A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?

Bibliographic Details
Main Author: Abrantes, Pedro
Publication Date: 2014
Other Authors: Teixeira, A. R.
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21499
http://hdl.handle.net/10071/9535
Summary: O artigo discute as representações e práticas geradas pelo Programa Territórios Educativas de Intervenção Prioritária (TEIP), no âmbito da relação entre escola e comunidade, centrando-se na ação dos técnicos contratados para gabinetes de cariz socioeducativo. Com base nos resultados de um projeto de investigação em sete territórios e de uma tese de mestrado em quatro deles, utilizando a metodologia do estudo de caso (incluindo análise documental, questionários, entrevistas, focus groups e observação direta), observa-se como os projetos TEIP – e, em particular, os técnicos contratados – foram mobilizados, sobretudo, para atividades de acompanhamento dos alunos e de enriquecimento curricu- lar, com impacto na pacificação do ambiente escolar. Sendo um conceito legi- timador da intervenção, o desenvolvimento local raramente se consubstancia em ações concretas e consistentes. A partir de uma abordagem crítica, o artigo estrutura-se em quatro secções: (1) discussão teórica, (2) apresentação da me- todologia, (3) a intervenção socioeducativa nos projetos TEIP, (4) os perfis pro- fissionais e modalidades de ação que têm caracterizado os técnicos contrata- dos. No final, advoga-se que, para romper os círculos de privação e reprodução que marcam as experiências educativas nestes territórios, é necessária uma política não apenas “compensatória” ou “reparatória”, mas transformadora das estruturas escolares e comunitárias.
id RCAP_9812ec7dbca6d146091ea0f2e43ae301
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?Socio-educative intervention in marginalized territories: agents of local development or keepers of the school order?EscolaComunidadeReproduçãoTEIPDesigualdadeCommunityInequalityReproductionSchoolO artigo discute as representações e práticas geradas pelo Programa Territórios Educativas de Intervenção Prioritária (TEIP), no âmbito da relação entre escola e comunidade, centrando-se na ação dos técnicos contratados para gabinetes de cariz socioeducativo. Com base nos resultados de um projeto de investigação em sete territórios e de uma tese de mestrado em quatro deles, utilizando a metodologia do estudo de caso (incluindo análise documental, questionários, entrevistas, focus groups e observação direta), observa-se como os projetos TEIP – e, em particular, os técnicos contratados – foram mobilizados, sobretudo, para atividades de acompanhamento dos alunos e de enriquecimento curricu- lar, com impacto na pacificação do ambiente escolar. Sendo um conceito legi- timador da intervenção, o desenvolvimento local raramente se consubstancia em ações concretas e consistentes. A partir de uma abordagem crítica, o artigo estrutura-se em quatro secções: (1) discussão teórica, (2) apresentação da me- todologia, (3) a intervenção socioeducativa nos projetos TEIP, (4) os perfis pro- fissionais e modalidades de ação que têm caracterizado os técnicos contrata- dos. No final, advoga-se que, para romper os círculos de privação e reprodução que marcam as experiências educativas nestes territórios, é necessária uma política não apenas “compensatória” ou “reparatória”, mas transformadora das estruturas escolares e comunitárias.Edicoes Universitarias Lusofonas2015-08-03T16:01:37Z2014-01-01T00:00:00Z20142015-08-03T16:00:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21499http://hdl.handle.net/10071/9535por1646-401XAbrantes, PedroTeixeira, A. R.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:57.047507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?
Socio-educative intervention in marginalized territories: agents of local development or keepers of the school order?
title A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?
spellingShingle A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?
Abrantes, Pedro
Escola
Comunidade
Reprodução
TEIP
Desigualdade
Community
Inequality
Reproduction
School
title_short A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?
title_full A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?
title_fullStr A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?
title_full_unstemmed A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?
title_sort A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?
author Abrantes, Pedro
author_facet Abrantes, Pedro
Teixeira, A. R.
author_role author
author2 Teixeira, A. R.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Pedro
Teixeira, A. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Comunidade
Reprodução
TEIP
Desigualdade
Community
Inequality
Reproduction
School
topic Escola
Comunidade
Reprodução
TEIP
Desigualdade
Community
Inequality
Reproduction
School
description O artigo discute as representações e práticas geradas pelo Programa Territórios Educativas de Intervenção Prioritária (TEIP), no âmbito da relação entre escola e comunidade, centrando-se na ação dos técnicos contratados para gabinetes de cariz socioeducativo. Com base nos resultados de um projeto de investigação em sete territórios e de uma tese de mestrado em quatro deles, utilizando a metodologia do estudo de caso (incluindo análise documental, questionários, entrevistas, focus groups e observação direta), observa-se como os projetos TEIP – e, em particular, os técnicos contratados – foram mobilizados, sobretudo, para atividades de acompanhamento dos alunos e de enriquecimento curricu- lar, com impacto na pacificação do ambiente escolar. Sendo um conceito legi- timador da intervenção, o desenvolvimento local raramente se consubstancia em ações concretas e consistentes. A partir de uma abordagem crítica, o artigo estrutura-se em quatro secções: (1) discussão teórica, (2) apresentação da me- todologia, (3) a intervenção socioeducativa nos projetos TEIP, (4) os perfis pro- fissionais e modalidades de ação que têm caracterizado os técnicos contrata- dos. No final, advoga-se que, para romper os círculos de privação e reprodução que marcam as experiências educativas nestes territórios, é necessária uma política não apenas “compensatória” ou “reparatória”, mas transformadora das estruturas escolares e comunitárias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-08-03T16:01:37Z
2015-08-03T16:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21499
http://hdl.handle.net/10071/9535
url https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21499
http://hdl.handle.net/10071/9535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edicoes Universitarias Lusofonas
publisher.none.fl_str_mv Edicoes Universitarias Lusofonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134822636978176