Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12000 |
Resumo: | Este texto apresenta algumas tarefas desenhadas no âmbito da unidade curricular, Seminário de Investigação em Didática, que se desenvolve em estreita ligação com a prática de ensino supervisionada, do mestrado em Ensino da Matemática no 3ºCEB e Secundário. As tarefas apresentadas têm como finalidade a reflexão sobre alguns princípios didático-matemáticos básicos, os quais permitem introduzir os critérios de adequação didática na análise de processos de ensino e de aprendizagem da matemática e motivar para a utilização do GeoGebra. |
id |
RCAP_8f817a74f9c9b9131c512021d77d3564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12000 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao GeogebraEnsino secundárioEnsino básicoInvestigação em matemáticaAdequação didáticaGeoGebraSecondary and basic educationMathematics researchEducational suitabilityEducación secundariaInvestigación en las matemáticasIdoneidad didácticaEste texto apresenta algumas tarefas desenhadas no âmbito da unidade curricular, Seminário de Investigação em Didática, que se desenvolve em estreita ligação com a prática de ensino supervisionada, do mestrado em Ensino da Matemática no 3ºCEB e Secundário. As tarefas apresentadas têm como finalidade a reflexão sobre alguns princípios didático-matemáticos básicos, os quais permitem introduzir os critérios de adequação didática na análise de processos de ensino e de aprendizagem da matemática e motivar para a utilização do GeoGebra.This paper presents present some tasks designed within the course ”Seminário de Investigação em Didática”, which is developed in close connection with the supervised teaching practice (of the master in teaching Mathematics in the Elementary and High School). The tasks presented are intended to reflect on some basic didactical principles of mathematic, which allow you to enter the criteria for suitability didactic analysis of the processes, in teaching and learning of mathematics, and to motivate the use of GeoGebra.En éste artigose presentan algunas de las tareas diseñadas en el curso de “Seminário de InvestigaçãoemDidática”, que se desarrolla en estrecha relación con la práctica docente supervisada (del maestro en la enseñanza de las matemáticas en la educación secundaria). Las tareas que se presentan tienen la intención de reflexionar sobre algunos principios didácticos básicos de la matemática, que permiten introducir los criterios para el análisis de la idoneidad didáctica de los procesos de la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, y para motivar el uso de GeoGebra.Departamento de Educação, Universidade de Aveiro2014-03-26T18:38:11Z2013-07-01T00:00:00Z2013-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12000por1647-3582Neto, Teresa BixirãoCastro, Andreia deSantana, FilipaÓrfão, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:21:43Zoai:ria.ua.pt:10773/12000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:15.909764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra |
title |
Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra |
spellingShingle |
Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra Neto, Teresa Bixirão Ensino secundário Ensino básico Investigação em matemática Adequação didática GeoGebra Secondary and basic education Mathematics research Educational suitability Educación secundaria Investigación en las matemáticas Idoneidad didáctica |
title_short |
Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra |
title_full |
Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra |
title_fullStr |
Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra |
title_full_unstemmed |
Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra |
title_sort |
Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra |
author |
Neto, Teresa Bixirão |
author_facet |
Neto, Teresa Bixirão Castro, Andreia de Santana, Filipa Órfão, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Andreia de Santana, Filipa Órfão, Isabel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Teresa Bixirão Castro, Andreia de Santana, Filipa Órfão, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino secundário Ensino básico Investigação em matemática Adequação didática GeoGebra Secondary and basic education Mathematics research Educational suitability Educación secundaria Investigación en las matemáticas Idoneidad didáctica |
topic |
Ensino secundário Ensino básico Investigação em matemática Adequação didática GeoGebra Secondary and basic education Mathematics research Educational suitability Educación secundaria Investigación en las matemáticas Idoneidad didáctica |
description |
Este texto apresenta algumas tarefas desenhadas no âmbito da unidade curricular, Seminário de Investigação em Didática, que se desenvolve em estreita ligação com a prática de ensino supervisionada, do mestrado em Ensino da Matemática no 3ºCEB e Secundário. As tarefas apresentadas têm como finalidade a reflexão sobre alguns princípios didático-matemáticos básicos, os quais permitem introduzir os critérios de adequação didática na análise de processos de ensino e de aprendizagem da matemática e motivar para a utilização do GeoGebra. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-01T00:00:00Z 2013-07-01 2014-03-26T18:38:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12000 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Educação, Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Educação, Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137533819355136 |