Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2021 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5483 |
Summary: | O presente relatório contempla o processo de investigação, reflexão e ação realizado no decorrer das Unidades Curriculares de Prática Profissional II em contexto de Educação Pré-Escolar e de Prática Profissional III em contexto do 1º. Ciclo do Ensino Básico. Partindo dos dados de observação e análise do contexto e ação educativa, formularam-se as seguintes questões de partida: - De que forma podem as metodologias ativas contribuir para uma aprendizagem mais significativa nas áreas de conhecimento do mundo e do Estudo do Meio? - De que forma utilizar Metodologias Ativas na área do Conhecimento do mundo e na disciplina de Estudo do Meio? As ações delineadas incidem na área do Conhecimento do Mundo num grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade e numa turma de 4º. Ano do 1º. Ciclo do Ensino Básico, sendo que as atividades procuraram envolver todas as áreas de forma interdisciplinar. Foi aplicada uma metodologia do tipo qualitativo para a presente investigação, de forma a poder estruturar-se a intervenção e responder à questão de partida foi utilizado o método de Investigação-Ação, seguindo as etapas de recolha, análise e interpretação da informação. |
id |
RCAP_964117ddeb1000a92630d3ac1ae4ade5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5483 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meioMetodologias ativasConhecimento do mundoEstudo do meioLiteracia científicaEducação em ciênciasAprendizagem ativaO presente relatório contempla o processo de investigação, reflexão e ação realizado no decorrer das Unidades Curriculares de Prática Profissional II em contexto de Educação Pré-Escolar e de Prática Profissional III em contexto do 1º. Ciclo do Ensino Básico. Partindo dos dados de observação e análise do contexto e ação educativa, formularam-se as seguintes questões de partida: - De que forma podem as metodologias ativas contribuir para uma aprendizagem mais significativa nas áreas de conhecimento do mundo e do Estudo do Meio? - De que forma utilizar Metodologias Ativas na área do Conhecimento do mundo e na disciplina de Estudo do Meio? As ações delineadas incidem na área do Conhecimento do Mundo num grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade e numa turma de 4º. Ano do 1º. Ciclo do Ensino Básico, sendo que as atividades procuraram envolver todas as áreas de forma interdisciplinar. Foi aplicada uma metodologia do tipo qualitativo para a presente investigação, de forma a poder estruturar-se a intervenção e responder à questão de partida foi utilizado o método de Investigação-Ação, seguindo as etapas de recolha, análise e interpretação da informação.2022-05-18T17:24:52Z2021-06-30T00:00:00Z2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5483TID:202978192porLopes, Tânia Ramos Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:35Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:40.311204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio |
title |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio |
spellingShingle |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio Lopes, Tânia Ramos Correia Metodologias ativas Conhecimento do mundo Estudo do meio Literacia científica Educação em ciências Aprendizagem ativa |
title_short |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio |
title_full |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio |
title_fullStr |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio |
title_sort |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem do conhecimento do mundo e do estudo do meio |
author |
Lopes, Tânia Ramos Correia |
author_facet |
Lopes, Tânia Ramos Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Tânia Ramos Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Conhecimento do mundo Estudo do meio Literacia científica Educação em ciências Aprendizagem ativa |
topic |
Metodologias ativas Conhecimento do mundo Estudo do meio Literacia científica Educação em ciências Aprendizagem ativa |
description |
O presente relatório contempla o processo de investigação, reflexão e ação realizado no decorrer das Unidades Curriculares de Prática Profissional II em contexto de Educação Pré-Escolar e de Prática Profissional III em contexto do 1º. Ciclo do Ensino Básico. Partindo dos dados de observação e análise do contexto e ação educativa, formularam-se as seguintes questões de partida: - De que forma podem as metodologias ativas contribuir para uma aprendizagem mais significativa nas áreas de conhecimento do mundo e do Estudo do Meio? - De que forma utilizar Metodologias Ativas na área do Conhecimento do mundo e na disciplina de Estudo do Meio? As ações delineadas incidem na área do Conhecimento do Mundo num grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade e numa turma de 4º. Ano do 1º. Ciclo do Ensino Básico, sendo que as atividades procuraram envolver todas as áreas de forma interdisciplinar. Foi aplicada uma metodologia do tipo qualitativo para a presente investigação, de forma a poder estruturar-se a intervenção e responder à questão de partida foi utilizado o método de Investigação-Ação, seguindo as etapas de recolha, análise e interpretação da informação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30T00:00:00Z 2021-06-30 2022-05-18T17:24:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5483 TID:202978192 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5483 |
identifier_str_mv |
TID:202978192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129868966821888 |