Contando histórias com matemática...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Cindy Belle da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1448
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida numa escola de 1º ciclo no distrito de Viana do Castelo, num 3ºano de escolaridade ao longo de quinze semanas. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área da Matemática devido às dificuldades detetadas no grupo na explicitação do raciocínio. Este estudo incidiu em 17 alunos e teve como objetivo perceber que contributo têm as histórias com matemática no desenvolvimento do raciocínio e na melhoria de atitudes face à matemática em alunos do 3º ano de escolaridade. Para tal foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Como é que a utilização de histórias com matemática favorece a construção e o desenvolvimento do raciocínio matemático?; 2) As histórias com matemática poderão influenciar atitudes face à matemática? Qual o grau de implicação das crianças em tarefas matemáticas geradas a partir de contextos de histórias com matemática? Tendo em conta o problema e as questões do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa baseada na vertente de investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observação naturalista e participante, de registos audiovisuais, de documentos dos alunos, de questionários e de uma entrevista ao professor cooperante. Para a análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar o envolvimento, a comunicação e o raciocínio dos alunos. Os resultados deste estudo revelaram que as histórias parecem favorecer a construção e o desenvolvimento do raciocínio dos alunos e também potenciar atitudes positivas face à matemática. Para além do trabalho de investigação está aqui também espelhado todo o processo de intervenção que permitiu desenvolver inúmeras competências quer didáticas quer específicas cruciais na formação de professores.
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