso: região do Baixo Alentejo |
author |
Damiano, Luís Miguel Caixeirinho |
author_facet |
Damiano, Luís Miguel Caixeirinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damiano, Luís Miguel Caixeirinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo no espaço rural Região do Baixo Alentejo Marketing de produtos turísticos Rural tourism Region of Baixo Alentejo Marketing of Tourism products |
topic |
Turismo no espaço rural Região do Baixo Alentejo Marketing de produtos turísticos Rural tourism Region of Baixo Alentejo Marketing of Tourism products |
description |
O presente trabalho analisa o turismo em espaço rural na região do Baixo Alentejo, focalizando o estudo da oferta de alojamento, assim como os meios de distribuição e de comunicação das unidades de alojamento e nas parcerias existentes. A primeira parte do estudo consiste numa abordagem teórica, apoiada por uma revisão bibliográfica, sobre turismo em áreas rurais e o seu potencial enquanto fator de desenvolvimento. No estudo aborda-se também a especificidade do marketing de produtos turísticos, dando especial ênfase aos meios de distribuição e de comunicação, salientando a importância das novas tecnologias e das parcerias existentes. Este trabalho apoia-se também num estudo empírico, baseado num questionário, dirigido aos agentes da oferta, responsáveis pelos empreendimentos de turismo de habitação e de turismo no espaço rural da região do Baixo Alentejo, que visa caracterizar a oferta existente, assim como o contexto de utilização dos meios de distribuição e de comunicação por parte destas unidades de alojamento. Para este efeito foram estudadas dezasseis unidades de alojamento. Os resultados mostraram que estas unidades recorrem essencialmente ao marketing direto e possuem um baixo nível de associativismo; Abstract: Marketing in Rural Tourism. Case Study: The Region of Baixo Alentejo The current study analyses the rural tourism in the Baixo Alentejo area and it is focused on the accommodation offer available as well as the means of distribution, comunication and existing partnerships between the accommodation units. The first part of the study consists on a theoretical approach, which is sustained and supported by a literature review about tourism in rural areas and of its potential as a development factor. It also approaches the specificity of the marketing of touristic products marketing giving a special emphasis to the distribution and communication means, pointing out the significance of the new technologies and existing partnerships. This investigation is also supported on an experiential study, grounded on a questionnaire addressed to the offer representants which are responsible for the housing tourism and rural tourism in the Baixo Alentejo area, and has as main purpose to feature the existing offer as well as the used distribution and communication means context applied by these accommodation units. To achieve this goal, sixteen accommodation units have been studied. Results showed that these units advertise mainly through direct marketing and they have a low level of partnership between each others. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-04-22T16:52:35Z 2015-04-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14190 http://hdl.handle.net/10174/14190 TID:201179881 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14190 |
identifier_str_mv |
TID:201179881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão luis_damiano@portugalmail.pt 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136559607316480 |