Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Elsa Cristina de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18271
Resumo: O presente Relatório de Estágio (RE), com o título “Dos Bastidores ao Espetáculo: O Processo de Ensino e de Aprendizagem”, surge no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), condição necessária para a obtenção do grau de Mestre, profissionalizando para a docência de perfil duplo, no 1º e 2º CEB. Este relatório procura apresentar um percurso de descoberta pessoal e profissional, pautado pelo desejo e vontade de crescer e de aprender mais. Assim, este foi um caminho que se procurou assinalar com uma atitude crítica, reflexiva e investigativa. A Prática Pedagógica desenvolveu-se, em simultâneo, em escolas do 1º e do 2º CEB do mesmo Agrupamento - Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, estando previsto o ano letivo (dois semestres) como horizonte temporal para a sua concretização. Procura-se apresentar evidências da intervenção do professor, orientadas pelos princípios metodológicos de cada área, o que possibilitou a execução de situações de ensino e de aprendizagem, baseadas em Sequências Didáticas (SD) fundamentadas e contextualizadas. O trabalho desenvolvido assentou na valorização da Supervisão Pedagógica, como motor para uma ação apoiada em diferentes dimensões e por diferentes atores, procurando seguir as fases do ciclo da supervisão: pré-observação; observação e pós-observação. O relatório apresentado contempla, ainda, o desenho de um projeto de investigação, procurando valorizar a dimensão investigativa na formação do professor.
id RCAP_932777b0f4e899f620db2476a21ab9fe
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18271
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de AprendizagemPrática de ensino supervisionadaPrincípios metodológicosSequências didáticasSupervisão pedagógicaSupervised teaching practiceMethodological principlesTeaching sequencesPedagogical supervisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE), com o título “Dos Bastidores ao Espetáculo: O Processo de Ensino e de Aprendizagem”, surge no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), condição necessária para a obtenção do grau de Mestre, profissionalizando para a docência de perfil duplo, no 1º e 2º CEB. Este relatório procura apresentar um percurso de descoberta pessoal e profissional, pautado pelo desejo e vontade de crescer e de aprender mais. Assim, este foi um caminho que se procurou assinalar com uma atitude crítica, reflexiva e investigativa. A Prática Pedagógica desenvolveu-se, em simultâneo, em escolas do 1º e do 2º CEB do mesmo Agrupamento - Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, estando previsto o ano letivo (dois semestres) como horizonte temporal para a sua concretização. Procura-se apresentar evidências da intervenção do professor, orientadas pelos princípios metodológicos de cada área, o que possibilitou a execução de situações de ensino e de aprendizagem, baseadas em Sequências Didáticas (SD) fundamentadas e contextualizadas. O trabalho desenvolvido assentou na valorização da Supervisão Pedagógica, como motor para uma ação apoiada em diferentes dimensões e por diferentes atores, procurando seguir as fases do ciclo da supervisão: pré-observação; observação e pós-observação. O relatório apresentado contempla, ainda, o desenho de um projeto de investigação, procurando valorizar a dimensão investigativa na formação do professor.This Internship Report (RE), with the title “From Behind the Scenes to the Show: The Teaching and Learning Process”, appears in the scope of the “Supervised Teaching Practice” (PES) curricular unit, inserted in the Master's study plan in Teaching of the 1st Cycle and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education (CEB), a necessary condition for obtaining the Master's degree, professionalizing for teaching with a double profile, in the 1st and 2nd CEB. This report seeks to present a path of personal and professional discovery, guided by the desire and desire to grow and learn more. Thus, this was a path that was sought to point out with a critical, reflective and investigative attitude. The Pedagogical Practice was developed, simultaneously, in schools of the 1st and 2nd CEB of the same Grouping - Grouping of Schools Júlio Dinis, with the school year (two semesters) as the time horizon for its realization. It seeks to present evidence of the teacher's intervention, guided by the methodological principles of each area, which enabled the execution of teaching and learning situations, based on Didactic Sequences (SD) based and contextualized. The work developed was based on the valuation of Pedagogical Supervision, as an engine for an action supported by different dimensions and by different actors, seeking to follow the phases of the supervision cycle: pre-observation; observation and post-observation. The report presented also contemplates the design of a research project, seeking to enhance the investigative dimension in teacher education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSousa, Maria ElisaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Elsa Cristina de Sousa2021-08-31T13:56:04Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18271TID:202767787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18271Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:56.465746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem
title Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem
spellingShingle Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem
Moreira, Elsa Cristina de Sousa
Prática de ensino supervisionada
Princípios metodológicos
Sequências didáticas
Supervisão pedagógica
Supervised teaching practice
Methodological principles
Teaching sequences
Pedagogical supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem
title_full Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem
title_fullStr Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem
title_full_unstemmed Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem
title_sort Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de Aprendizagem
author Moreira, Elsa Cristina de Sousa
author_facet Moreira, Elsa Cristina de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria Elisa
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Elsa Cristina de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Princípios metodológicos
Sequências didáticas
Supervisão pedagógica
Supervised teaching practice
Methodological principles
Teaching sequences
Pedagogical supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Princípios metodológicos
Sequências didáticas
Supervisão pedagógica
Supervised teaching practice
Methodological principles
Teaching sequences
Pedagogical supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio (RE), com o título “Dos Bastidores ao Espetáculo: O Processo de Ensino e de Aprendizagem”, surge no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), condição necessária para a obtenção do grau de Mestre, profissionalizando para a docência de perfil duplo, no 1º e 2º CEB. Este relatório procura apresentar um percurso de descoberta pessoal e profissional, pautado pelo desejo e vontade de crescer e de aprender mais. Assim, este foi um caminho que se procurou assinalar com uma atitude crítica, reflexiva e investigativa. A Prática Pedagógica desenvolveu-se, em simultâneo, em escolas do 1º e do 2º CEB do mesmo Agrupamento - Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, estando previsto o ano letivo (dois semestres) como horizonte temporal para a sua concretização. Procura-se apresentar evidências da intervenção do professor, orientadas pelos princípios metodológicos de cada área, o que possibilitou a execução de situações de ensino e de aprendizagem, baseadas em Sequências Didáticas (SD) fundamentadas e contextualizadas. O trabalho desenvolvido assentou na valorização da Supervisão Pedagógica, como motor para uma ação apoiada em diferentes dimensões e por diferentes atores, procurando seguir as fases do ciclo da supervisão: pré-observação; observação e pós-observação. O relatório apresentado contempla, ainda, o desenho de um projeto de investigação, procurando valorizar a dimensão investigativa na formação do professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-08-31T13:56:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18271
TID:202767787
url http://hdl.handle.net/10400.22/18271
identifier_str_mv TID:202767787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131469091700736