Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Teresa Bixirão
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Castro, Andreia de, Santana, Filipa, Órfão, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12000
Resumo: Este texto apresenta algumas tarefas desenhadas no âmbito da unidade curricular, Seminário de Investigação em Didática, que se desenvolve em estreita ligação com a prática de ensino supervisionada, do mestrado em Ensino da Matemática no 3ºCEB e Secundário. As tarefas apresentadas têm como finalidade a reflexão sobre alguns princípios didático-matemáticos básicos, os quais permitem introduzir os critérios de adequação didática na análise de processos de ensino e de aprendizagem da matemática e motivar para a utilização do GeoGebra.
id RCAP_8f817a74f9c9b9131c512021d77d3564
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao GeogebraEnsino secundárioEnsino básicoInvestigação em matemáticaAdequação didáticaGeoGebraSecondary and basic educationMathematics researchEducational suitabilityEducación secundariaInvestigación en las matemáticasIdoneidad didácticaEste texto apresenta algumas tarefas desenhadas no âmbito da unidade curricular, Seminário de Investigação em Didática, que se desenvolve em estreita ligação com a prática de ensino supervisionada, do mestrado em Ensino da Matemática no 3ºCEB e Secundário. As tarefas apresentadas têm como finalidade a reflexão sobre alguns princípios didático-matemáticos básicos, os quais permitem introduzir os critérios de adequação didática na análise de processos de ensino e de aprendizagem da matemática e motivar para a utilização do GeoGebra.This paper presents present some tasks designed within the course ”Seminário de Investigação em Didática”, which is developed in close connection with the supervised teaching practice (of the master in teaching Mathematics in the Elementary and High School). The tasks presented are intended to reflect on some basic didactical principles of mathematic, which allow you to enter the criteria for suitability didactic analysis of the processes, in teaching and learning of mathematics, and to motivate the use of GeoGebra.En éste artigose presentan algunas de las tareas diseñadas en el curso de “Seminário de InvestigaçãoemDidática”, que se desarrolla en estrecha relación con la práctica docente supervisada (del maestro en la enseñanza de las matemáticas en la educación secundaria). Las tareas que se presentan tienen la intención de reflexionar sobre algunos principios didácticos básicos de la matemática, que permiten introducir los criterios para el análisis de la idoneidad didáctica de los procesos de la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, y para motivar el uso de GeoGebra.Departamento de Educação, Universidade de Aveiro2014-03-26T18:38:11Z2013-07-01T00:00:00Z2013-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12000por1647-3582Neto, Teresa BixirãoCastro, Andreia deSantana, FilipaÓrfão, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:21:43Zoai:ria.ua.pt:10773/12000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:15.909764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
title Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
spellingShingle Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
Neto, Teresa Bixirão
Ensino secundário
Ensino básico
Investigação em matemática
Adequação didática
GeoGebra
Secondary and basic education
Mathematics research
Educational suitability
Educación secundaria
Investigación en las matemáticas
Idoneidad didáctica
title_short Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
title_full Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
title_fullStr Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
title_full_unstemmed Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
title_sort Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
author Neto, Teresa Bixirão
author_facet Neto, Teresa Bixirão
Castro, Andreia de
Santana, Filipa
Órfão, Isabel
author_role author
author2 Castro, Andreia de
Santana, Filipa
Órfão, Isabel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Teresa Bixirão
Castro, Andreia de
Santana, Filipa
Órfão, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino secundário
Ensino básico
Investigação em matemática
Adequação didática
GeoGebra
Secondary and basic education
Mathematics research
Educational suitability
Educación secundaria
Investigación en las matemáticas
Idoneidad didáctica
topic Ensino secundário
Ensino básico
Investigação em matemática
Adequação didática
GeoGebra
Secondary and basic education
Mathematics research
Educational suitability
Educación secundaria
Investigación en las matemáticas
Idoneidad didáctica
description Este texto apresenta algumas tarefas desenhadas no âmbito da unidade curricular, Seminário de Investigação em Didática, que se desenvolve em estreita ligação com a prática de ensino supervisionada, do mestrado em Ensino da Matemática no 3ºCEB e Secundário. As tarefas apresentadas têm como finalidade a reflexão sobre alguns princípios didático-matemáticos básicos, os quais permitem introduzir os critérios de adequação didática na análise de processos de ensino e de aprendizagem da matemática e motivar para a utilização do GeoGebra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01T00:00:00Z
2013-07-01
2014-03-26T18:38:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12000
url http://hdl.handle.net/10773/12000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Educação, Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Educação, Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137533819355136