Arte pastoril - Alfabeto gráfico

Bibliographic Details
Main Author: Lézico, Sílvia do Carmo Marcelo
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10174/23073
Summary: A dissertação que se apresenta no âmbito do Mestrado em Ilustração Artística “Arte Pastoril - Alfabeto Gráfico” centrou-se em criar um Alfabeto Gráfico tendo como inspiração a Arte Pastoril, maioritariamente do Alentejo. Para a concretização e desenvolvimento deste projecto, foi essencial optar por uma metodologia de trabalho baseada na investigação, recolha, selecção e análise de elementos decorativos que compõem peças de Arte Pastoril em Portugal. Estas, caracterizam-se por serem artefactos construídos por pastores, na sua maioria utensílios domésticos utilizados no seu dia-a-dia. O processo criativo inerente a criação do Alfabeto Gráfico constituído por cinquenta (50) caracteres e ornamentos base, procurou evidenciar a riqueza visual e autenticidade dos elementos decorativos das peças pastoris, que serviram como fonte de inspiração para a criação de uma nova linguagem gráfica15 que tem como ponto de partida o passado e o património cultural. Numa fase inicial, foi efectuada uma pesquisa teórica sobre a temática em estudo, da qual se salienta o trabalho realizado pelo autor Fernando Galhano16 em 1968 e que é a grande referência teórica e visual desta investigação. Paralelamente foi efectuado um levantamento fotográfico às peças de Arte Pastoril expostas no Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho e foram realizadas visitas de estudo às peças expostas no Museu Nacional de Etnologia de Lisboa, onde se encontra o maior espolio de Arte Pastoril em Portugal. Pretendeu-se através da procura da espontaneidade das manifestações artísticas populares, recolher elementos genuínos e identificativos da nossa cultura, para desenvolver um estilo ilustrativo próprio que valorize e cruze desta forma várias áreas: as artes decorativas, a ilustração, o design, a etnografia e o património; ABSTRACT: «Pastoral Art – Graphic Alfabet» For the Masters of Artistic Illustration "Pastoral Art - Graphic Alphabet", this dissertation focused on creating a Graphic Alphabet taking as inspiration the Pastoral Art of Alentejo. For the implementation and development of this project, it was crucial to opt for a working methodology based on the research, collection, selection and analysis of the decorative elements that compose Pastoral Art objects in Portugal. Those are characterised by being artefacts built by shepherds, mostly household items used in daily life. The creative process intrinsic to the creation of the Graphic Alphabet which consists of fifty (50) characters and base ornaments, aspire to highlight the visual richness and authenticity of the decorative elements of the pastoral objects, which served as a source of inspiration for the creation of a new graphic language that emerges from former times and cultural heritage. At an early stage, a theoretical research was made on the subject under study, and the noticeable work carried out by the author Fernando Galhano17 in 1968 became the main theoretical and visual reference of this investigation. Also a photographic survey to the Pastoral Art objects exhibited in the Joaquim Vermelho Museum in Estremoz was carried out in parallel, as well as some study visits to the National Museum of Ethnology in Lisbon, where we can find the largest Pastoral Art booty in Portugal. The pursuit of spontaneity of popular artistic manifestations aimed to collect genuine elements inherent to our culture in order to develop an illustrative style that could esteem and cross several areas: the decorative arts, illustration, design, ethnography and cultural heritage
id RCAP_920e98fed05545a7a1a10e88c7d3e388
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23073
