Como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ana Carolina Espinha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93662
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
id RCAP_96d3627886b28c008319b466aae50f63
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93662
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de CoimbraHow do university libraries communicate on the Web 2.0? Applied study at the University of CoimbraBibliotecas universitáriasMarketing e ComunicaçãoRedes sociaisUniversidade de CoimbraWeb 2.0University librariesMarketing and CommunicationSocial networksUniversity of CoimbraWeb 2.0Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de LetrasO uso de estratégias de Marketing e Comunicação em serviços de informação e, em particular, em bibliotecas, tem vindo a revelar-se essencial, no que respeita ao acompanhamento da evolução do mindset dos consumidores e ao engagement com o público-alvo.Através das ferramentas da Web 2.0, as bibliotecas universitárias têm maior visibilidade no processo de comunicação/divulgação de informação, sobretudo através das respetivas páginas web e das redes sociais. Neste contexto, a mediação por parte dos profissionais de informação é fundamental na Era Digital.O presente estudo tem como objetivo geral compreender como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0. Como objetivos específicos pretende-se: discutir os conceitos de Marketing e Comunicação; estudar o Marketing e a Comunicação em Bibliotecas Universitárias; avaliar como as Bibliotecas da Universidade de Coimbra (BUC) comunicam com os seus clientes/utilizadores e com a sociedade.Optou-se por uma abordagem qualitativa de natureza exploratória: revisão da literatura e um estudo aplicado. Este estudo concretizou-se com recurso à pesquisa descritiva e a um survey/questionário.Dos resultados obtidos destaca-se: a tecnologia Web 2.0 mais utilizada pelas BUC é a respetiva página web no domínio uc.pt; o recurso a outras ferramentas digitais encontra-se ainda numa fase de desenvolvimento, tendo em conta que a maioria dos serviços inquiridos não utiliza redes sociais como canais de comunicação/divulgação; o Facebook é a rede social preferencial adotada pelas BUC.Reconhece-se que uma presença ativa das bibliotecas universitárias em espaços digitais, onde se concentram os prosumers, como as redes sociais, promove o acesso e uso, a disponibilização célere de informação/conhecimento, o feedback e a proximidade. No caso das BUC considera-se premente a implementação de um Plano de Comunicação, com o foco nos nativos digitais e na promoção dos produtos e serviços disponibilizados.The use of Marketing and Communication strategies in information services, and in particular in libraries, has proved to be essential when dealing with the monitoring of the evolution of consumers mindset and the engagement with the target audience.Through Web 2.0 tools, university libraries have greater visibility in the information communication/dissemination process, mainly through the respective websites and social networks. In this context, mediation by information professionals is essential in the Digital Age.The present study aims to understand how university libraries communicate on Web 2.0. The specific objectives are: to discuss the concepts of Marketing and Communication; to study the Marketing and Communication in University Libraries; to evaluate how the Libraries of the University of Coimbra (LUC) communicate with its costumers/users and with society.The chosen approach was of a qualitative and exploratory nature: literature review and an applied study. This study was carried out using descriptive research and a survey.From the results obtained, the following stand out: the Web 2.0 technology most used by LUC is the respective webpage in the uc.pt domain; the use of other digital tools is still in a development phase, taking into account that most of the services do not use social networks as communication/dissemination channels; Facebook is the preferred social network adopted by the LUC.It is acknowledged that an active presence of university libraries in digital spaces, where prosumers are concentrated, such as social networks, promotes access and use, the fast availability of information/knowledge, feedback and proximity. In the case of the LUC, the implementation of a Communication Plan is considered strategic, with a focus on digital natives and on the promotion of the products and services available.2020-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93662http://hdl.handle.net/10316/93662TID:202674207porMota, Ana Carolina Espinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:04:57Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:34.945841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de Coimbra
How do university libraries communicate on the Web 2.0? Applied study at the University of Coimbra
title Como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de Coimbra
spellingShingle Como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de Coimbra
Mota, Ana Carolina Espinha
Bibliotecas universitárias
Marketing e Comunicação
Redes sociais
Universidade de Coimbra
Web 2.0
University libraries
Marketing and Communication
Social networks
University of Coimbra
Web 2.0
title_short Como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de Coimbra
title_full Como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de Coimbra
title_fullStr Como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de Coimbra
title_full_unstemmed Como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de Coimbra
title_sort Como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0? Estudo aplicado na Universidade de Coimbra
author Mota, Ana Carolina Espinha
author_facet Mota, Ana Carolina Espinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ana Carolina Espinha
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas universitárias
Marketing e Comunicação
Redes sociais
Universidade de Coimbra
Web 2.0
University libraries
Marketing and Communication
Social networks
University of Coimbra
Web 2.0
topic Bibliotecas universitárias
Marketing e Comunicação
Redes sociais
Universidade de Coimbra
Web 2.0
University libraries
Marketing and Communication
Social networks
University of Coimbra
Web 2.0
description Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93662
http://hdl.handle.net/10316/93662
TID:202674207
url http://hdl.handle.net/10316/93662
identifier_str_mv TID:202674207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134021303664640