Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira

Bibliographic Details
Main Author: Rêgo, Rita Santos Agudo do Amaral
Publication Date: 2008
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10451/1268
Summary: Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
id RCAP_9830078314f4b31fa93d15ce533b9729
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/1268
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de OdemiraEducaçãoFormação pessoal e socialTeses de mestradoTese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008A presente dissertação teve como objecto de estudo a promoção de competências de cidadania na disciplina de História. A questão central formulada foi saber como foram desenvolvidas as competências de cidadania por três professores de História do 3º ciclo do Ensino Básico do concelho de Odemira. Para obter a resposta, foram definidos três objectivos: - Conhecer as concepções pedagógicas de três professores de história sobre o carácter formativo do currículo de história do 3º ciclo do Ensino Básico; - Identificar as metodologias, as estratégias, as actividades e os recursos utilizados pelos professores na promoção de competências para a cidadania; - Relacionar o percurso profissional e pessoal dos professores com o desenvolvimento de competências de cidadania nos seus alunos. Optando pela metodologia do estudo de caso, realizaram-se duas entrevistas a cada um dos participantes, num total de seis. Estas foram o principal método de recolha de dados, posteriormente triangulados com outro material disponibilizado pelos professores. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, seguindo a análise categorial. O estudo permitiu concluir que os professores participantes estão preocupados em desenvolver competências de cidadania com os seus alunos, consideram que a disciplina de História é essencial para o fazer, utilizam metodologias / estratégias / actividades / recursos variados e todos os temas programáticos são utilizados para o fazer. No entanto, não foi possível tirar conclusões acerca da influência que o percurso profissional e pessoal dos professores pode ter no desenvolvimento de competências de cidadania nos seus alunos.The thesis here defended, aimed on developing citizenship competencies' in the subject of History. The main question was to know how citizenship competencies' were developed by three History teachers in the 3rd Cycle of Basic Education in the municipality of Odemira. Three goals were defined: - To know the pedagogical concepts of the three History teachers concerning formative purpose of History curriculum of the in the 3rd Cycle of Basic Education; - To identify methodologies, strategies, activities and resources used by these teaches in order to develop citizenship competencies'; - To relate the professional and personal teacher's route with the development of citizenship competencies' in their pupils. Following the case study methodology, two interviews were carried out to each of the participants, in a total of six, later on crossed with the contents of other documents provided by the teachers. The treatment of this data focused on the content analyses and followed the categorical analyses technique. The conclusions underlined the concern of the teachers participants developing citizenship competencies' with their pupils. Also, that History is the most important subject to do it. They used multiple methodologies / strategies / activities / resources plus all the main themes of History curriculum to do it. However, it wasn't possible to conclude if professional and personal route influenced the developing of citizenship competencies' on their pupils.Pintassilgo, Joaquim, 1956-Repositório da Universidade de LisboaRêgo, Rita Santos Agudo do Amaral2010-07-27T08:56:54Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1268porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561918info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:55.089149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira
title Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira
spellingShingle Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira
Rêgo, Rita Santos Agudo do Amaral
Educação
Formação pessoal e social
Teses de mestrado
title_short Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira
title_full Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira
title_fullStr Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira
title_full_unstemmed Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira
title_sort Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira
author Rêgo, Rita Santos Agudo do Amaral
author_facet Rêgo, Rita Santos Agudo do Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pintassilgo, Joaquim, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo, Rita Santos Agudo do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação pessoal e social
Teses de mestrado
topic Educação
Formação pessoal e social
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-27T08:56:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/1268
url http://hdl.handle.net/10451/1268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561918
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134161443749888