Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mónica
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Craveiro, Clara, Silva, Brigite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/24153
Resumo: Este estudo pretende refletir sobre a formação de professores conferida por um Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a perspetiva dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior. Recorreu - se a uma metodologia de investigação quantitativa a través de um inquérito por questionário cujo objetivo foi analisar o que pensam os estudantes sobre a sua formação e o impacto desta no seu perfil profissional. Os dados recolhidos permitiram perceber o grau de satisfação que os estudantes têm em relação à formação facultada oferecendo informações de suporte à avaliação global do curso e ao delineamento de planos de melhoria formativa.
id RCAP_94b73e2a0c76e6ef6a775d4b8392f72a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formaçãoTeacher training: students' perception of their trainingFormação de educadores/professoresEnsino superiorAvaliação de ciclos de estudoParticipação de estudantesTraining of educators/teachersHigher educationAssessment of study cyclesStudent participationEste estudo pretende refletir sobre a formação de professores conferida por um Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a perspetiva dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior. Recorreu - se a uma metodologia de investigação quantitativa a través de um inquérito por questionário cujo objetivo foi analisar o que pensam os estudantes sobre a sua formação e o impacto desta no seu perfil profissional. Os dados recolhidos permitiram perceber o grau de satisfação que os estudantes têm em relação à formação facultada oferecendo informações de suporte à avaliação global do curso e ao delineamento de planos de melhoria formativa.This study intends to reflect on the training of teachers conferred by a Masters in Pre-school Education, focusing on the perspective of the students of a Higher Education Institution. A quantitative research methodology was used through a q uestionnaire survey whose objective was to analyse what students think about their education and its impact on their professional profile. The data collected allowed to perceive the satisfaction level that the students have in relation to the training prov ided offering information to support the overall evaluation of the course and the design of training improvement plans.Universidad de A CoruñaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, MónicaCraveiro, ClaraSilva, Brigite2018-03-09T12:17:44Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24153porOliveira, M.; Craveiro, C.; Silva, B. (2017). Formação de Professores: perceção de estudantes sobre a sua formação. Revista de Estudos e Investigación en Psicología y Educacíon, v. extr., n.6, 164-16810.17979/reipe.2017.0.06.24182386-7418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:14Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:53.207860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação
Teacher training: students' perception of their training
title Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação
spellingShingle Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação
Oliveira, Mónica
Formação de educadores/professores
Ensino superior
Avaliação de ciclos de estudo
Participação de estudantes
Training of educators/teachers
Higher education
Assessment of study cycles
Student participation
title_short Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação
title_full Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação
title_fullStr Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação
title_full_unstemmed Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação
title_sort Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação
author Oliveira, Mónica
author_facet Oliveira, Mónica
Craveiro, Clara
Silva, Brigite
author_role author
author2 Craveiro, Clara
Silva, Brigite
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mónica
Craveiro, Clara
Silva, Brigite
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de educadores/professores
Ensino superior
Avaliação de ciclos de estudo
Participação de estudantes
Training of educators/teachers
Higher education
Assessment of study cycles
Student participation
topic Formação de educadores/professores
Ensino superior
Avaliação de ciclos de estudo
Participação de estudantes
Training of educators/teachers
Higher education
Assessment of study cycles
Student participation
description Este estudo pretende refletir sobre a formação de professores conferida por um Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a perspetiva dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior. Recorreu - se a uma metodologia de investigação quantitativa a través de um inquérito por questionário cujo objetivo foi analisar o que pensam os estudantes sobre a sua formação e o impacto desta no seu perfil profissional. Os dados recolhidos permitiram perceber o grau de satisfação que os estudantes têm em relação à formação facultada oferecendo informações de suporte à avaliação global do curso e ao delineamento de planos de melhoria formativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-09T12:17:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/24153
url http://hdl.handle.net/10400.14/24153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, M.; Craveiro, C.; Silva, B. (2017). Formação de Professores: perceção de estudantes sobre a sua formação. Revista de Estudos e Investigación en Psicología y Educacíon, v. extr., n.6, 164-168
10.17979/reipe.2017.0.06.2418
2386-7418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131894303948800