Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2008 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10451/1268 |
Summary: | Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008 |
id |
RCAP_9830078314f4b31fa93d15ce533b9729 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/1268 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de OdemiraEducaçãoFormação pessoal e socialTeses de mestradoTese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008A presente dissertação teve como objecto de estudo a promoção de competências de cidadania na disciplina de História. A questão central formulada foi saber como foram desenvolvidas as competências de cidadania por três professores de História do 3º ciclo do Ensino Básico do concelho de Odemira. Para obter a resposta, foram definidos três objectivos: - Conhecer as concepções pedagógicas de três professores de história sobre o carácter formativo do currículo de história do 3º ciclo do Ensino Básico; - Identificar as metodologias, as estratégias, as actividades e os recursos utilizados pelos professores na promoção de competências para a cidadania; - Relacionar o percurso profissional e pessoal dos professores com o desenvolvimento de competências de cidadania nos seus alunos. Optando pela metodologia do estudo de caso, realizaram-se duas entrevistas a cada um dos participantes, num total de seis. Estas foram o principal método de recolha de dados, posteriormente triangulados com outro material disponibilizado pelos professores. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, seguindo a análise categorial. O estudo permitiu concluir que os professores participantes estão preocupados em desenvolver competências de cidadania com os seus alunos, consideram que a disciplina de História é essencial para o fazer, utilizam metodologias / estratégias / actividades / recursos variados e todos os temas programáticos são utilizados para o fazer. No entanto, não foi possível tirar conclusões acerca da influência que o percurso profissional e pessoal dos professores pode ter no desenvolvimento de competências de cidadania nos seus alunos.The thesis here defended, aimed on developing citizenship competencies' in the subject of History. The main question was to know how citizenship competencies' were developed by three History teachers in the 3rd Cycle of Basic Education in the municipality of Odemira. Three goals were defined: - To know the pedagogical concepts of the three History teachers concerning formative purpose of History curriculum of the in the 3rd Cycle of Basic Education; - To identify methodologies, strategies, activities and resources used by these teaches in order to develop citizenship competencies'; - To relate the professional and personal teacher's route with the development of citizenship competencies' in their pupils. Following the case study methodology, two interviews were carried out to each of the participants, in a total of six, later on crossed with the contents of other documents provided by the teachers. The treatment of this data focused on the content analyses and followed the categorical analyses technique. The conclusions underlined the concern of the teachers participants developing citizenship competencies' with their pupils. Also, that History is the most important subject to do it. They used multiple methodologies / strategies / activities / resources plus all the main themes of History curriculum to do it. However, it wasn't possible to conclude if professional and personal route influenced the developing of citizenship competencies' on their pupils.Pintassilgo, Joaquim, 1956-Repositório da Universidade de LisboaRêgo, Rita Santos Agudo do Amaral2010-07-27T08:56:54Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1268porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561918info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:55.089149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira |
title |
Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira |
spellingShingle |
Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira Rêgo, Rita Santos Agudo do Amaral Educação Formação pessoal e social Teses de mestrado |
title_short |
Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira |
title_full |
Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira |
title_fullStr |
Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira |
title_full_unstemmed |
Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira |
title_sort |
Aprender cidadania com a disciplina de história: 3 percursos no Concelho de Odemira |
author |
Rêgo, Rita Santos Agudo do Amaral |
author_facet |
Rêgo, Rita Santos Agudo do Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pintassilgo, Joaquim, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rêgo, Rita Santos Agudo do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação pessoal e social Teses de mestrado |
topic |
Educação Formação pessoal e social Teses de mestrado |
description |
Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008 |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2010-07-27T08:56:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/1268 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/1268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf text/xml |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134161443749888 |