Implementação de medidas de prevenção e controlo da pandemia Covid-19: A perspetiva da coordenação pedagógica na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Sara Raquel Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21396
Resumo: Face aos tempos controversos que vivemos durante a pandemia por Covid-19 devido a todas as alterações que foram impostas, e tendo a plena consciência de que cada um se adaptou de diferentes formas a novas circunstâncias, tornou-se essencial escutar as perspetivas de quem enfrentou, numa das linhas da frente, grandes dificuldades e entraves no exercício da sua profissão, com efeitos nas vidas das comunidades educativas, das crianças e respetivas famílias. Pretendeu-se, com este estudo qualitativo, compreender a perspetiva da coordenação pedagógica da educação pré-escolar relativamente à implementação das medidas de prevenção e controlo da pandemia por Covid-19. Participaram neste estudo sete coordenadoras pedagógicas e foi através de entrevistas semiestruturadas que se pretendeu: conhecer as alterações efetuadas nas diferentes instituições decorrentes das medidas da Direção-Geral de Saúde, identificar as maiores dificuldades da equipa pedagógica na implementação das medidas, analisar o método de organização das equipas pedagógicas, conhecer as formas de envolvimento das famílias na implementação das medidas e, por fim, analisar o impacto das medidas na vida das crianças. Foram muitas as medidas implementadas, destacando-se as medidas de higienização/ventilação e o sistema de bolha que resultaram na alteração de atividades e projetos planificados, de espaços e de materiais pedagógicos. Todas essas alterações afetaram as relações entre pares e equipa pedagógica, ainda assim sem descurar os principais valores da educação pré-escolar. Foram destacadas como principais dificuldades a interação da equipa pedagógica e a adaptação do ambiente educativo, no entanto, foi possível também retirar vantagens da pandemia, tais como a diminuição dos casos de doença e as crianças passaram a ficar apenas o tempo necessário nas instituições. A própria relação e participação das famílias sofreu alterações, aliás, uma das prioridades das equipas foi manter a proximidade, por forma a não as deixar desamparadas e sem uma rede de apoio. Tudo isto impactou, obviamente, a vida das crianças. Se por um lado o número de casos de doença diminuiu, o confinamento impactou a nível motor, emocional e do desenvolvimento.
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Participaram neste estudo sete coordenadoras pedagógicas e foi através de entrevistas semiestruturadas que se pretendeu: conhecer as alterações efetuadas nas diferentes instituições decorrentes das medidas da Direção-Geral de Saúde, identificar as maiores dificuldades da equipa pedagógica na implementação das medidas, analisar o método de organização das equipas pedagógicas, conhecer as formas de envolvimento das famílias na implementação das medidas e, por fim, analisar o impacto das medidas na vida das crianças. Foram muitas as medidas implementadas, destacando-se as medidas de higienização/ventilação e o sistema de bolha que resultaram na alteração de atividades e projetos planificados, de espaços e de materiais pedagógicos. Todas essas alterações afetaram as relações entre pares e equipa pedagógica, ainda assim sem descurar os principais valores da educação pré-escolar. Foram destacadas como principais dificuldades a interação da equipa pedagógica e a adaptação do ambiente educativo, no entanto, foi possível também retirar vantagens da pandemia, tais como a diminuição dos casos de doença e as crianças passaram a ficar apenas o tempo necessário nas instituições. A própria relação e participação das famílias sofreu alterações, aliás, uma das prioridades das equipas foi manter a proximidade, por forma a não as deixar desamparadas e sem uma rede de apoio. Tudo isto impactou, obviamente, a vida das crianças. Se por um lado o número de casos de doença diminuiu, o confinamento impactou a nível motor, emocional e do desenvolvimento.Given the controversial times we experienced during the COVID-19 pandemic, owing to all the imposed changes and fully aware that everyone adapted in different ways to new circumstances, it became essential to listen to the perspectives of those who faced major difficulties, and obstacles in the exercise of their profession as frontline workers, with effects on the lives of the educational communities, children, and their families. This qualitative study aimed to understand the perspective of the pedagogical coordinators of pre-school education regarding the implementation of measures for the prevention and control of the COVID-19 pandemic. Seven pedagogical coordinators participated in this study and, through semi-structured interviews, we aimed to: identify the changes made at different institutions as a result of the measures applied by Direção-Geral da Saúde (Portuguese Health Authority), identify the major difficulties of the pedagogical team in implementing such measures, analyse the method of organisation of the pedagogical teams, find out how families were involved in the implementation of the measures and, finally, analyse the impact of these measures on the lives of the children involved. Numerous measures were implemented, in particular hygiene/ventilation procedures and the bubble system which resulted in changes to planned activities and projects, spaces and pedagogical materials. All these changes affected the relationships between peers and the pedagogical team, yet without neglecting the main values of pre-school education. The interaction of the pedagogical team and the adaptation of the educational environment were highlighted as the main difficulties. The relationship and participation of the families themselves underwent changes, in fact, one of the priorities of the teams was to maintain proximity, so as not to leave them helpless and devoid of a support network. All this clearly impacted the children's lives. If on the one hand the number of cases of illness decreased, the confinement had an impact at motor, emotional and developmental level.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCoelho, Sara Raquel Oliveira2023-01-10T09:57:45Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21396TID:203156781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:27.890652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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