Dynamics in cultural spaces in the historic center of Portimão, Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pires Rosa, Manuela, Rebelo, Efigénio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/16946
Resumo: O objetivo deste estudo consiste na construção de indicadores referentes ao desempenho dos espaços culturais da cidade de Portimão, Algarve, Portugal, que se encontram inseridos numa rota pedonal, a Rota Turística Acessível de Portimão. Trata-se do Museu de Portimão, espaço cultural que expressa a história da indústria conserveira local, e do Teatro Tempo, localizado num edifício também ele histórico, onde se dinamizam atividades na área da representação. Ambos os edifícios consistem em objetos arquitetónicos com valor patrimonial e reabilitados para espaços culturais. A metodologia aplicada carateriza-se por uma base teórica, pela recolha e análise de dados quantitativos. O conhecimento teórico advém de uma revisão de literatura, em áreas e.g.: turismo cultural, turismo acessível, património e reabilitação urbana. Os dados quantitativos são provenientes da recolha de dados dos espaços culturais Teatro Tempo e Museu de Portimão: número de visitantes/espectadores e número de sessões e atividades desde 2008-2018. Com este estudo pode-se concluir que os espaços culturais Museu de Portimão e Teatro Tempo são usufruídos não só pelos residentes, mas também por visitantes, na cidade de Portimão. A presente análise defende a importância do investimento na reabilitação urbana, na valorização patrimonial e nos espaços culturais para a construção de um turismo cultural acessível e sustentável.
id RCAP_92c0fc41d0c48a92303189416ee656a8
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Dynamics in cultural spaces in the historic center of Portimão, PortugalTurismo culturalAcessibilidadeEspaços culturaisRotas pedonaisPortimãoPortugalO objetivo deste estudo consiste na construção de indicadores referentes ao desempenho dos espaços culturais da cidade de Portimão, Algarve, Portugal, que se encontram inseridos numa rota pedonal, a Rota Turística Acessível de Portimão. Trata-se do Museu de Portimão, espaço cultural que expressa a história da indústria conserveira local, e do Teatro Tempo, localizado num edifício também ele histórico, onde se dinamizam atividades na área da representação. Ambos os edifícios consistem em objetos arquitetónicos com valor patrimonial e reabilitados para espaços culturais. A metodologia aplicada carateriza-se por uma base teórica, pela recolha e análise de dados quantitativos. O conhecimento teórico advém de uma revisão de literatura, em áreas e.g.: turismo cultural, turismo acessível, património e reabilitação urbana. Os dados quantitativos são provenientes da recolha de dados dos espaços culturais Teatro Tempo e Museu de Portimão: número de visitantes/espectadores e número de sessões e atividades desde 2008-2018. Com este estudo pode-se concluir que os espaços culturais Museu de Portimão e Teatro Tempo são usufruídos não só pelos residentes, mas também por visitantes, na cidade de Portimão. A presente análise defende a importância do investimento na reabilitação urbana, na valorização patrimonial e nos espaços culturais para a construção de um turismo cultural acessível e sustentável.Universidade de Caxias do SulSapientiaRodrigues, Ana MariaPires Rosa, ManuelaRebelo, Efigénio2021-09-06T13:34:03Z2021-042021-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/16946por2178-906110.18226/21789061.v13i2p489info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:28:57ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Dynamics in cultural spaces in the historic center of Portimão, Portugal
title Dynamics in cultural spaces in the historic center of Portimão, Portugal
spellingShingle Dynamics in cultural spaces in the historic center of Portimão, Portugal
Rodrigues, Ana Maria
Turismo cultural
Acessibilidade
Espaços culturais
Rotas pedonais
Portimão
Portugal
title_short Dynamics in cultural spaces in the historic center of Portimão, Portugal
title_full Dynamics in cultural spaces in the historic center of Portimão, Portugal
title_fullStr Dynamics in cultural spaces in the historic center of Portimão, Portugal
title_full_unstemmed Dynamics in cultural spaces in the historic center of Portimão, Portugal
title_sort Dynamics in cultural spaces in the historic center of Portimão, Portugal
author Rodrigues, Ana Maria
author_facet Rodrigues, Ana Maria
Pires Rosa, Manuela
Rebelo, Efigénio
author_role author
author2 Pires Rosa, Manuela
Rebelo, Efigénio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Maria
Pires Rosa, Manuela
Rebelo, Efigénio
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo cultural
Acessibilidade
Espaços culturais
Rotas pedonais
Portimão
Portugal
topic Turismo cultural
Acessibilidade
Espaços culturais
Rotas pedonais
Portimão
Portugal
description O objetivo deste estudo consiste na construção de indicadores referentes ao desempenho dos espaços culturais da cidade de Portimão, Algarve, Portugal, que se encontram inseridos numa rota pedonal, a Rota Turística Acessível de Portimão. Trata-se do Museu de Portimão, espaço cultural que expressa a história da indústria conserveira local, e do Teatro Tempo, localizado num edifício também ele histórico, onde se dinamizam atividades na área da representação. Ambos os edifícios consistem em objetos arquitetónicos com valor patrimonial e reabilitados para espaços culturais. A metodologia aplicada carateriza-se por uma base teórica, pela recolha e análise de dados quantitativos. O conhecimento teórico advém de uma revisão de literatura, em áreas e.g.: turismo cultural, turismo acessível, património e reabilitação urbana. Os dados quantitativos são provenientes da recolha de dados dos espaços culturais Teatro Tempo e Museu de Portimão: número de visitantes/espectadores e número de sessões e atividades desde 2008-2018. Com este estudo pode-se concluir que os espaços culturais Museu de Portimão e Teatro Tempo são usufruídos não só pelos residentes, mas também por visitantes, na cidade de Portimão. A presente análise defende a importância do investimento na reabilitação urbana, na valorização patrimonial e nos espaços culturais para a construção de um turismo cultural acessível e sustentável.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-06T13:34:03Z
2021-04
2021-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/16946
url http://hdl.handle.net/10400.1/16946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2178-9061
10.18226/21789061.v13i2p489
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303927835852800