A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de Competências
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.28507 |
Resumo: | A profissão de Enfermagem é constituída por vários domínios do conhecimento necessários para um cuidado integral com a pessoa ao longo da vida. Os estudantes de enfermagem são frequentemente expostos a fatores suscetíveis de contribuir para o aparecimento de sintomatologia musculosquelética, comprometendo, assim, o seu percurso académico. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa, descritivo e exploratório, com recurso a um grupo focal de seis estudantes de enfermagem. O objetivo foi o de perceber quais as suas perceções sobre a formação pedagógica e de que forma esta contribuiu para a sua aprendizagem na prevenção de sintomatologia musculosquelética. A análise de conteúdo foi realizada segundo Bardin (2018). O domínio de competências pessoais emergiu como o mais valorizado (15 unidades de registo), seguindo-se o pedagógico (9 unidades de registo) e, por fim, o científico (5 unidades de registo). A formação pedagógica foi considerada pelo estudante como crucial para o seu investimento pessoal e académico. |
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A Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de CompetênciasAprendizaje de Estudiantes de Enfermería en la Prevención de la Sintomatología Musculoesquelética Según los Tres Dominios de CompetenciasA Aprendizagem do Estudante de Enfermagem na Prevenção da Sintomatologia Musculosquelética Segundo os Três Domínios de CompetênciasArticlesA profissão de Enfermagem é constituída por vários domínios do conhecimento necessários para um cuidado integral com a pessoa ao longo da vida. Os estudantes de enfermagem são frequentemente expostos a fatores suscetíveis de contribuir para o aparecimento de sintomatologia musculosquelética, comprometendo, assim, o seu percurso académico. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa, descritivo e exploratório, com recurso a um grupo focal de seis estudantes de enfermagem. O objetivo foi o de perceber quais as suas perceções sobre a formação pedagógica e de que forma esta contribuiu para a sua aprendizagem na prevenção de sintomatologia musculosquelética. A análise de conteúdo foi realizada segundo Bardin (2018). O domínio de competências pessoais emergiu como o mais valorizado (15 unidades de registo), seguindo-se o pedagógico (9 unidades de registo) e, por fim, o científico (5 unidades de registo). A formação pedagógica foi considerada pelo estudante como crucial para o seu investimento pessoal e académico.The Nursing profession is composed of various domains of knowledge necessary for a comprehensive care of the person throughout his/her life cycle. During the course, nursing students are often exposed to factors that can contribute to the appearance of musculoskeletal symptoms, compromising their academic career. A qualitative, descriptive, and exploratory study was conducted using a focus group of six final-year nursing students. The aim was to understand their perceptions of the pedagogical training and how it contributed to their learning in the prevention of musculoskeletal symptoms. Content analysis was performed according to Bardin (2018). The personal skills domain emerged as the most valued domain, with 15 registration units, followed by the pedagogical domain with 9 registration units, and, finally, the scientific domain with 5 registration units. Pedagogical training was considered by students as crucial for their personal and academic investment.La profesión de Enfermería está compuesta por diversas dimensiones de conocimiento necesarios para un cuidado integral de la persona a lo largo de la vida. Los estudiantes de enfermería a menudo están expuestos a factores que pueden contribuir a la aparición de síntomas musculoesqueléticos, comprometiendo así su trayectoria académica. Se realizó un estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, utilizando un grupo focal de seis estudiantes de enfermería. El objetivo era conocer sus percepciones sobre la formación pedagógica y cómo contribuía a su aprendizaje en la prevención de síntomas musculoesqueléticos. El análisis de contenido se realizó según Bardin (2018). El ámbito de las competencias personales resultó ser el más valorado, con 15 unidades de registro, seguido del ámbito pedagógico, con 9 unidades de registro, y, por último, el ámbito científico, con 5 unidades de registro. La formación pedagógica fue considerada por los estudiantes como crucial para su inversión personal y académica.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.28507por2182-96402182-8474Firmino, Cristiana FurtadoLongo, João José RoloSimões, CelesteValentim, OlgaMarques, Fátima Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T08:15:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:02:43.062581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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