Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Sara Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1590
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar
id RCAP_9947453bc2b0af215969b7a851d03ab8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1590
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infâncianecessidades educativas especiaisinclusãoestratégiaseducador de infânciaspecial needs educationstrategiesinclusionkindergarten teacherRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-EscolarEste relatório final tem como objetivo, entre outros, expor o meu percurso formativo ao longo do mestrado em Educação Pré-escolar onde são apresentadas e refletidas as experiências decorrentes dos estágios. É, também, apresentado um exercício investigativo realizado acerca das estratégias utilizadas pelo educador de infância na inclusão de crianças com necessidades educativas especais (NEE) no jardim-deinfância. Aqui, conhecem-se as conceções de NEE, de inclusão, do papel do educador, de pedagogia diferenciada e de estratégias consideradas promotoras de inclusão. Como recolha de dados privilegiou-se, inicialmente, a análise dos diários de bordo e reflexões que se revelaram importantes para, a par das leituras realizadas, identificar dilemas, procurar respostas e desenhar possíveis estratégias inclusivas. Para complementar estes resultados recorreu-se, num segundo momento, a entrevistas semidiretivas a educadoras e docentes da educação especial, comparando as suas perspetivas. Desta análise foi possível perceber que as educadoras estão sensibilizadas para esta temática e que são a favor da inclusão destas crianças nos contextos educativos regulares. De um modo geral, apurou-se que existe uma preocupação em incluir todas as crianças, assim como foi possível conhecer estratégias com esta finalidade. A comunicação e o trabalho colaborativo foram as mais citadas como forma da inclusão ocorrer com sucesso. Verificou-se, ainda, que a inclusão das crianças com NEE é benéfica não só para estas, mas para as restantes que contactam com elas. Como tal, cabe ao educador ser um agente inclusivo, procurando aplicar práticas diferenciadas na sua sala. No entanto, além do trabalho desenvolvido em sala não deve esquecer que deve sensibilizar e procurar desenvolver também um trabalho em parceria com as famílias de todas as crianças e com comunidade educativa.This final report has the purpose, among others, to expose my route along Pre-school education graduation period where they are presented and reflexed the experiences resulting from the stages. And also, presented an investigation-work about the strategies that the kindergarten teacher used in children’s with NEE inclusion kindergarten. In here, are kwon the conceptions of NEE, inclusion, kindergarten’s teacher functions, the differentiated learning and the strategies producing promoted to inclusion. As data collection it is privileged, initially the analysis of logbooks and reflections that have proven important, to the pair of reading taken, identify dilemmas, to search answers and draw possible inclusive strategies. To complete this results we use, in second moment, out semi-structured interviews to educators and teachers of special education, comparing their prospects. From this analysis it was possible to understand that kindergarten teacher are sensitive for this matter and they agree of this children’s integration in the regular educations contexts. In general, it was found that exist a concern to include all children as well was possible to kwon strategies with this goal. The communication and collaborative work was the most cited like as a way of inclusion is successful. It was found, yet, that the children’s with NEE inclusion is benefice not just for these, but for the rest that contact with them. As such, it is up to the kindergarten teacher to be an inclusive agent , seeking to apply different practices in your living room . However, besides the work in the classroom should not forget that should raise awareness and also seek to develop a working partnership with the families of all children and school communityPiscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPedro, Sara Pereira2016-09-26T22:32:08Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1590TID:201199033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:27Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:49.919525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infância
title Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infância
spellingShingle Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infância
Pedro, Sara Pereira
necessidades educativas especiais
inclusão
estratégias
educador de infância
special needs education
strategies
inclusion
kindergarten teacher
title_short Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infância
title_full Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infância
title_fullStr Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infância
title_full_unstemmed Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infância
title_sort Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim-de-infância : estratégias utilizadas pelo educador de infância
author Pedro, Sara Pereira
author_facet Pedro, Sara Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Sara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv necessidades educativas especiais
inclusão
estratégias
educador de infância
special needs education
strategies
inclusion
kindergarten teacher
topic necessidades educativas especiais
inclusão
estratégias
educador de infância
special needs education
strategies
inclusion
kindergarten teacher
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-09-26T22:32:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1590
TID:201199033
url http://hdl.handle.net/10400.15/1590
identifier_str_mv TID:201199033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028434034688