Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Patrícia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/11347
Resumo: Nos últimos anos, o número de utilizadores da Internet aumentou consideravelmente. Em 2020, existem 4,54 milhares de milhões de utilizadores da Internet em todo o mundo, e, desses, 8,5 milhões são portugueses.Para os utilizadores, a Internet é a segunda fonte de informação válida após aquela que é obtida através dos profissionais de saúde. Deste modo, é necessário adaptar os websites a todos os indivíduos, nomeadamente, àqueles com baixos níveis de literacia. Os objetivos deste estudo foram avaliar a legibilidade – quão fácil é a leitura de um texto – e a adequação dos materiais dos websites orientados para o paciente sobre a doença periodontal. Os recursos online devem estar escritos entre o terceiro e o sétimo nível de escolaridade dos EUA, que são equivalentes a indivíduos com 7-8 anos e 11-12 anos, nomeadamente. A escala Flesch-Kincaid Grade Level, que avalia a legibilidade, apresentou um valor bastante superior ao recomendado para a legibilidade dos websites. A escala Suitability Assessment of Materials, que avalia a adequação dos materiais, revelou que uma minoria dos websites foi considerada superior. Ademais, quase metade dos websites avaliados neste estudo falhou na inclusão de imagens para apoiarem o texto escrito, e apenas uma minoria incluía vídeos. Conclui-se que os websites estão escritos num nível superior ao que os indivíduos conseguem compreender e, consequentemente, exigem níveis de literacia em saúde elevados. É necessária uma maior adequação dos mesmos, de forma a aumentar a capacitação dos pacientes e a sua adesão ao plano de tratamento.
id RCAP_94e4197da559bedb6c88f56e93a28b92
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/11347
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugalreadabilityperiodontal diseaseinternetelectronic health literacyhealth literacylegibilidadedoença periodontalinternetliteracia digital em saúdeliteracia em saúdeNos últimos anos, o número de utilizadores da Internet aumentou consideravelmente. Em 2020, existem 4,54 milhares de milhões de utilizadores da Internet em todo o mundo, e, desses, 8,5 milhões são portugueses.Para os utilizadores, a Internet é a segunda fonte de informação válida após aquela que é obtida através dos profissionais de saúde. Deste modo, é necessário adaptar os websites a todos os indivíduos, nomeadamente, àqueles com baixos níveis de literacia. Os objetivos deste estudo foram avaliar a legibilidade – quão fácil é a leitura de um texto – e a adequação dos materiais dos websites orientados para o paciente sobre a doença periodontal. Os recursos online devem estar escritos entre o terceiro e o sétimo nível de escolaridade dos EUA, que são equivalentes a indivíduos com 7-8 anos e 11-12 anos, nomeadamente. A escala Flesch-Kincaid Grade Level, que avalia a legibilidade, apresentou um valor bastante superior ao recomendado para a legibilidade dos websites. A escala Suitability Assessment of Materials, que avalia a adequação dos materiais, revelou que uma minoria dos websites foi considerada superior. Ademais, quase metade dos websites avaliados neste estudo falhou na inclusão de imagens para apoiarem o texto escrito, e apenas uma minoria incluía vídeos. Conclui-se que os websites estão escritos num nível superior ao que os indivíduos conseguem compreender e, consequentemente, exigem níveis de literacia em saúde elevados. É necessária uma maior adequação dos mesmos, de forma a aumentar a capacitação dos pacientes e a sua adesão ao plano de tratamento.In the last years, the number of Internet users has increased considerably. In 2020, there are 4,54 billion Internet users worldwide, and, of those, 8,5 million are Portuguese.For users, the Internet is the second source of valid information after that obtained through health professionals. Therefore, it is necessary to adapt the websites to all individuals, even for those with low levels of literacy. It is recommended that online resources are written between the third and seventh reading levels.The objectives of this study were to assess the readability – how easy it is to read a text – and the adequacy of the materials in periodontal disease websites.Online resources must be written between the third and the seventh US education level, which are equivalent to individuals with 7-8 years and 11-12 years, namely. A Flesch-Kincaid Grade Level scale, which evaluates readability, shows a value much higher than that recommended for the readability of websites.The Suitability Assessment of Materials scale, which evaluates the suitability of the materials, revealed that a minority of the sites was considered superior.In addition, almost half of the websites evaluated in this study failed to include images to support the written text, and only a minority included videos.We conclude that websites are written at a higher level than what individuals can understand and, consequently, demand high levels of health literacy. Greater adaptation of these pages is necessary in order to empower the patients and their adherence to the treatment plan.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/11347porurn:doi:10.4000/cp.11347http://journals.openedition.org/cp/11347Rodrigues, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T03:45:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal
title Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal
spellingShingle Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal
Rodrigues, Patrícia
readability
periodontal disease
internet
electronic health literacy
health literacy
legibilidade
doença periodontal
internet
literacia digital em saúde
literacia em saúde
title_short Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal
title_full Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal
title_fullStr Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal
title_full_unstemmed Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal
title_sort Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal
author Rodrigues, Patrícia
author_facet Rodrigues, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv readability
periodontal disease
internet
electronic health literacy
health literacy
legibilidade
doença periodontal
internet
literacia digital em saúde
literacia em saúde
topic readability
periodontal disease
internet
electronic health literacy
health literacy
legibilidade
doença periodontal
internet
literacia digital em saúde
literacia em saúde
description Nos últimos anos, o número de utilizadores da Internet aumentou consideravelmente. Em 2020, existem 4,54 milhares de milhões de utilizadores da Internet em todo o mundo, e, desses, 8,5 milhões são portugueses.Para os utilizadores, a Internet é a segunda fonte de informação válida após aquela que é obtida através dos profissionais de saúde. Deste modo, é necessário adaptar os websites a todos os indivíduos, nomeadamente, àqueles com baixos níveis de literacia. Os objetivos deste estudo foram avaliar a legibilidade – quão fácil é a leitura de um texto – e a adequação dos materiais dos websites orientados para o paciente sobre a doença periodontal. Os recursos online devem estar escritos entre o terceiro e o sétimo nível de escolaridade dos EUA, que são equivalentes a indivíduos com 7-8 anos e 11-12 anos, nomeadamente. A escala Flesch-Kincaid Grade Level, que avalia a legibilidade, apresentou um valor bastante superior ao recomendado para a legibilidade dos websites. A escala Suitability Assessment of Materials, que avalia a adequação dos materiais, revelou que uma minoria dos websites foi considerada superior. Ademais, quase metade dos websites avaliados neste estudo falhou na inclusão de imagens para apoiarem o texto escrito, e apenas uma minoria incluía vídeos. Conclui-se que os websites estão escritos num nível superior ao que os indivíduos conseguem compreender e, consequentemente, exigem níveis de literacia em saúde elevados. É necessária uma maior adequação dos mesmos, de forma a aumentar a capacitação dos pacientes e a sua adesão ao plano de tratamento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/11347
url http://journals.openedition.org/cp/11347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.11347
http://journals.openedition.org/cp/11347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301609869475840