Conceções de amizade de crianças em creche e jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Mariana Simões
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10881
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Conceções de amizade de crianças em creche e jardim-de-infânciaAmizadeConceções infantisRelações interpessoaisCrecheJardim de infânciaFriendshipChild conceptsInterpersonal relationshipsDay careKindergartenRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorre da prática profissional supervisionada, desenvolvida em contexto de jardim de infância. Tem como objetivo principal, realizar uma análise crítica e reflexiva do processo formativo desenvolvido ao longo da formação e pretende ainda partilhar os momentos mais significativos. Neste relatório, começo por realizar uma caracterização reflexiva do contexto educativo onde decorreu a prática, para depois relatar, analisar e avaliar a ação pedagógica. A prática foi realizada em Lisboa numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Esta instituição possui a valência de creche e de jardim de infância e segue o modelo do Movimento da Escola Moderna. O grupo com o qual estive era constituído, inicialmente, por 25 crianças com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos. Foi um grupo que demonstrou interesse e curiosidade e tinha algumas dificuldades no que diz respeito a ouvir os outros. As relações entre pares eram frequentes e diversas. A problemática da investigação surge devido às relações entre as crianças e intitula-se “Conceções de amizade em creche e pré-escolar”. Procura aprofundar a temática da amizade e aquilo que as crianças sabem e pensam sobre este tema. Participaram no estudo 59 crianças com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos. Para a realização do estudo foi construído um breve questionário às crianças de forma a dar resposta aos objetivos específicos estipulados. De forma a aprofundar os resultados obtidos através das unidades de análise, foram tiradas várias conclusões, entre as quais se destacam, que as crianças com dois anos ainda não possuem um conceito de amizade, assim como os restantes que estão inerentes a este, que as crianças dão muita importância ao brincar sendo esta a principal atividade que fazem com os amigos, a maioria já adquiriu o conceito de amigo especial e relacionam os comportamentos não amigáveis com comportamentos de conflito. Por último, através de uma reflexão sobre a construção da profissionalidade docente, refiro quais os pontos mais importantes que retiro de toda a intervenção.ABSTRACT The current report comes from the supervised professional practice, developed in the context of kindergarten. It has as main objective, the realization of a critical analysis and a reflection of the formative process developed along the formation and still having the intention of sharing the most significant moments. In this report, I start by, realizing a reflective characterization of the educational context from where the practice took place, to later report, analyze and evaluate the pedagogical action. The practice was realized in Lisbon in a Social Solidarity Private Institution. This institution has the valence of daycare and of kindergarten and follows the model of the Modern School Movement. The group I’ve been with was constituted, initially, by 25 children with ages between two and five years old. They were a group that showed interest and curiosity and had some difficulties listening to the others. The relations between pairs were frequent and various. The problematic of the investigation comes from the relations between children and it’s titled has the “Conception of friendship in day care and kindergarten”. It seeks to deepen the thematic of friendship and what the children know and think about this theme. Participated in this study 59 children with age between two and five years old. For the realization of the study was made a brief quiz to the children in order to give an answer to the stipulated specific objectives. In order to deepen the results obtained from the analysis units, were taken a lot of conclusions, among which stand out, the children with two years who doesn’t have yet the concept of friendship, as well as the others that are inherent it, that children give a lot of importance in playing being this the principal activity that they do with their friends, the majority has already acquired the concept of a special friend and relate the non-friendly behaviors with conflict behaviors. At last, trough a reflection on the construction of the teaching profession, I refer the most important points that I take from the whole intervention.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaAlmeida, TiagoRCIPLLeandro, Mariana Simões2019-12-17T09:59:41Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10881TID:202318605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:14.529382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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