Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio

Bibliographic Details
Main Author: Lopes, Tânia Ramos Correia
Publication Date: 2021
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5483
Summary: O presente relatório contempla o processo de investigação, reflexão e ação realizado no decorrer das Unidades Curriculares de Prática Profissional II em contexto de Educação Pré-Escolar e de Prática Profissional III em contexto do 1º. Ciclo do Ensino Básico. Partindo dos dados de observação e análise do contexto e ação educativa, formularam-se as seguintes questões de partida: - De que forma podem as metodologias ativas contribuir para uma aprendizagem mais significativa nas áreas de conhecimento do mundo e do Estudo do Meio? - De que forma utilizar Metodologias Ativas na área do Conhecimento do mundo e na disciplina de Estudo do Meio? As ações delineadas incidem na área do Conhecimento do Mundo num grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade e numa turma de 4º. Ano do 1º. Ciclo do Ensino Básico, sendo que as atividades procuraram envolver todas as áreas de forma interdisciplinar. Foi aplicada uma metodologia do tipo qualitativo para a presente investigação, de forma a poder estruturar-se a intervenção e responder à questão de partida foi utilizado o método de Investigação-Ação, seguindo as etapas de recolha, análise e interpretação da informação.
id RCAP_964117ddeb1000a92630d3ac1ae4ade5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5483
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meioMetodologias ativasConhecimento do mundoEstudo do meioLiteracia científicaEducação em ciênciasAprendizagem ativaO presente relatório contempla o processo de investigação, reflexão e ação realizado no decorrer das Unidades Curriculares de Prática Profissional II em contexto de Educação Pré-Escolar e de Prática Profissional III em contexto do 1º. Ciclo do Ensino Básico. Partindo dos dados de observação e análise do contexto e ação educativa, formularam-se as seguintes questões de partida: - De que forma podem as metodologias ativas contribuir para uma aprendizagem mais significativa nas áreas de conhecimento do mundo e do Estudo do Meio? - De que forma utilizar Metodologias Ativas na área do Conhecimento do mundo e na disciplina de Estudo do Meio? As ações delineadas incidem na área do Conhecimento do Mundo num grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade e numa turma de 4º. Ano do 1º. Ciclo do Ensino Básico, sendo que as atividades procuraram envolver todas as áreas de forma interdisciplinar. Foi aplicada uma metodologia do tipo qualitativo para a presente investigação, de forma a poder estruturar-se a intervenção e responder à questão de partida foi utilizado o método de Investigação-Ação, seguindo as etapas de recolha, análise e interpretação da informação.2022-05-18T17:24:52Z2021-06-30T00:00:00Z2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5483TID:202978192porLopes, Tânia Ramos Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:35Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:40.311204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio
title Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio
spellingShingle Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio
Lopes, Tânia Ramos Correia
Metodologias ativas
Conhecimento do mundo
Estudo do meio
Literacia científica
Educação em ciências
Aprendizagem ativa
title_short Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio
title_full Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio
title_fullStr Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio
title_full_unstemmed Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio
title_sort Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio
author Lopes, Tânia Ramos Correia
author_facet Lopes, Tânia Ramos Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Tânia Ramos Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Conhecimento do mundo
Estudo do meio
Literacia científica
Educação em ciências
Aprendizagem ativa
topic Metodologias ativas
Conhecimento do mundo
Estudo do meio
Literacia científica
Educação em ciências
Aprendizagem ativa
description O presente relatório contempla o processo de investigação, reflexão e ação realizado no decorrer das Unidades Curriculares de Prática Profissional II em contexto de Educação Pré-Escolar e de Prática Profissional III em contexto do 1º. Ciclo do Ensino Básico. Partindo dos dados de observação e análise do contexto e ação educativa, formularam-se as seguintes questões de partida: - De que forma podem as metodologias ativas contribuir para uma aprendizagem mais significativa nas áreas de conhecimento do mundo e do Estudo do Meio? - De que forma utilizar Metodologias Ativas na área do Conhecimento do mundo e na disciplina de Estudo do Meio? As ações delineadas incidem na área do Conhecimento do Mundo num grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade e numa turma de 4º. Ano do 1º. Ciclo do Ensino Básico, sendo que as atividades procuraram envolver todas as áreas de forma interdisciplinar. Foi aplicada uma metodologia do tipo qualitativo para a presente investigação, de forma a poder estruturar-se a intervenção e responder à questão de partida foi utilizado o método de Investigação-Ação, seguindo as etapas de recolha, análise e interpretação da informação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30T00:00:00Z
2021-06-30
2022-05-18T17:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/5483
TID:202978192
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/5483
identifier_str_mv TID:202978192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129868966821888