Construção e ordenação dos números: dos naturais aos reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rosa das Dores da Rocha Marinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25566
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Matemática)
id RCAP_951a1ec5aefbde5e8e5aff2931dc313d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25566
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Construção e ordenação dos números: dos naturais aos reais511Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Matemática)Os números estão presentes em situações naturais do nosso dia-a-dia e o conceito de número é fundamental no nosso modo de vida. Crianças de tenra idade interiorizam muito naturalmente o conceito de número natural com a contagem de brinquedos e demais objetos que as rodeiam. O conceito de fração chega-lhes de modo também muito natural, basta pensarmos, por exemplo, na precisão que os pais devem ter no cortar de um bolo em fatias. Os números negativos aparecemlhes mais tarde, mas rapidamente se apercebem da diferença entre perder e ganhar ou entre cedo e tarde ou, ainda, entre os andares da cave e os restantes andares do seu prédio. É em conceitos como estes que os números negativos encontram um lugar natural. Os números reais são, contudo, bastante mais sofisticados! Se, por um lado, é natural e útil associar números inteiros positivos a comprimentos, áreas e volumes, como fizeram os antigos gregos, por outro lado, percebeu-se, há muito, muito tempo atrás, que esta associação nos leva a uma dificuldade séria, já que nem todo o comprimento se pode exprimir como uma fração. É claro que um sistema de números, que, se pretende, se relacionem com a noção geométrica de comprimento, tem que ser suficientemente rico para conter todos os números que não são fracções! O objetivo desta tese é proceder à construção e ordenação dos seguintes conjuntos de números: números naturais, números inteiros, números racionais e números reais. Neste sentido, procedemos à definição dos números naturais através de um conjunto de axiomas, os axiomas de Peano, que permitem obter as propriedades aritméticas conhecidas, e fazemos a construção algébrica dos números inteiros e dos números racionais, aparecendo estes números, em ambos os casos, como classes de equivalência de pares de números naturais, os primeiros, e de pares de números inteiros, os segundos. A construção dos números reais é feita com métodos da Análise, via sucessões de Cauchy.Numbers are present in many natural situations of our day-to-day life and the concept of number is fundamental to our lifestyle. From early age children absorb very naturally the concept of number by counting their toys and other objects that surround them. The concept of fraction also arises naturally - one just has to think, for example, of the precision that parents must have when slicing a cake! They meet negative numbers later but they soon understand the difference between loosing and winning or between soon and late or between the basement and the upper floors of a building. It is in situations like these that negative numbers have a natural place. Real numbers are, however, more sophisticated! While, on one hand, it is natural and useful to associate positive integers to lengths, areas and volumes as the ancient greeks did, on the other hand it was understood long ago that this association leeds to serious difficulties since not every length can be expressed as a fraction. Clearly, a number system that is intended to be related to the geometric notion of length has to be sufficiently rich to contain all numbers that are not fractions. The objective of this thesis is to construct and order the following systems of numbers: natural numbers, integer numbers, rational numbers and real numbers. In accordance with this objective, we define the natural numbers using a set of axioms, Peano axioms, that allow us to obtain the well known arithmetic properties, and we perform the algebraic construction of both integers and rationals, as equivalence classes of pairs of natural numbers and pairs of integer numbers, respectively. The construction of real numbers is done using methods of Analysis, via Cauchy sequences.Smith, M. Paula MarquesUniversidade do MinhoAlmeida, Rosa das Dores da Rocha Marinho2013-06-182013-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:41ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Construção e ordenação dos números: dos naturais aos reais
title Construção e ordenação dos números: dos naturais aos reais
spellingShingle Construção e ordenação dos números: dos naturais aos reais
Almeida, Rosa das Dores da Rocha Marinho
511
title_short Construção e ordenação dos números: dos naturais aos reais
title_full Construção e ordenação dos números: dos naturais aos reais
title_fullStr Construção e ordenação dos números: dos naturais aos reais
title_full_unstemmed Construção e ordenação dos números: dos naturais aos reais
title_sort Construção e ordenação dos números: dos naturais aos reais
author Almeida, Rosa das Dores da Rocha Marinho
author_facet Almeida, Rosa das Dores da Rocha Marinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smith, M. Paula Marques
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rosa das Dores da Rocha Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv 511
topic 511
description Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Matemática)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-18
2013-06-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25566
url http://hdl.handle.net/1822/25566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303828837695488