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte pastoril - Alfabeto gráficoArte pastorilArte popularAlentejoIlustraçãoDesignPatrimónioIdentidadePastoral artFolk artAlentejoIllustrationDesignA dissertação que se apresenta no âmbito do Mestrado em Ilustração Artística “Arte Pastoril - Alfabeto Gráfico” centrou-se em criar um Alfabeto Gráfico tendo como inspiração a Arte Pastoril, maioritariamente do Alentejo. Para a concretização e desenvolvimento deste projecto, foi essencial optar por uma metodologia de trabalho baseada na investigação, recolha, selecção e análise de elementos decorativos que compõem peças de Arte Pastoril em Portugal. Estas, caracterizam-se por serem artefactos construídos por pastores, na sua maioria utensílios domésticos utilizados no seu dia-a-dia. O processo criativo inerente a criação do Alfabeto Gráfico constituído por cinquenta (50) caracteres e ornamentos base, procurou evidenciar a riqueza visual e autenticidade dos elementos decorativos das peças pastoris, que serviram como fonte de inspiração para a criação de uma nova linguagem gráfica15 que tem como ponto de partida o passado e o património cultural. Numa fase inicial, foi efectuada uma pesquisa teórica sobre a temática em estudo, da qual se salienta o trabalho realizado pelo autor Fernando Galhano16 em 1968 e que é a grande referência teórica e visual desta investigação. Paralelamente foi efectuado um levantamento fotográfico às peças de Arte Pastoril expostas no Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho e foram realizadas visitas de estudo às peças expostas no Museu Nacional de Etnologia de Lisboa, onde se encontra o maior espolio de Arte Pastoril em Portugal. Pretendeu-se através da procura da espontaneidade das manifestações artísticas populares, recolher elementos genuínos e identificativos da nossa cultura, para desenvolver um estilo ilustrativo próprio que valorize e cruze desta forma várias áreas: as artes decorativas, a ilustração, o design, a etnografia e o património; ABSTRACT: «Pastoral Art – Graphic Alfabet» For the Masters of Artistic Illustration "Pastoral Art - Graphic Alphabet", this dissertation focused on creating a Graphic Alphabet taking as inspiration the Pastoral Art of Alentejo. For the implementation and development of this project, it was crucial to opt for a working methodology based on the research, collection, selection and analysis of the decorative elements that compose Pastoral Art objects in Portugal. Those are characterised by being artefacts built by shepherds, mostly household items used in daily life. The creative process intrinsic to the creation of the Graphic Alphabet which consists of fifty (50) characters and base ornaments, aspire to highlight the visual richness and authenticity of the decorative elements of the pastoral objects, which served as a source of inspiration for the creation of a new graphic language that emerges from former times and cultural heritage. At an early stage, a theoretical research was made on the subject under study, and the noticeable work carried out by the author Fernando Galhano17 in 1968 became the main theoretical and visual reference of this investigation. Also a photographic survey to the Pastoral Art objects exhibited in the Joaquim Vermelho Museum in Estremoz was carried out in parallel, as well as some study visits to the National Museum of Ethnology in Lisbon, where we can find the largest Pastoral Art booty in Portugal. The pursuit of spontaneity of popular artistic manifestations aimed to collect genuine elements inherent to our culture in order to develop an illustrative style that could esteem and cross several areas: the decorative arts, illustration, design, ethnography and cultural heritageUniversidade de Évora2018-03-28T11:40:51Z2018-03-282015-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23073http://hdl.handle.net/10174/23073TID:201810395porDepartamento de Artes Visuais e Designsilvialezico@gmail.com203Lézico, Sílvia do Carmo Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:56.662859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte pastoril - Alfabeto gráfico
title Arte pastoril - Alfabeto gráfico
spellingShingle Arte pastoril - Alfabeto gráfico
Lézico, Sílvia do Carmo Marcelo
Arte pastoril
Arte popular
Alentejo
Ilustração
Design
Património
Identidade
Pastoral art
Folk art
Alentejo
Illustration
Design
title_short Arte pastoril - Alfabeto gráfico
title_full Arte pastoril - Alfabeto gráfico
title_fullStr Arte pastoril - Alfabeto gráfico
title_full_unstemmed Arte pastoril - Alfabeto gráfico
title_sort Arte pastoril - Alfabeto gráfico
author Lézico, Sílvia do Carmo Marcelo
author_facet Lézico, Sílvia do Carmo Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lézico, Sílvia do Carmo Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte pastoril
