Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18271 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio (RE), com o título “Dos Bastidores ao Espetáculo: O Processo de Ensino e de Aprendizagem”, surge no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), condição necessária para a obtenção do grau de Mestre, profissionalizando para a docência de perfil duplo, no 1º e 2º CEB. Este relatório procura apresentar um percurso de descoberta pessoal e profissional, pautado pelo desejo e vontade de crescer e de aprender mais. Assim, este foi um caminho que se procurou assinalar com uma atitude crítica, reflexiva e investigativa. A Prática Pedagógica desenvolveu-se, em simultâneo, em escolas do 1º e do 2º CEB do mesmo Agrupamento - Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, estando previsto o ano letivo (dois semestres) como horizonte temporal para a sua concretização. Procura-se apresentar evidências da intervenção do professor, orientadas pelos princípios metodológicos de cada área, o que possibilitou a execução de situações de ensino e de aprendizagem, baseadas em Sequências Didáticas (SD) fundamentadas e contextualizadas. O trabalho desenvolvido assentou na valorização da Supervisão Pedagógica, como motor para uma ação apoiada em diferentes dimensões e por diferentes atores, procurando seguir as fases do ciclo da supervisão: pré-observação; observação e pós-observação. O relatório apresentado contempla, ainda, o desenho de um projeto de investigação, procurando valorizar a dimensão investigativa na formação do professor. |
id |
RCAP_932777b0f4e899f620db2476a21ab9fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18271 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de AprendizagemPrática de ensino supervisionadaPrincípios metodológicosSequências didáticasSupervisão pedagógicaSupervised teaching practiceMethodological principlesTeaching sequencesPedagogical supervisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE), com o título “Dos Bastidores ao Espetáculo: O Processo de Ensino e de Aprendizagem”, surge no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), condição necessária para a obtenção do grau de Mestre, profissionalizando para a docência de perfil duplo, no 1º e 2º CEB. Este relatório procura apresentar um percurso de descoberta pessoal e profissional, pautado pelo desejo e vontade de crescer e de aprender mais. Assim, este foi um caminho que se procurou assinalar com uma atitude crítica, reflexiva e investigativa. A Prática Pedagógica desenvolveu-se, em simultâneo, em escolas do 1º e do 2º CEB do mesmo Agrupamento - Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, estando previsto o ano letivo (dois semestres) como horizonte temporal para a sua concretização. Procura-se apresentar evidências da intervenção do professor, orientadas pelos princípios metodológicos de cada área, o que possibilitou a execução de situações de ensino e de aprendizagem, baseadas em Sequências Didáticas (SD) fundamentadas e contextualizadas. O trabalho desenvolvido assentou na valorização da Supervisão Pedagógica, como motor para uma ação apoiada em diferentes dimensões e por diferentes atores, procurando seguir as fases do ciclo da supervisão: pré-observação; observação e pós-observação. O relatório apresentado contempla, ainda, o desenho de um projeto de investigação, procurando valorizar a dimensão investigativa na formação do professor.This Internship Report (RE), with the title “From Behind the Scenes to the Show: The Teaching and Learning Process”, appears in the scope of the “Supervised Teaching Practice” (PES) curricular unit, inserted in the Master's study plan in Teaching of the 1st Cycle and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education (CEB), a necessary condition for obtaining the Master's degree, professionalizing for teaching with a double profile, in the 1st and 2nd CEB. This report seeks to present a path of personal and professional discovery, guided by the desire and desire to grow and learn more. Thus, this was a path that was sought to point out with a critical, reflective and investigative attitude. The Pedagogical Practice was developed, simultaneously, in schools of the 1st and 2nd CEB of the same Grouping - Grouping of Schools Júlio Dinis, with the school year (two semesters) as the time horizon for its realization. It seeks to present evidence of the teacher's intervention, guided by the methodological principles of each area, which enabled the execution of teaching and learning situations, based on Didactic Sequences (SD) based and contextualized. The work developed was based on the valuation of Pedagogical Supervision, as an engine for an action supported by different dimensions and by different actors, seeking to follow the phases of the supervision cycle: pre-observation; observation and post-observation. The report presented also contemplates the design of a research project, seeking to enhance the investigative dimension in teacher education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSousa, Maria ElisaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Elsa Cristina de Sousa2021-08-31T13:56:04Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18271TID:202767787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18271Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:56.465746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem |
title |
Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem |
spellingShingle |
Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem Moreira, Elsa Cristina de Sousa Prática de ensino supervisionada Princípios metodológicos Sequências didáticas Supervisão pedagógica Supervised teaching practice Methodological principles Teaching sequences Pedagogical supervision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem |
title_full |
Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem |
title_fullStr |
Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem |
title_sort |
Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem |
author |
Moreira, Elsa Cristina de Sousa |
author_facet |
Moreira, Elsa Cristina de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Maria Elisa Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Elsa Cristina de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Princípios metodológicos Sequências didáticas Supervisão pedagógica Supervised teaching practice Methodological principles Teaching sequences Pedagogical supervision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Princípios metodológicos Sequências didáticas Supervisão pedagógica Supervised teaching practice Methodological principles Teaching sequences Pedagogical supervision Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio (RE), com o título “Dos Bastidores ao Espetáculo: O Processo de Ensino e de Aprendizagem”, surge no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), condição necessária para a obtenção do grau de Mestre, profissionalizando para a docência de perfil duplo, no 1º e 2º CEB. Este relatório procura apresentar um percurso de descoberta pessoal e profissional, pautado pelo desejo e vontade de crescer e de aprender mais. Assim, este foi um caminho que se procurou assinalar com uma atitude crítica, reflexiva e investigativa. A Prática Pedagógica desenvolveu-se, em simultâneo, em escolas do 1º e do 2º CEB do mesmo Agrupamento - Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, estando previsto o ano letivo (dois semestres) como horizonte temporal para a sua concretização. Procura-se apresentar evidências da intervenção do professor, orientadas pelos princípios metodológicos de cada área, o que possibilitou a execução de situações de ensino e de aprendizagem, baseadas em Sequências Didáticas (SD) fundamentadas e contextualizadas. O trabalho desenvolvido assentou na valorização da Supervisão Pedagógica, como motor para uma ação apoiada em diferentes dimensões e por diferentes atores, procurando seguir as fases do ciclo da supervisão: pré-observação; observação e pós-observação. O relatório apresentado contempla, ainda, o desenho de um projeto de investigação, procurando valorizar a dimensão investigativa na formação do professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-08-31T13:56:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18271 TID:202767787 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18271 |
identifier_str_mv |
TID:202767787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131469091700736 |