Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Sofia Ramôa de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68911
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_94c3eab5dadbae0a71800ac487d5999f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +Desenvolvimento de um programa de intervenção em grupo para pais - Competência: Ser P+Positive group interventionPositive parentingParent-child relationshipAdolescenceIntervenção positiva em grupoParentalidade positivaRelação pais-filhosAdolescênciaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaResearch shows that parents who learn positive parenting skills improve not only their well-being but their children’s as well. This study describes the development of a group intervention program for parents of adolescent’s in grades 10th to 12th, titled “Competence: To Be P+”, along with steps made in creating the program’s structure and contents (sessions, aims, activities and materials). “Competence: To be P+” is a prevention program that strives for educating the parents on knowledge, resources and the skills needed on a day to day basis with their adolescents. The present program is based on the following concepts: positive parenting, adolescence development, sources of parental knowledge and nurturing parental behaviors, that translate into the following main aims, promoting: positive parenting, knowledge about the period of adolescence, a healthy parent-adolescent relationship, and help prevent the adolescent’s involvement in risky behaviors. In addition, this study also describes the planning of a pilot study, which aims to assess if the structure of the program (e.g., duration of the sessions and activities, language for the material and instruments) and contents are considered relevant and adequate for the target population.A literatura científica mostrar que os pais que aprendem competências parentais positivas melhoram não só o seu bem-estar, como também o dos seus filhos. Este estudo descreve o desenvolvimento de um programa de intervenção em grupo para pais de adolescentes do 10º ao 12º ano, intitulado "Competência: Ser P +", juntamente com as etapas envolvidas na criação da estrutura e conteúdo do programa (sessões, objetivos, atividades e materiais). O “Competência: Ser P +” é um programa de prevenção que procura educar os pais sobre os conhecimentos, recursos e competências necessárias para o dia a dia com seus os seus adolescentes, com base nos seguintes conceitos: parentalidade positiva, desenvolvimento na adolescência, fontes de conhecimento parental e comportamentos de cuidar. Estes conceitos traduzem-se nos seguintes objetivos, promover: a parentalidade positiva, o conhecimento sobre o período da adolescência, um relacionamento saudável entre pais e adolescentes e ajudar a prevenir o envolvimento de adolescente em comportamentos de risco. Além disso, este estudo também descreve o planeamento de um estudo piloto com o objetivo de avaliar se a estrutura do programa (i.e., duração das sessões e atividades, linguagem do material e instrumentos) e o conteúdo são relevantes e adequados para a população-alvo.Freire, TeresaUniversidade do MinhoCarvalho, Ana Sofia Ramôa de20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68911eng202522903info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:55.294784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +
Desenvolvimento de um programa de intervenção em grupo para pais - Competência: Ser P+
title Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +
spellingShingle Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +
Carvalho, Ana Sofia Ramôa de
Positive group intervention
Positive parenting
Parent-child relationship
Adolescence
Intervenção positiva em grupo
Parentalidade positiva
Relação pais-filhos
Adolescência
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +
title_full Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +
title_fullStr Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +
title_full_unstemmed Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +
title_sort Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +
author Carvalho, Ana Sofia Ramôa de
author_facet Carvalho, Ana Sofia Ramôa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Sofia Ramôa de
dc.subject.por.fl_str_mv Positive group intervention
Positive parenting
Parent-child relationship
Adolescence
Intervenção positiva em grupo
Parentalidade positiva
Relação pais-filhos
Adolescência
Ciências Sociais::Psicologia
topic Positive group intervention
Positive parenting
Parent-child relationship
Adolescence
Intervenção positiva em grupo
Parentalidade positiva
Relação pais-filhos
Adolescência
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68911
url http://hdl.handle.net/1822/68911
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 202522903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132674099511296