Arte popular
Alentejo
Ilustração
Design
Património
Identidade
Pastoral art
Folk art
Alentejo
Illustration
Design
topic Arte pastoril
Arte popular
Alentejo
Ilustração
Design
Património
Identidade
Pastoral art
Folk art
Alentejo
Illustration
Design
description A dissertação que se apresenta no âmbito do Mestrado em Ilustração Artística “Arte Pastoril - Alfabeto Gráfico” centrou-se em criar um Alfabeto Gráfico tendo como inspiração a Arte Pastoril, maioritariamente do Alentejo. Para a concretização e desenvolvimento deste projecto, foi essencial optar por uma metodologia de trabalho baseada na investigação, recolha, selecção e análise de elementos decorativos que compõem peças de Arte Pastoril em Portugal. Estas, caracterizam-se por serem artefactos construídos por pastores, na sua maioria utensílios domésticos utilizados no seu dia-a-dia. O processo criativo inerente a criação do Alfabeto Gráfico constituído por cinquenta (50) caracteres e ornamentos base, procurou evidenciar a riqueza visual e autenticidade dos elementos decorativos das peças pastoris, que serviram como fonte de inspiração para a criação de uma nova linguagem gráfica15 que tem como ponto de partida o passado e o património cultural. Numa fase inicial, foi efectuada uma pesquisa teórica sobre a temática em estudo, da qual se salienta o trabalho realizado pelo autor Fernando Galhano16 em 1968 e que é a grande referência teórica e visual desta investigação. Paralelamente foi efectuado um levantamento fotográfico às peças de Arte Pastoril expostas no Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho e foram realizadas visitas de estudo às peças expostas no Museu Nacional de Etnologia de Lisboa, onde se encontra o maior espolio de Arte Pastoril em Portugal. Pretendeu-se através da procura da espontaneidade das manifestações artísticas populares, recolher elementos genuínos e identificativos da nossa cultura, para desenvolver um estilo ilustrativo próprio que valorize e cruze desta forma várias áreas: as artes decorativas, a ilustração, o design, a etnografia e o património; ABSTRACT: «Pastoral Art – Graphic Alfabet» For the Masters of Artistic Illustration "Pastoral Art - Graphic Alphabet", this dissertation focused on creating a Graphic Alphabet taking as inspiration the Pastoral Art of Alentejo. For the implementation and development of this project, it was crucial to opt for a working methodology based on the research, collection, selection and analysis of the decorative elements that compose Pastoral Art objects in Portugal. Those are characterised by being artefacts built by shepherds, mostly household items used in daily life. The creative process intrinsic to the creation of the Graphic Alphabet which consists of fifty (50) characters and base ornaments, aspire to highlight the visual richness and authenticity of the decorative elements of the pastoral objects, which served as a source of inspiration for the creation of a new graphic language that emerges from former times and cultural heritage. At an early stage, a theoretical research was made on the subject under study, and the noticeable work carried out by the author Fernando Galhano17 in 1968 became the main theoretical and visual reference of this investigation. Also a photographic survey to the Pastoral Art objects exhibited in the Joaquim Vermelho Museum in Estremoz was carried out in parallel, as well as some study visits to the National Museum of Ethnology in Lisbon, where we can find the largest Pastoral Art booty in Portugal. The pursuit of spontaneity of popular artistic manifestations aimed to collect genuine elements inherent to our culture in order to develop an illustrative style that could esteem and cross several areas: the decorative arts, illustration, design, ethnography and cultural heritage
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-22T00:00:00Z
2018-03-28T11:40:51Z
2018-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23073
http://hdl.handle.net/10174/23073
TID:201810395
url http://hdl.handle.net/10174/23073
identifier_str_mv TID:201810395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes Visuais e Design
silvialezico@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136621232128000