Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafael Mendes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23151
Resumo: A presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz de turismo português nos meados do séc. XX, e materializa-se num projeto que parte duma análise estrutural desses mesmos cartazes para uma reinterpretação de teor gráfico como argumento à valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro. Tendo o turismo como um sector de grande importância do ponto de vista estratégico na economia portuguesa, pretendese reviver o papel do cartaz como veículo de divulgação, afirmação cultural e de partilha de experiência, tentando perceber ao mesmo tempo até que ponto este é importante no âmbito turístico. Como metodologia partiu-se de uma análise documental de cartazes referentes à região de Aveiro. A análise dos cartazes foi feita com base na sua estrutura formal e estética por forma a perceber os elementos essenciais na sua construção e organização de elementos de comunicação. Tendo estes aspetos estruturais em conta, passou-se então à reinterpretação e ajustamento à realidade atual e região de Aveiro, passando por uma canalização de elementos que se denominam como identificativos da região em si e que podem de certa forma ser promotores da região num contexto iconográfico e turístico. Pretende-se com este estudo reviver a importância do cartaz como veículo de comunicação da iconografia de uma região e perceber a importância do papel do cartaz turístico na divulgação da mesma.
id RCAP_999f0495dc178067c345cd34d156604e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de AveiroDesignCartazes - Turismo - Aveiro (Portugal) - Séc. 20Cartazes - DesignArtes gráficasIconografiaPatrimónio cultural - Aveiro (Portugal) - Séc. 20A presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz de turismo português nos meados do séc. XX, e materializa-se num projeto que parte duma análise estrutural desses mesmos cartazes para uma reinterpretação de teor gráfico como argumento à valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro. Tendo o turismo como um sector de grande importância do ponto de vista estratégico na economia portuguesa, pretendese reviver o papel do cartaz como veículo de divulgação, afirmação cultural e de partilha de experiência, tentando perceber ao mesmo tempo até que ponto este é importante no âmbito turístico. Como metodologia partiu-se de uma análise documental de cartazes referentes à região de Aveiro. A análise dos cartazes foi feita com base na sua estrutura formal e estética por forma a perceber os elementos essenciais na sua construção e organização de elementos de comunicação. Tendo estes aspetos estruturais em conta, passou-se então à reinterpretação e ajustamento à realidade atual e região de Aveiro, passando por uma canalização de elementos que se denominam como identificativos da região em si e que podem de certa forma ser promotores da região num contexto iconográfico e turístico. Pretende-se com este estudo reviver a importância do cartaz como veículo de comunicação da iconografia de uma região e perceber a importância do papel do cartaz turístico na divulgação da mesma.The present investigation has as object of study the poster of Portuguese tourism in the middle of the 20th century, and materializes in a project that starts from a structural analysis of these same posters for a reinterpretation of graphic driven content as an argument for the symbolic valorization of the cultural heritage of the region of Aveiro. With tourism as a sector of great importance from the strategic point of view in the Portuguese economy, it is intended to revive the role of the poster as a vehicle for dissemination, cultural affirmation and sharing of experience, trying to understand also how important this is in the tourism context. The methodology was based on a documentary analysis of posters that refered the Aveiro region. The analysis of the posters was made based on its formal and aesthetic structure in order to perceive the essential elements in its construction and organization of communication elements. Taking these structural aspects into account, it was then reinterpreted and adjusted to the current reality and region of Aveiro, passing through a channeling of elements that are denominated as identifiers of the region itself and that can in a way be promoters of the region in a iconographic and touristic context. This study intends to revive the importance of the poster as a vehicle for communicating the iconography of a region and to understand the importance of the role of the travel poster on its dissemination.Universidade de Aveiro2018-05-15T16:25:35Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23151TID:201941414porPereira, Rafael Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:09Zoai:ria.ua.pt:10773/23151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:02.114170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro
title Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro
spellingShingle Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro
Pereira, Rafael Mendes
Design
Cartazes - Turismo - Aveiro (Portugal) - Séc. 20
Cartazes - Design
Artes gráficas
Iconografia
Património cultural - Aveiro (Portugal) - Séc. 20
title_short Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro
title_full Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro
title_fullStr Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro
title_full_unstemmed Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro
title_sort Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro
author Pereira, Rafael Mendes
author_facet Pereira, Rafael Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rafael Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Cartazes - Turismo - Aveiro (Portugal) - Séc. 20
Cartazes - Design
Artes gráficas
Iconografia
Património cultural - Aveiro (Portugal) - Séc. 20
topic Design
Cartazes - Turismo - Aveiro (Portugal) - Séc. 20
Cartazes - Design
Artes gráficas
Iconografia
Património cultural - Aveiro (Portugal) - Séc. 20
description A presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz de turismo português nos meados do séc. XX, e materializa-se num projeto que parte duma análise estrutural desses mesmos cartazes para uma reinterpretação de teor gráfico como argumento à valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro. Tendo o turismo como um sector de grande importância do ponto de vista estratégico na economia portuguesa, pretendese reviver o papel do cartaz como veículo de divulgação, afirmação cultural e de partilha de experiência, tentando perceber ao mesmo tempo até que ponto este é importante no âmbito turístico. Como metodologia partiu-se de uma análise documental de cartazes referentes à região de Aveiro. A análise dos cartazes foi feita com base na sua estrutura formal e estética por forma a perceber os elementos essenciais na sua construção e organização de elementos de comunicação. Tendo estes aspetos estruturais em conta, passou-se então à reinterpretação e ajustamento à realidade atual e região de Aveiro, passando por uma canalização de elementos que se denominam como identificativos da região em si e que podem de certa forma ser promotores da região num contexto iconográfico e turístico. Pretende-se com este estudo reviver a importância do cartaz como veículo de comunicação da iconografia de uma região e perceber a importância do papel do cartaz turístico na divulgação da mesma.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-05-15T16:25:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23151
TID:201941414
url http://hdl.handle.net/10773/23151
identifier_str_mv TID:201941414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137624073437184