Auditoria e avaliação do desempenho energético de um pequeno edifício de serviços municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolo, Teresa Fátima Diogo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3098
Resumo: O desenvolvimento das sociedades tem vindo a ser marcado por um consumo intensivo de energia, nas suas diversas formas, tendo-se tornado relevante a procura e a implementação de medidas que minimizem o impacte do elevado consumo de energia, designadamente através da promoção da eficiência energética. Uma das principais medidas implementadas para que a redução fosse possível foi a nível dos edifícios, quer residenciais, quer de serviços. Portugal não é excepção, e para conseguir minimizar os impactes energéticos dos edifícios, diminuindo os consumos de energia de origem fóssil dos mesmos, tem vindo a ser adoptadas várias medidas que constam nos planos nacionais para a eficiência energética. O Decreto – Lei n.º 118/2013 visa assegurar e promover a melhoria do desempenho energético dos edifícios através do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, que integra o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação, e o Regulamento do Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços. Neste trabalho avalia-se o desempenho energético do edifício Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, procurando-se analisar quais os consumos energéticos do edifício, através da realização de uma auditoria energética, na qual foram medidos os consumos do edifício, a temperatura e a humidade relativa e a iluminância dos diversos espaços do edifício. Foi ainda estudado o tarifário de energia eléctrica, através da análise das facturas de consumo eléctrico dos últimos três anos. Concluiu-se qual a classe energética do edifício em estudo e quais as medidas possíveis de implementar, numa perspectiva de melhorar o seu desempenho energético.
id RCAP_96fbb864ea2a9e0fa8f8d371ccb6f0b0
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Auditoria e avaliação do desempenho energético de um pequeno edifício de serviços municipalCertificação energéticaEficiência energéticaEnergias renováveisConsumo de energiaEdifícios de serviçosUtilização racional de energiaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteO desenvolvimento das sociedades tem vindo a ser marcado por um consumo intensivo de energia, nas suas diversas formas, tendo-se tornado relevante a procura e a implementação de medidas que minimizem o impacte do elevado consumo de energia, designadamente através da promoção da eficiência energética. Uma das principais medidas implementadas para que a redução fosse possível foi a nível dos edifícios, quer residenciais, quer de serviços. Portugal não é excepção, e para conseguir minimizar os impactes energéticos dos edifícios, diminuindo os consumos de energia de origem fóssil dos mesmos, tem vindo a ser adoptadas várias medidas que constam nos planos nacionais para a eficiência energética. O Decreto – Lei n.º 118/2013 visa assegurar e promover a melhoria do desempenho energético dos edifícios através do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, que integra o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação, e o Regulamento do Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços. Neste trabalho avalia-se o desempenho energético do edifício Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, procurando-se analisar quais os consumos energéticos do edifício, através da realização de uma auditoria energética, na qual foram medidos os consumos do edifício, a temperatura e a humidade relativa e a iluminância dos diversos espaços do edifício. Foi ainda estudado o tarifário de energia eléctrica, através da análise das facturas de consumo eléctrico dos últimos três anos. Concluiu-se qual a classe energética do edifício em estudo e quais as medidas possíveis de implementar, numa perspectiva de melhorar o seu desempenho energético.Ramos, João António EstevesIC-OnlineRolo, Teresa Fátima Diogo2018-03-12T16:00:02Z2015-06-242015-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3098TID:201877996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T14:48:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Auditoria e avaliação do desempenho energético de um pequeno edifício de serviços municipal
title Auditoria e avaliação do desempenho energético de um pequeno edifício de serviços municipal
spellingShingle Auditoria e avaliação do desempenho energético de um pequeno edifício de serviços municipal
Rolo, Teresa Fátima Diogo
Certificação energética
Eficiência energética
Energias renováveis
Consumo de energia
Edifícios de serviços
Utilização racional de energia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
title_short Auditoria e avaliação do desempenho energético de um pequeno edifício de serviços municipal
title_full Auditoria e avaliação do desempenho energético de um pequeno edifício de serviços municipal
title_fullStr Auditoria e avaliação do desempenho energético de um pequeno edifício de serviços municipal
title_full_unstemmed Auditoria e avaliação do desempenho energético de um pequeno edifício de serviços municipal
title_sort Auditoria e avaliação do desempenho energético de um pequeno edifício de serviços municipal
author Rolo, Teresa Fátima Diogo
author_facet Rolo, Teresa Fátima Diogo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, João António Esteves
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolo, Teresa Fátima Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv Certificação energética
Eficiência energética
Energias renováveis
Consumo de energia
Edifícios de serviços
Utilização racional de energia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
topic Certificação energética
Eficiência energética
Energias renováveis
Consumo de energia
Edifícios de serviços
Utilização racional de energia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
description O desenvolvimento das sociedades tem vindo a ser marcado por um consumo intensivo de energia, nas suas diversas formas, tendo-se tornado relevante a procura e a implementação de medidas que minimizem o impacte do elevado consumo de energia, designadamente através da promoção da eficiência energética. Uma das principais medidas implementadas para que a redução fosse possível foi a nível dos edifícios, quer residenciais, quer de serviços. Portugal não é excepção, e para conseguir minimizar os impactes energéticos dos edifícios, diminuindo os consumos de energia de origem fóssil dos mesmos, tem vindo a ser adoptadas várias medidas que constam nos planos nacionais para a eficiência energética. O Decreto – Lei n.º 118/2013 visa assegurar e promover a melhoria do desempenho energético dos edifícios através do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, que integra o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação, e o Regulamento do Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços. Neste trabalho avalia-se o desempenho energético do edifício Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, procurando-se analisar quais os consumos energéticos do edifício, através da realização de uma auditoria energética, na qual foram medidos os consumos do edifício, a temperatura e a humidade relativa e a iluminância dos diversos espaços do edifício. Foi ainda estudado o tarifário de energia eléctrica, através da análise das facturas de consumo eléctrico dos últimos três anos. Concluiu-se qual a classe energética do edifício em estudo e quais as medidas possíveis de implementar, numa perspectiva de melhorar o seu desempenho energético.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-24
2015-06-24T00:00:00Z
2018-03-12T16:00:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3098
TID:201877996
url http://hdl.handle.net/10400.8/3098
identifier_str_mv TID:201877996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302487507664896