Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/24153 |
Resumo: | Este estudo pretende refletir sobre a formação de professores conferida por um Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a perspetiva dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior. Recorreu - se a uma metodologia de investigação quantitativa a través de um inquérito por questionário cujo objetivo foi analisar o que pensam os estudantes sobre a sua formação e o impacto desta no seu perfil profissional. Os dados recolhidos permitiram perceber o grau de satisfação que os estudantes têm em relação à formação facultada oferecendo informações de suporte à avaliação global do curso e ao delineamento de planos de melhoria formativa. |
id |
RCAP_94b73e2a0c76e6ef6a775d4b8392f72a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24153 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formaçãoTeacher training: students' perception of their trainingFormação de educadores/professoresEnsino superiorAvaliação de ciclos de estudoParticipação de estudantesTraining of educators/teachersHigher educationAssessment of study cyclesStudent participationEste estudo pretende refletir sobre a formação de professores conferida por um Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a perspetiva dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior. Recorreu - se a uma metodologia de investigação quantitativa a través de um inquérito por questionário cujo objetivo foi analisar o que pensam os estudantes sobre a sua formação e o impacto desta no seu perfil profissional. Os dados recolhidos permitiram perceber o grau de satisfação que os estudantes têm em relação à formação facultada oferecendo informações de suporte à avaliação global do curso e ao delineamento de planos de melhoria formativa.This study intends to reflect on the training of teachers conferred by a Masters in Pre-school Education, focusing on the perspective of the students of a Higher Education Institution. A quantitative research methodology was used through a q uestionnaire survey whose objective was to analyse what students think about their education and its impact on their professional profile. The data collected allowed to perceive the satisfaction level that the students have in relation to the training prov ided offering information to support the overall evaluation of the course and the design of training improvement plans.Universidad de A CoruñaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, MónicaCraveiro, ClaraSilva, Brigite2018-03-09T12:17:44Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24153porOliveira, M.; Craveiro, C.; Silva, B. (2017). Formação de Professores: perceção de estudantes sobre a sua formação. Revista de Estudos e Investigación en Psicología y Educacíon, v. extr., n.6, 164-16810.17979/reipe.2017.0.06.24182386-7418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:14Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:53.207860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação Teacher training: students' perception of their training |
title |
Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação |
spellingShingle |
Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação Oliveira, Mónica Formação de educadores/professores Ensino superior Avaliação de ciclos de estudo Participação de estudantes Training of educators/teachers Higher education Assessment of study cycles Student participation |
title_short |
Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação |
title_full |
Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação |
title_fullStr |
Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação |
title_sort |
Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação |
author |
Oliveira, Mónica |
author_facet |
Oliveira, Mónica Craveiro, Clara Silva, Brigite |
author_role |
author |
author2 |
Craveiro, Clara Silva, Brigite |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mónica Craveiro, Clara Silva, Brigite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de educadores/professores Ensino superior Avaliação de ciclos de estudo Participação de estudantes Training of educators/teachers Higher education Assessment of study cycles Student participation |
topic |
Formação de educadores/professores Ensino superior Avaliação de ciclos de estudo Participação de estudantes Training of educators/teachers Higher education Assessment of study cycles Student participation |
description |
Este estudo pretende refletir sobre a formação de professores conferida por um Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a perspetiva dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior. Recorreu - se a uma metodologia de investigação quantitativa a través de um inquérito por questionário cujo objetivo foi analisar o que pensam os estudantes sobre a sua formação e o impacto desta no seu perfil profissional. Os dados recolhidos permitiram perceber o grau de satisfação que os estudantes têm em relação à formação facultada oferecendo informações de suporte à avaliação global do curso e ao delineamento de planos de melhoria formativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-03-09T12:17:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/24153 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/24153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, M.; Craveiro, C.; Silva, B. (2017). Formação de Professores: perceção de estudantes sobre a sua formação. Revista de Estudos e Investigación en Psicología y Educacíon, v. extr., n.6, 164-168 10.17979/reipe.2017.0.06.2418 2386-7418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131894303948800 |