Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tânia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1378
Resumo: O presente relatório centra-se na prática profissional nas valências de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Ao longo deste, serão abordadas várias temáticas relacionadas com estas valências que se tornaram relevantes ao longo do período de estágio. Pretende realçar a prática de uma metodologia de investigação posta em prática para que fosse possível um melhor conhecimento acerca do grupo, e para que a prática pedagógica fosse coerente e correta. Este documento servirá para relatar os pontos de vista teóricos tidos em conta no decorrer das práticas pedagógicas: as várias abordagens e perspetivas sobre a pedagogia da educação, a utilização de várias metodologias e estratégias de intervenção, assim como vários instrumentos de planificação, observação e avaliação que contribuíram para uma prática assertiva e de qualidade. Conta também com a descrição das intervenções realizadas, onde explica os vários aspetos tidos em conta ao longo de ambas as práticas pedagógicas. Nesta descrição, serão tidas em conta as etapas da metodologia do projeto vivenciadas, assim como as restantes metodologias/ estratégias utilizadas. O principal objetivo deste documento é proporcionar uma reflexão sobre o que é ser profissional, suas exigências e desafios.ABSTRACT This report focuses on professional practice of pre-school and primary education 1st cycle valences. Several issues related to these valences that became relevant during the trainee will be approached throughout the report. It intends to highlight the practice of a research methodology implemented to make possible a better knowledge of the group and to make sure that the pedagogical practice was consistent and correct. This document will relate the theoretical point of views taken into account during pedagogical practices: the various approaches and perspectives on education pedagogy, the use of several methodologies and intervention strategies as well as several planning, observation and evaluation tools that contributed to an assertive practice of quality. It also includes the description of the interventions where it is explained the several aspects taken into account during both pedagogical practices. Here, the experienced steps of the project methodology as well as the others methodologies and strategies used are taken into account. The main purpose of this report is to provide a reflection on what is to be a professional of education as well as to elucidate to the requirements and challenges of this profession.
id RCAP_929cb61086b52ac8bae6edc6127f8aef
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoObservaçãoPlanificaçãoPedagogia diferenciadaO presente relatório centra-se na prática profissional nas valências de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Ao longo deste, serão abordadas várias temáticas relacionadas com estas valências que se tornaram relevantes ao longo do período de estágio. Pretende realçar a prática de uma metodologia de investigação posta em prática para que fosse possível um melhor conhecimento acerca do grupo, e para que a prática pedagógica fosse coerente e correta. Este documento servirá para relatar os pontos de vista teóricos tidos em conta no decorrer das práticas pedagógicas: as várias abordagens e perspetivas sobre a pedagogia da educação, a utilização de várias metodologias e estratégias de intervenção, assim como vários instrumentos de planificação, observação e avaliação que contribuíram para uma prática assertiva e de qualidade. Conta também com a descrição das intervenções realizadas, onde explica os vários aspetos tidos em conta ao longo de ambas as práticas pedagógicas. Nesta descrição, serão tidas em conta as etapas da metodologia do projeto vivenciadas, assim como as restantes metodologias/ estratégias utilizadas. O principal objetivo deste documento é proporcionar uma reflexão sobre o que é ser profissional, suas exigências e desafios.ABSTRACT This report focuses on professional practice of pre-school and primary education 1st cycle valences. Several issues related to these valences that became relevant during the trainee will be approached throughout the report. It intends to highlight the practice of a research methodology implemented to make possible a better knowledge of the group and to make sure that the pedagogical practice was consistent and correct. This document will relate the theoretical point of views taken into account during pedagogical practices: the various approaches and perspectives on education pedagogy, the use of several methodologies and intervention strategies as well as several planning, observation and evaluation tools that contributed to an assertive practice of quality. It also includes the description of the interventions where it is explained the several aspects taken into account during both pedagogical practices. Here, the experienced steps of the project methodology as well as the others methodologies and strategies used are taken into account. The main purpose of this report is to provide a reflection on what is to be a professional of education as well as to elucidate to the requirements and challenges of this profession.2014-05-14T09:40:28Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1378TID:201459612porOliveira, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.425736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Oliveira, Tânia
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Observação
Planificação
Pedagogia diferenciada
title_short Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Oliveira, Tânia
author_facet Oliveira, Tânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Observação
Planificação
Pedagogia diferenciada
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Observação
Planificação
Pedagogia diferenciada
description O presente relatório centra-se na prática profissional nas valências de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Ao longo deste, serão abordadas várias temáticas relacionadas com estas valências que se tornaram relevantes ao longo do período de estágio. Pretende realçar a prática de uma metodologia de investigação posta em prática para que fosse possível um melhor conhecimento acerca do grupo, e para que a prática pedagógica fosse coerente e correta. Este documento servirá para relatar os pontos de vista teóricos tidos em conta no decorrer das práticas pedagógicas: as várias abordagens e perspetivas sobre a pedagogia da educação, a utilização de várias metodologias e estratégias de intervenção, assim como vários instrumentos de planificação, observação e avaliação que contribuíram para uma prática assertiva e de qualidade. Conta também com a descrição das intervenções realizadas, onde explica os vários aspetos tidos em conta ao longo de ambas as práticas pedagógicas. Nesta descrição, serão tidas em conta as etapas da metodologia do projeto vivenciadas, assim como as restantes metodologias/ estratégias utilizadas. O principal objetivo deste documento é proporcionar uma reflexão sobre o que é ser profissional, suas exigências e desafios.ABSTRACT This report focuses on professional practice of pre-school and primary education 1st cycle valences. Several issues related to these valences that became relevant during the trainee will be approached throughout the report. It intends to highlight the practice of a research methodology implemented to make possible a better knowledge of the group and to make sure that the pedagogical practice was consistent and correct. This document will relate the theoretical point of views taken into account during pedagogical practices: the various approaches and perspectives on education pedagogy, the use of several methodologies and intervention strategies as well as several planning, observation and evaluation tools that contributed to an assertive practice of quality. It also includes the description of the interventions where it is explained the several aspects taken into account during both pedagogical practices. Here, the experienced steps of the project methodology as well as the others methodologies and strategies used are taken into account. The main purpose of this report is to provide a reflection on what is to be a professional of education as well as to elucidate to the requirements and challenges of this profession.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14T09:40:28Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1378
TID:201459612
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1378
identifier_str_mv TID:201459612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621963595776