A marca Oliveira da Serra na novela Laços de Sangue: um caso de brand placement

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rita
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38676
Resumo: O Brand Placement na ficção audiovisual apresenta-se, para as marcas, como uma alternativa à publicidade clássica e linear sujeita à saturação publicitária e à fragmentação da audiência, utilizando estruturas de construção de significado cada vez mais complexas. O presente estudo analisa o Brand Placement da marca “Oliveira da Serra" na novela “Laços de Sangue”, em 43 episódios. Na primeira parte, define-se as perguntas de partida, os objetivos da investigação e a metodologia utilizada. De seguida, apresenta-se o enquadramento teórico sobre Telenovela, Marketainment e Brand Placement. Na segunda parte, apresenta-se a análise empírica, onde se descreve os tipos de Placement identificados na novela - Anúncio Publicitário, Separador “Alentejo”, Inserções sem produto e Inserções com produto - e as relações estabelecidas entre eles; as variáveis de Troup (1991) utilizadas na análise de 12 inserções, 6 com produto e 6 sem produto, escolhidas aleatoriamente; e as conclusões. Finalmente, apresenta-se a análise efetuada a cada inserção, os quadros de quantificação e relação, as fichas de personagens e cenários.
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