Transformações de gráficos de funções e comunicação matemática com recurso ao dual GeoGebra-smartphone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jorge Paulo Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34877
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar se a utilização do smartphone em combinação com o GeoGebra, designado de dual, para apoio da resolução de tarefas desafiantes é facilitadora do estabelecimento de relações entre gráficos de funções e respetivas transformações geométricas, bem como da melhoria da comunicação matemática. O estudo de caso qualitativo realizou-se numa turma do 10.º ano do curso científico-humanístico de Ciências Socioeconómicas de uma escola no litoral norte, na qual foi desenvolvida a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. As técnicas utilizadas para a recolha de dados neste estudo foram: a recolha documental e a observação. A análise de conteúdo a que os dados foram sujeitos permitiram concluir que o dual foi facilitador do estabelecimento de relações entre gráficos de funções e respetivas transformações geométricas, bem como da melhoria da comunicação matemática.
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