Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68911 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_94c3eab5dadbae0a71800ac487d5999f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68911 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P +Desenvolvimento de um programa de intervenção em grupo para pais - Competência: Ser P+Positive group interventionPositive parentingParent-child relationshipAdolescenceIntervenção positiva em grupoParentalidade positivaRelação pais-filhosAdolescênciaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaResearch shows that parents who learn positive parenting skills improve not only their well-being but their children’s as well. This study describes the development of a group intervention program for parents of adolescent’s in grades 10th to 12th, titled “Competence: To Be P+”, along with steps made in creating the program’s structure and contents (sessions, aims, activities and materials). “Competence: To be P+” is a prevention program that strives for educating the parents on knowledge, resources and the skills needed on a day to day basis with their adolescents. The present program is based on the following concepts: positive parenting, adolescence development, sources of parental knowledge and nurturing parental behaviors, that translate into the following main aims, promoting: positive parenting, knowledge about the period of adolescence, a healthy parent-adolescent relationship, and help prevent the adolescent’s involvement in risky behaviors. In addition, this study also describes the planning of a pilot study, which aims to assess if the structure of the program (e.g., duration of the sessions and activities, language for the material and instruments) and contents are considered relevant and adequate for the target population.A literatura científica mostrar que os pais que aprendem competências parentais positivas melhoram não só o seu bem-estar, como também o dos seus filhos. Este estudo descreve o desenvolvimento de um programa de intervenção em grupo para pais de adolescentes do 10º ao 12º ano, intitulado "Competência: Ser P +", juntamente com as etapas envolvidas na criação da estrutura e conteúdo do programa (sessões, objetivos, atividades e materiais). O “Competência: Ser P +” é um programa de prevenção que procura educar os pais sobre os conhecimentos, recursos e competências necessárias para o dia a dia com seus os seus adolescentes, com base nos seguintes conceitos: parentalidade positiva, desenvolvimento na adolescência, fontes de conhecimento parental e comportamentos de cuidar. Estes conceitos traduzem-se nos seguintes objetivos, promover: a parentalidade positiva, o conhecimento sobre o período da adolescência, um relacionamento saudável entre pais e adolescentes e ajudar a prevenir o envolvimento de adolescente em comportamentos de risco. Além disso, este estudo também descreve o planeamento de um estudo piloto com o objetivo de avaliar se a estrutura do programa (i.e., duração das sessões e atividades, linguagem do material e instrumentos) e o conteúdo são relevantes e adequados para a população-alvo.Freire, TeresaUniversidade do MinhoCarvalho, Ana Sofia Ramôa de20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68911eng202522903info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:55.294784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P + Desenvolvimento de um programa de intervenção em grupo para pais - Competência: Ser P+ |
title |
Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P + |
spellingShingle |
Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P + Carvalho, Ana Sofia Ramôa de Positive group intervention Positive parenting Parent-child relationship Adolescence Intervenção positiva em grupo Parentalidade positiva Relação pais-filhos Adolescência Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P + |
title_full |
Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P + |
title_fullStr |
Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P + |
title_full_unstemmed |
Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P + |
title_sort |
Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P + |
author |
Carvalho, Ana Sofia Ramôa de |
author_facet |
Carvalho, Ana Sofia Ramôa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Teresa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Sofia Ramôa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Positive group intervention Positive parenting Parent-child relationship Adolescence Intervenção positiva em grupo Parentalidade positiva Relação pais-filhos Adolescência Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Positive group intervention Positive parenting Parent-child relationship Adolescence Intervenção positiva em grupo Parentalidade positiva Relação pais-filhos Adolescência Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/68911 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/68911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202522903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132674099511296 |