Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : Carsharing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, José Afonso Borges Mendonça
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11519
Resumo: Mestrado Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_9a3e0812a2e7582cb090134e85a3c27d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : CarsharingCar SharingTransporte alternativoComportamentosAdoçãoAlternative transportationBehaviorsAdoptionMestrado Gestão e Estratégia IndustrialEste trabalho Final de Mestrado é focado no comportamento dos consumidores e a sua relação a uma tomada de decisão de adesão a um novo serviço de transporte como o Carsharing. Tendo por base a revisão literária feita, foi estabelecido na condução do estudo que um serviço de qualidade e as características do serviço estão diretamente relacionadas com a tomada de decisão de adoção ao novo serviço de transportes. De forma a responder às questões empíricas elaborou-se um estudo com foco no serviço de carsharing em Portugal. Carsharing providência acesso à utilização de um carro sem que exista a necessidade de o possuir. A transação económica entre o cliente e o operador é baseada na valorização da utilização do carro em termos de duração e de distância percorrida com o veiculo. Com o estudo exploratório chegou-se a conclusão que para os possíveis clientes um serviço de grande qualidade é percecionado como sendo de extrema importância para a tomada de decisão de adoção. Outro ponto fulcral para a tomada de decisão será o beneficio económico que o cliente poderá retirar do serviço, constatou-se que se o consumidor não percecionar um benefício económico todas as outras características do serviço tornam-se irrelevantes. Identificou-se, ainda, que as questões ambientais são uma característica importante para a decisão de tomada de decisão. Assim, um serviço de alta qualidade, um benefício económico vantajoso para o cliente e as questões ambientais, são cruciais para a decisão de adotar um novo serviço de transporte como o carsharing.This Masters final assignment focused on the consumers' behavior and their decision making process on whether to join to a new transport system service such as the Carsharing. With the literature review it was assumed that a quality service and its features are directly related with the decision making process of joining or not the new transport system. In order to answer the research questions, a study was undertaken focusing on the Carsharing service in Portugal. Carsharing provides access to the use of a car without the need to own it. The economic transaction between client and operator firm is grounded on the miles and time spent using the car. The exploratory study suggests that for the potential clients' decision making in whether to join or not the Carsharing service it is of extreme important that the operator provides a service of quality. Moreover, as crucial for the decision making process is the economic advantage that can be taken from the service. It was perceived that if the client does not see any economic advantage on joining the service, then any other features of the service would turn irrelevant. The environmental issues were also identified as an important factor. Therefore, a service of quality, economic advantage and environmental issues were crucial factors for the potential clients' decision making of joining or not the transport service Carsharing.Instituto Superior de Economia e GestãoLaranja, ManuelRepositório da Universidade de LisboaCardoso, José Afonso Borges Mendonça2016-05-09T08:24:48Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11519porCardoso, José Afonso Borges Mendonça (2013). "Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : Carsharing". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:48.858272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : Carsharing
title Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : Carsharing
spellingShingle Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : Carsharing
Cardoso, José Afonso Borges Mendonça
Car Sharing
Transporte alternativo
Comportamentos
Adoção
Alternative transportation
Behaviors
Adoption
title_short Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : Carsharing
title_full Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : Carsharing
title_fullStr Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : Carsharing
title_full_unstemmed Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : Carsharing
title_sort Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : Carsharing
author Cardoso, José Afonso Borges Mendonça
author_facet Cardoso, José Afonso Borges Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laranja, Manuel
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, José Afonso Borges Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Car Sharing
Transporte alternativo
Comportamentos
Adoção
Alternative transportation
Behaviors
Adoption
topic Car Sharing
Transporte alternativo
Comportamentos
Adoção
Alternative transportation
Behaviors
Adoption
description Mestrado Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-05-09T08:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11519
url http://hdl.handle.net/10400.5/11519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, José Afonso Borges Mendonça (2013). "Comportamentos de adoção a um novo serviço de transporte : Carsharing". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131061441003520